Google+ 15 Dicas Indispensáveis para Cuidar do seu Kimono! | MMA Jiu-Jitsu - Dicas, Técnicas, Golpes, Vídeos sobre Jiu Jitsu!

15 Dicas Indispensáveis para Cuidar do seu Kimono!

Kimono Branco







Você meu amigo lutador de Jiu-Jitsu ou de qualquer outra modalidade que utilize kimono (GI), já deve ter se perguntado qual a melhor maneira de cuidar do seu kimono, será que devo lavá-lo após cada treino?, como faço para não encolher?, e os kimonos brancos como fazê-los continuarem brancos após várias lavadas?, e os kimonos coloridos, como fazer para não desbotarem?

O site Muito Mais Ação, te ajuda a com essas e outras questões!

Segue algumas dicas que podem ajudar:



1- Quanto mais kimonos, Melhor!

A quantidade de kimonos  que você deve ter, deve ser compatível com a quantidade de treinos semanais. Com apenas 1 kimono, você não pode treinar a semana inteira, o ideal é que você tenha 1 kimono para cada dia de treino, mas se isso não for possível, você deve compensar mantendo sempre limpo!

2- Posso utilizar cloro, ou alvejante no meu Kimono?

Nunca, em hipótese nenhuma utilize alvejantes, cloro ou similares, o tecido do seu kimono perde a resistência e fica suscetível a rasgos, e diminui a durabilidade; Os Kimonos de Jiu Jitsu são relativamente caros, por tanto quando mais eles durarem melhor!

3- Como devo secar o meu kimono de Jiu Jitsu?

Não coloque seu kimono para secar no sol, ele deve secar a sombra!, o calor faz com que as fibras, enrijeçam, fiquem com aspecto "áspero", ele encolhe com maior facilidade, e ainda faz com que seus movimentos fiquem limitados na próxima vez que for utilizar;

4- Qual a frequência que devo lavar meu kimono de Jiu Jitsu?

Lave seu kimono após cada treino! senão der para lavar (a única coisa que justifica é se estiver faltando água na sua casa) pelo menos estenda em local arejado, deixe-o aberto para que o suor evapore. O suor é acido uréico, ou seja, corrosivo, e é mais inimigo do seu kimono do que os alvejantes.

5- Kimono limpo, sinal de respeito!

Sempre treine com kimonos limpos! O atleta deve sempre se apresentar com o seu melhor, isso demonstra respeito ao mestre e aos companheiros de treino e principalmente com você;

6- Tenho 2 kimonos, mas treino todo dia, como faço para manter limpo?

Se treina mais de 2 vezes por semana, tenha no mínimo 2 Kimonos e intercale a utilização;



7- Nunca guarde o kimono Suado!

Nunca, mas nunca mesmo deixe seu kimono sujo, jogado em um canto de casa, no porta-malas do carro, ou então dentro da sua mochila de treino, além de estragar o tecido, será uma festa para as bacterias!

8- Lave seu kimono do Avesso

Lave seu kimono do avesso, o atrito com a pele remove as celulas mortas, e lavando do avesso facilita que elas sejam removidas do tecido.

9- Utilize água fria

Lave sempre seu kimono com água fria, a água quente ajuda a fixar sujeira, manchas de sangue, e ainda facilita o encolhimento do kimono.

10- Evite secadoras

Evite secar em secadoras, elas podem provocar o encolhimento do kimono;


11- Utilize amaciante Neutro



Você pode utilizar amaciante (de preferência neutro! nada de cheirinho de flor do campo! ok?)

12- Como fixar os patchs

Nunca utilize cola para fixar os patchs, sempre costure, além de mais seguro e esteticamente mais bonito, não agride e nem estraga o tecido.

13- Como lavar kimonos Brancos?

Para os Kimonos Brancos, uma técnica bem interessante e muito utilizada é você utilizar Bicarbonato de sódio (1/2 copo americano) por kimono a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais brancos, sem agredir o tecido. Caso alguma mancha persistir, você pode deixar de molho com sabão em pó neutro ou utilizar uma quantidade BEEMMMM pequena de produtos como Vanish e similares.

14- Como lavar Kimonos Coloridos? (Preto e Azul?)

Para lavar os Kimonos coloridos (preto, azul), evite utilizar lavar na máquina! lave de preferência a mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco e utilize sempre uma escova para esfregar as manchas mais difíceis. 

15- Posso emprestar meu Kimono?

Não empreste seu kimono, se for emprestar não utilize antes de lavar, pode ocorrer a transmissão de bactérias e fungos que fazem mal a saúde.


Sabemos que um kimono bom e resistente, custa caro, por tanto se você seguir essas dicas, seus kimonos irão durar muito mais! Seus colegas de treino, e principalmente seu bolso irão agradecer!



16- (Bônus) Assista nosso vídeo de como cuidar do seu kimono







É iniciante no Jiu Jitsu? Confira estas dicas imperdíveis!






Gostou desta matéria?

Se você gostou desta matéria, com certeza vai gostar do nosso site! matérias, exclusivas, golpes, posições, vídeo aulas, tudo que você precisa saber sobre Jiu Jitsu, irá encontrar aqui no www.muitomaisacaojiujitsu.com.br

Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Confira nossas áreas exclusivas:


Dicas e Conselhos

Finalizações - Guarda Aberta / Guarda FechadaMeia Guarda / Costas / Montada / 100 quilos

Passagens de Guarda

Raspagens

Defesas

Quedas


Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube


Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

Compartilhe no Google Plus

Sobre o autor: MMA Muito Mais Ação

Jaime C. da luz Jr, treina Jiu Jitsu diariamente a 8 anos, atualmente faixa marrom, criou o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu inicialmente para se divertir, mas percebeu que era excelente forma de estudar e evoluir o seu conhecimento da arte suave.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

16 comentários:

  1. Meu Kimono é branco, lavo ele na máquina com sabão em pó e amaciante... Posso utilizar produtos como o Vanish para ajudar na lavagem?! No intuito de deixa-lo mais branquinho?? Ou o Vanish se enquadra como alvejante e prejudica meu Kimono?!
    Desde já obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo, peço desculpas pela demora na resposta, mas estava reformulando o blog, e isso tomou muito do meu tempo!

      sobre o Vanish, ele realmente se enquadra na familia dos alvejantes, mas por nao possuir cloro, não prejudica o seu kimono! Por tanto ele pode ser um grande aliado para deixa-lo mais branco.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá! Porque a sugestão de não lavar kimonos coloridos na máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gadioli, tudo bom?

      Temos que lembrar que a máquina é um auxiliar na lavagem de roupas, O processo de lavar e secar em maquina, pode desbotar as cores deixando o kimono com aspecto roupa velha mais rapido!

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Treino numa cidade muito quente. Você recomenda usar a camiseta rashguard por baixo do kimono? Ela vai me deixar mais quente ou ajudar a tolerar o calor? Caso considere que vai ajudar, tem alguma marca que indique ou alguma característica que seja importante na aquisição de uma rashguard?
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E AI -- !

      Primeiro gostaria de pedir desculpas pelo demora na resposta, estava estudando o que te responder.

      Depois gostaria de dizer que nunca conversei com dois risquinhos, é a primeira vez! hehehehe..

      Brincadeiras a parte, eu sempre recomendo utilizar alguma coisa por baixo do kimono, seja uma camiseta, seja uma rashguard. Porém, em qualquer um dos casos, com certeza vai deixar mais quente. O unico conselho que dou em relação a rashguards, é que você compre de uma empresa conhecida, e que tenha experiencia em fazer material para lutas. pois estas empresas utilizam um tecido tecnologico, que propicia a absorção e a evaporação do suor. Caso contrário, se a rash for de qualidade inferior, o suor fica preso na peça deixando um mal cheiro danado!

      Espero que tenha ajudado, um forte abraço!

      Excluir
  4. E passar o kimono? Não tenho ferro só uma máquina de passar a vapor...pode? Aliás, se passa o kimono?

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite.
    Irmão tenho um kimono preto e vejo muitas pastagens, dizendo que na primeira lavagem é bom lavar com sal e lógico sabão neutro.
    Isso é mito ou posso confiar...
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  6. Olá boa noite.
    Irmão tenho um kimono preto e vejo muitas pastagens, dizendo que na primeira lavagem é bom lavar com sal e lógico sabão neutro.
    Isso é mito ou posso confiar...
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  7. Kimono pode ser passado à ferro,como faço pra deixar ele sem amassado!?

    ResponderExcluir
  8. Kimono pode ser passado à ferro,como faço pra deixar ele sem amassado!?

    ResponderExcluir
  9. lave com lágrimas de unicórnio virgem, puta merda viu

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Família jiu jitsu sou iniciante nessa Bela arte e estou adorando os treinos ou seja tudo que vem do jiu jitsu, sei que é pesado, más tudo tem o seu preço mais o bom vem depois kkk
    Família jiu jitsu Oss!!!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal. Somos de uma Startup de São Paulo chamada Wairon.com e conectamos você a lavanderias.

    Modelo similar ao do Uber. Lavamos seu Kimono por R$ 21,25. Coletamos e entregamos. Pedido mínimo é de 40 reais. Lavamos todas as outras peças possíveis também.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Boa! Aqui também encontrei umas dicas da hora: http://www.bjjnerd.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-kimonos-de-jiu-jitsu/

    Oss

    ResponderExcluir

Google+