Google+ O que esperar de um faixa azul de Jiu Jitsu | MMA Jiu-Jitsu - Dicas, Técnicas, Golpes, Vídeos sobre Jiu Jitsu!

O que esperar de um faixa azul de Jiu Jitsu

http://www.brazilmma.com/

Confira nossos vídeos








Chegando final de ano as academia ficam lotadas, muita gente querendo ficar sarado para o verão e querendo tirar o atraso de um ano inteiro repleto de McDonald's, refrigerante e chocolate (sim eu sei exatamente como é!). E é a época do ano que quase todas as academias de Jiu Jitsu escolhem para graduar seus alunos, reconhecendo todo o esforço, a técnica e a postura demonstrada durante todo o ano. 

Nesta postagem iremos apresentar o que um faixa azul de Jiu Jitsu deve saber, quais os golpes que ele deve saber aplicar, daremos algumas dicas, e mostraremos erros bastante comuns de um faixa azul. 

Esperamos que gostem, boa leitura!

O que um faixa azul de Jiu Jitsu deve saber?

Confira alguns dos itens que todo o faixa azul (ou pretendente a faixa azul) deve saber:

Controlar o Gás

É claro, não estou dizendo que você deve sair do rola descansado ou deixar de fazer uma posição por que vai minar o seu gás. Estou dizendo que um faixa azul já está em um nivel de não dar os 3 tapinhas e logo em seguida dizer "vamos parar por que eu cansei".

Tem umas dicas maneiras de como manter o gás no Jiu Jitsu, Acesse Gás no Jiu Jitsu

Aprender a se defender

Esta frase de Roger Gracie ja é batida, mas é a mais pura verdade: 
"Eu construí todo o meu jogo em cima de uma defesa sólida". 
Na Faixa Azul de Jiu Jitsu uma defesa sólida, não se restringe apenas a saber defender um armlock por exemplo, significa saber defender o triangulo, o mata-leão, saber tirar alguém das suas costas, saber tirar alguém que está montado em você, saber defender a chave de pé botinha, saber manter o equilíbrio para não ser raspado com facilidade. O faixa azul, tem que saber se defender, principalmente por que nesta faixa ele vai muito mais se defender do que atacar.

Quer aprimorar as suas defesas no Jiu Jitsu? temos uma sessão em nosso Site especial pra você! DEFESAS



Movimentações sequenciais


Quando iniciamos no Jiu Jitsu e até a faixa azul é comum nos apresentarmos diversas raspagens, finalizações, passagem de guarda. Na maioria das vezes são movimentos isolados, que esperamos chegar em uma posição para ai sim, pensar no próximo movimento, e é extremamente aceitável este tipo de conduta em função do aprendizado, mas o nosso jogo na faixa azul acaba parecendo uma colcha de retalhos. 
Quando falo em movimentações sequenciais, o atleta tem que ter em mente o que ele vai fazer, depois do próximo passo. Exemplo: Um lutador está passando a guarda, é claro que a concentração dele deve estar em passar a guarda, mas ele deve pensar em o que ele vai fazer quando passar a guarda, vai montar? vai aplicar uma finalização do 100kg? vai trabalhar para pegar as costas? Pois a forma com que ele passar a guarda vai influenciar o movimento seguinte.

História do Jiu Jitsu


Saber como surgiu o Jiu Jitsu, Quem foram Carlos, Gastão, Oswaldo, George e Helio Gracie e qual a influencia desses cinco para o Jiu Jitsu. É primordial para qualquer lutador de Jiu Jitsu. Conheça um pouco da Historia do Jiu Jitsu AQUI!


Quais os golpes que um faixa azul deve saber?


O exame de faixa, varia de academia para academia, algumas fazem um exame formal todos os alunos ao redor do tatame, o mestre olhando e o pretendente a trocar de faixa ao centro executando os movimentos. Outros professores avaliam o aluno durante o ano inteiro e verificam se está apto a trocar de faixa. Mas é sempre muito bom, o aluno conhecer os mais diferentes golpes do Jiu Jitsu, e o mais importante, ter mais de uma alternativa para cada um deles.
A lista abaixo não é de nenhum academia, mas são golpes básicos que todo faixa azul deve saber:

Quedas

  • 3 quedas (Ex: Double Leg, Ippon Seio Nage, Osoto Gari)
  • 1 Contra Queda (Ex: Oponente entra de Single Leg, contra ataque de Sumi Gaeshi)

Guarda Fechada

  • ArmLock da Guarda Fechada
  • Triangulo da Guarda Fechada
  • Omoplata da Guarda Fechada
  • 3 Estrangulamentos da Guarda Fechada
  • 2 Raspagens da guarda Fechada (Ex: Tesoura e Nana Nenem)

Meia Guarda

  • 2 Raspagens da Meia Guarda
  • 2 Passagens da Meia Guarda
  • 2 Finalizações da Meia Guarda por cima
  • 1 Finalização da Meia Guarda por baixo

100 quilos

  • Joelho na barriga
  • Saber montar partindo 100 kg
  • 3 chaves de braço do 100 Kg (Ex: Armlock, Americana, Kimura)
  • 3 estrangulamentos

Guarda Aranha

  • 2 Passagens
  • 2 Raspagens
  • 2 Finalizações

Pegada de Costas

  • 4 Estrangulamentos
  • 1 Saída da pegada de costas

Montada

  • 4 Estrangulamentos da Montada 
  • 2 Chaves de Braço da montada

Regras

  • Pontuações básicas (quanto vale cada posição)
  • Golpes ilegais e proibidos em cada faixa


Acredito que sabendo os itens acima, você estará apto a ser um faixa azul de Jiu Jitsu


Dica para um faixa azul de Jiu Jitsu


A dica mais importante que eu poderia dar a um faixa azul de Jiu Jitsu, é a seguinte:



"Conceitos, são mais importante que posições"

O que eu quero dizer com esta frase é que a posição que funciona pra mim, não necessariamente funcionará pra você, temos corpos diferentes, forças diferentes e entendimentos diferentes. 

Exemplo: Um faixa azul que está aprendendo uma posição, e esta posição diz que você tem que desequilibrar o adversário utilizando a mão esquerda e fazendo pegada na gola do adversário para conseguir raspar!, A essência desta posição é que você tem que desequilibrar o adversário para raspar. É claro que não vale desequilibrar de qualquer maneira e acabar se expondo a ataques, mas no exemplo citado acima, ao invés de fazer pegada na gola, experimente fazer a pegada na manga, talvez esta pegada se encaixe melhor em seu jogo. Você deve experimentar, e deixar de executar as posições como um robô!

Outras dicas acesse Dicas e Conselhos


Erros mais comuns de um Faixa Azul de Jiu Jitsu


Errar é humano todos sabemos disso. O Jiu Jitsu, é um esporte que aproveita o erro do adversário para progredir em uma posição. Não sou o dono da verdade, e estes erros listados abaixo, são os erros que eu cometia quando era faixa azul.



Não estabilizar a posição

O erro mais comum de faixas brancas e azuis, seja em treinos ou em campeonatos, é não estabilizar a posição. O ímpeto de querer montar logo após passar a guarda, faz com que não tenhamos nem a montada e nem o 100 kg. Querer pegar as costas e partir para o estrangulamento sem ter colocado os ganchos, faz com que além não conseguirmos ganhar os 4 pontos, sairmos de uma situação de extrema superioridade para fazer guarda fechada. Amigo, passou a guarda ESTABILIZA! abraça a cabeça do caboclo, coloca o joelho do quadril e segura o 100 kg!


Usar muita força

Jiu Jitsu é um esporte de contato e invariavelmente você vai usar força, esse negocio de Jiu Jitsu não exige força não é bem assim! O que é condenamos é quando o sujeito utiliza somente a força, ou seja utilizar a força bruta em detrimento a técnica. Use a força quando necessário, mas se estiver usando força em todas as posições, ai tem algo errado que PRECISA ser corrigido!


Postagens que você pode gostar!




E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Gostou desta matéria?


Se você gostou desta matéria, com certeza vai gostar do nosso site! matérias, exclusivas, golpes, posições, vídeo aulas, tudo que você precisa saber sobre Jiu Jitsu, irá encontrar aqui no www.muitomaisacaojiujitsu.com.br

Confira nossas áreas exclusivas:

Jiu Jitsu - Artigos Vídeos Curiosidades

Dicas e Conselhos

Finalizações Guarda Aberta / Guarda Fechada / Meia Guarda / Costas / Montada / 100 quilos

Passagens de Guarda

Raspagens

Defesas

Quedas


Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

Compartilhe no Google Plus

Sobre o autor: Jaime C. da luz Jr

Jaime C. da luz Jr, é faixa preta de Jiu Jitsu, treina a mais de 10 anos, criou o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu inicialmente para se divertir, mas percebeu que era excelente forma de estudar e evoluir o seu conhecimento da arte suave. Aproveite conheça nosso canal no youtube: www.youtube.com/muitomaisacaojiujitsu
    Blogger Comment
    Facebook Comment

13 comentários:

  1. Ainda sou faixa branca, mas espero que com essas dicas eu consiga chegar lá.
    Valew
    Oss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Wesley! tenho certeza absoluta que vc vai conseguir amigo, tudo é questão de dedicação e muitos treinos!

      Excluir
    2. Amigo e os azuis que tem nível de roxa

      Excluir
  2. Estou lutando para chegar na azul,estou evoluindo tecnicamente e acredito estar proximo de chegar na faixa azul ate o final de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAla Eduardo, tudo certo amigo?
      A dica mais importante que eu posso te dar é continue treinando! Eu sei que a gente tem muita vontade de graduar quando é faixa branca, porém com o passar do tempo, você vai perceber que é apenas consequencia da sua dedicação e do seu esforço dentro do tatame!

      Um forte abraço e boa sorte!

      Excluir
  3. Muito bacana esse posts... Queria ver se vcs tem algo relacionado como quando os alunos treinan dois anos inteiros e não graduam e aqueles que não treinaram o ano todo pegam faixa... aqui acontece isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai da tecnica de cada c muito esforço e dedicação por consequencia disso resultará a subida de faixa

      Excluir
  4. Adorei o texto!!! Estou na azul e as dicas são valiosíssimas. Oss

    ResponderExcluir
  5. Ok meus parceiros, são excelentes dicas de como passar o Cerol nos cara, é só segurar o gás aqui, ter auto-controle, pegar leve, sem fazer muita força, e só fazer força nas horas certas..................Obrigado aí pelas dicas...............

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom, porém acho que na parte de o que um faixa azul deve saber faltou falar das defesas para cada golpe e posição. Estou na faixa azul e a defesa de golpe é muito importante. Mas está de parabéns muito bom o texto. OSS

    ResponderExcluir
  7. Texto muito bom, porém acho que na parte de o que um faixa azul deve saber faltou falar das defesas para cada golpe e posição. Estou na faixa azul e a defesa de golpe é muito importante. Mas está de parabéns muito bom o texto. OSS

    ResponderExcluir
  8. Boa publicação mano, graduei a gaixa azul de jiu-jitsu ontem, foi uma grande surpresa pra mim, novos desafios, nova etapa no jiu-jitsu. Otimo texto, Jaime.

    ResponderExcluir

Google+