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Dicas para Faixas Brancas III




1- Fugas de quadril e virada de quatro são provavelmente os movimentos mais úteis em todo o Jiu-Jitsu. 

Aqueça para o treino realizando repetições da virada de quatro em torno do tatame, de uma parede a outra, ida e volta, pelo menos dez vezes. Repita a escapada e a virada com um coleta montado em você ou no cem quilos.

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2- Procure não se preocupar com os treinos de confere pelo primeiro mês ou dois.

Concentre nas repetições dos movimentos. Você vai ter muito tempo para brincar depois.

3- Defesa, defesa, defesa. 

No fim, isso e bem mais importante do que aprender 50 finalizações diferentes, que você não vai conseguir usar. Decore onde seu corpo precisa estar para se defender de cada posição.

4- Passagem de guarda. 

Eis o que você mais vai usar nesses primeiros meses. Gaste tempo para aprender todas as mecânicas de uma boa passagem. Repita primeiro sem o colega oferecer resistência, e concentre-se nos detalhes. Gradualmente, a seguir, tente executar contra um oponente resistindo.

5- Aprenda a respirar com a boca fechada. 

Assim você pode avançar para uma respiração de recuperação e diafragmática. Uma respiração apropriada e o sinal de que seu gás esta melhorando, o que fará você durar mais durante o treino.

6- Pegadas. 

Para cada posição você precisa fazer pegadas diferentes, então aprenda onde e o que você deve segurar, e quanto largar para fazer uma nova pegada. Depois disso, busque exercícios para melhorar a forca de suas pegadas, como fazer com kimono puxadas com corda grossa, dezenas de repetições de puxada de gola com kimono do parceiro, exercícios para os dedos como espremer areia etc.

7- Postura. 

Aprenda a manter seus dedos do pé na posição correta e suas costas eretas quando estiver dentro da guarda de alguém. Uma boa postura vai salvar você de ser desequilibrado raspado e finalizado.

8- A marca registrada do Jiu-Jitsu é a guarda. 

Comece a aprender a guarda fechada. Com sua mão funda na gola do oponente e a outra no cotovelo do oponente que por sua vez fica de joelhos. Progrida para a guarda aberta com o oponente de pé. Jamais comece com a guarda-borboleta, guarda-x, guarda-aranha ou meia-guarda ofensiva, recursos confusos para quem não tem uma base sólida.

9- Substitua seus kimonos. 

Se você treina três ou quatro vezes por semana. Tenha ao menos dois kimonos. Revezendo-os. Você garante que eles durem muito mais.

10- Confiem em seu professor e em sua academia. 

Você escolheu onde treinar por uma razão. Então deixe-os guiar você em sua evolução, e faca o que eles pedem. Eles estão fazendo isso há muito mais tempo que você, e sabem o que fazem. Siga suas instruções. Sim o YouTube é uma ferramenta complementar interessante, mas não e por que uma omoplata voadora impressiona que você precisa treiná-la na faixa branca. Na verdade, muitos golpes plásticos podem ser uma grande perda de tempo nessa sua etapa de aprendizado. Acredite, vai haver muito tempo para movimentos assim mais tarde. Por enquanto, e tudo em torno do básico, básico e mais básico. Seja paciente.

Fonte: Revista GracieMag


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Um comentário:

  1. Olá pessoal, gostaria de saber exercícios para fortalecer minha guarda fechada. Tenho um jogo guardeiro, mas as quero fortalecer mais minha guarda.

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