Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

10 dicas para iniciantes de Jiu-Jitsu - Felipe Costa



Olá pessoal!

Abaixo 10 super dicas do Bi-Campeão Mundial de Jiu-Jitsu na Faixa Preta Felipe Costa!
Bom proveito e ótimos treinos! Oss!

1.Se certifique que a academia que você escolheu tem perfil semelhante ao seu.

                É comum pessoas se desanimarem por um início ruim no Jiu-Jitsu, por isso o ideal seria fazer uma pesquisa antes de iniciar as aulas e se certificar que o professor escolhido é experiente, atencioso com todos os alunos e não apenas o melhores e gosta do que faz. Caso se de conta de que onde você esta treinando os instrutores não lhe dão atenção, não pense que isso é normal, pois não é. Melhor do que parar de treinar é mudar para uma academia onde você se sinta bem recebido.
 Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

2.Defesa pessoal é importante.

                Muitos professores atualmente negligenciam a importância de ensinar as defesas pessoais, mesmo básicas, alguns por não saberem e outros por acharem ultrapassadas. A defesa pessoal vai lhe permitir um entendimento das técnicas no futuro que hoje você nem se da conta, mas nem por isso é menos interessante. Sem duvida o Jiu-Jitsu virou um esporte e a parte de defesa pessoal ficou um pouco de lado por alguns professores, mas lembre-se que todas as técnicas atuais, de alguma forma se originaram do básico. Conhecer e entender o básico é como ter conhecimento da sua historia, permite que vc não cometa erros com base na experiência prévia

3.Jiu Jitsu brasileiro é com kimono. PONTO.

                Por mais divertido que seja e por mais que esteja na moda, procure antes de se aventurar pelo chamado “NO GI” ter um entendimento bom das técnicas de pano. Lembre-se sempre que é mais fácil adaptar seu conhecimento do pano p sem pano do que o contrário.

4.Não chame um atleta faixa preta para treinar.

                Essa é um pouco das antigas, mas muitos graduados ainda se ofendem com isso. Na verdade o graduado se sente um pouco desafiado quando isso acontece. Evidente que existem maneiras e maneiras de se falar qualquer coisa e não é uma regra que sempre os graduados se ofendem. Mas confie quando digo que o mais graduado sabe quem esta disponível somente pela maneira que a pessoa olha para ele. Olhe com humildade e se coloque a disposição dele para treinar, se ele quiser treinar te convidará e garanto que um treino onde você foi convidado ao invés de convidar será muito mais prazeroso.

5.Confie na técnica ensinada

                Por mais que no inicio possa ser frustrante e difícil seguir treinando quando você é mais novo da classe e todos te amassam, procure se defender usando o máximo de técnicas que você já aprendeu, caso se sinta sem opções converse com seu professor, geralmente ele vai gostar de ter um feedback de suas necessidades.

6.Pergunte aos mais experientes

                Uma das coisas mais legais do Jiu Jitsu é a troca de informações e pontos de vistas para realizar uma técnica. Sinta-se a vontade para tirar dúvidas com os mais graduados, pergunte o que você poderia ter feito para defender determinado ataque ou mesmo para não ter perdido aquela “quase” finalização. Muitas vezes os mais graduados já terão passado por essas situações e podem mostrar os atalhos. Em geral os graduados adoram se sentir valorizados e terão o maior prazer em responder perguntas e tentar ajudar.

7.Faca seu dever de casa

                É muito frustrante para um professor dar o seu máximo ensinando uma técnica ou conceito e ver que pouco tempo depois o aluno esqueceu. Fazer muitas repetições é fundamental, mesmo que você julgue que aquela técnica não é muito útil para o seu estilo de jogo, lembre-se que como iniciante seu estilo ainda não esta definido, então o que parece inútil hoje pode vir a ser seu maior trunfo no futuro. Além da repetição, tire alguns minutos do seu dia para rever as técnicas mentalmente.

8.Seja finalizado

                Óbvio que não quero nenhum aluno meu buscando ser finalizado, a frase sozinha gera má interpretação, mas o que quero é que meus alunos não tenham medo de se colocar em posição de desvantagem e se isso resultar em ser finalizado, tudo bem, que sirva de lição. Garanto que em um momento de real perigo, por já estar habituado com o desconforto suas chances serão muito maiores

9.Arrisque

                Não faz o menor sentindo treinar como se estivesse lutando campeonato ou com medo de errar. Existem sim momentos de treinar como se estivesse lutando e acredito que o professor saberá lhe orientar quanto a isso, mas de uma maneira geral aconselho a sempre arriscar, tentar coisas novas, a técnica do dia…quanto mais diversificado seu jogo, melhores ferramentas para definir o seu potencial no futuro

10.Confie, seja confiável e principalmente: Divirta-se

                NUNCA segure uma finalização depois dos “3 tapinhas” se houver a menor dúvida se seu parceiro bateu, solte, melhor a precaução do que o mau estar. Sendo confiável e confiando nos seus parceiros e treinadores o ambiente se torna mais seguro e agradável. Se você não está se divertindo, nada mais faz sentido. Jiu Jitsu é algo pro resto da vida, cada etapa é muito boa, é o melhor vício que você pode adquirir! Boa sorte e que o seu futuro seja brilhante!

Fonte: http://brazilianblackbelt.com


Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!






Nenhum comentário