Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

A Essência do Jiu Jitsu no MMA - Luiz Dias

 Salve Galera!
Excelente Leitura, o mestre Luiz Dias novamente perfeito!

Já tem um tempo que no MMA vemos lutadores de Jiu-Jitsu com um boxe muito afiado, um Muay Thay impecável. Acho muito bom, é imprescindível saber trocar em pé, como andar no ringue, achar e encurtar as distâncias, saber atacar e se defender. Mas às vezes vendo alguns lutadores com um alto nível de Jiu-Jitsu que sabemos possuir, se portando como um lutador de uma luta em pé, eu não entendo. Já assisti luta, em que o lutador, que entrou sendo sua luta principal o Jiu-Jitsu ficar evitando o chão, até quando, é o seu oponente que o derruba ele volta a ficar em pé.


Creio ser uma boa questão para ser refletida pelos treinadores de MMA. Por que não acreditar mais no nosso Jiu-Jitsu, afinal o Valetudo não foi criado para mostrar a eficiência da nossa arte suave? Entendo e é lógico um lutador de Boxe, Muay Thay, Karatê e tantas outras artes marciais procurarem ficar em pé. É legítimo, claro, sem qualquer dúvida. Mas quando os lutadores de Jiu-Jitsu estão preferindo trocar em pé a levar para o chão? No MMA atual todos os lutadores treinam chão, ninguém é mais bobo, alguns até surpreendem os próprios lutadores oriundos do Jiu Jitsu. Em algum momento acho que o nosso Jiu Jitsu, nossa defesa pessoal tão importante segmento da nossa arte suave é deixada um pouco de lado. Serão as regras que estão exercendo forte influencia na rotina dos lutadores? Temos que acreditar e lutar com o nosso Jiu Jitsu, pelo nosso Jiu Jitsu. Acredito ser esse o caminho, se você é lutador de Jiu-Jitsu e vai para o MMA, leve o Jiu-Jitsu como a sua zona de segurança. Também vemos lutadores que apesar de terem a credencial de faixa preta quando estão por baixo, parece não saber o que fazer. Há um tempo, no início aqui do valetudo quem já acompanhava deve se lembrar como era emocionante o lutador de Jiu Jitsu após a vitória gritar alto“JIU JITSU”! Com a torcida gritando “JIU JITSU!” de volta, assim foi ganhando respeito em todos os ringues do mundo.

Qual o lutador de Jiu-Jitsu, não curtiu a frase “Só jiu Jitsu salva!” do Anderson Silva após aquele triângulo salvador em cima do Sonnen ?

Esse artigo não tem em nenhum momento qualquer intenção de diminuir arte marcial nenhuma, mais tem a intenção de lembrar a todos os lutadores de Jiu Jitsu das origens do nosso JiuJitsu, de continuar honrando os esforços de tantos lutadores que desde as épocas mais antigas levaram o nome do Jiu Jitsu para as manchetes dos jornais, as vezes com aspectos negativos mas quase sempre de aspectos positivos, como uma luta de alto grau de eficiência. O MMA difundido no mundo inteiro ao ser televisionado, apresenta lutadores brasileiros brilhando nos ringues acrescentando mais um aspecto positivo para o nosso país. Nós, professores e lutadores temos que continuar essa missão, o Jiu Jitsu é uma arte marcial completa, uma filosofia de vida. Um meio de disciplinar e formar cidadãos. Até uma dieta alimentar foi criada pelo Grande Mestre Carlos Gracie mostrando um caminho de alimentação mais saudável. Nossa defesa pessoal tão pertinente ao MMA. Existem lutadores que não percebem a importância da defesa pessoal, como a “levantada técnica”pode te proteger numa luta de MMA.

Não vejo necessidade de lutador de Jiu-Jitsu ter que vencer a luta por nocaute, ele tem é de ganhar a luta. Se for finalizando melhor ainda, mais uma vitória do nosso Jiu-Jitsu. Finalizar o seu oponente, obrigar o seu oponente a reconhecer a sua incapacidade de sair daquela posição e ter que pedir para parar para não apagar é a essência da Arte Suave.

Temos que nos lembrar que o Vale-Tudo o atual MMA nasceu para mostrar a eficiência do nosso Jiu Jitsu. Será necessário escrever algo mais? JIU JITSU ! OSS


Luiz Vitor Dias, líder da GAS JJ

Facebook: Luiz Dias
Nos siga no twitter: @muitomaisacao



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!





Nenhum comentário