Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Jiu-Jitsu - Chave de braço e Estrangulamento

Frase Helio Gracie Jiu Jitsu

Chave de Braço (arm lock) no Jiu Jitsu


Jiu Jitsu, é uma arte marcial perfeita! Utiliza o sistema de alavancas para potencializar a força, e forçar o adversário a desistir de um golpe. Se o seu adversário encaixar uma chave de braço (arm lock), fazer pressão e você não conseguir sair, aconselhamos que você desista do combate, dando os 3 tapinhas, caso contrário seu braço irá quebrar.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Como sair da chave de braço no Jiu Jitsu


Mas ainda encontramos muitos atletas de Jiu Jitsu, que suportam muito bem uma chave de braço, executando uma fuga de quadril, rodando e girando para o lado oposto, ou simplesmente utilizando a flexibilidade e evitando que a chave de braço decida o combate. (veja o quanto ela é importante clicando aqui). 

Temos como exemplo de flexibilidade em uma chave de braço, a luta entre Vinicius "Pezão" X Fabrício Werdum no ADCC em 2011, Os dois excelentes atletas de de Jiu Jitsu, fizeram a final do peso em 2011, onde tivemos uma situação interessante, Vinicius Pezão, sofreu uma "blitz" no braço seu braço esquerdo (arm lock) de Werdum, e utilizando técnica e uma boa dose de flexibilidade conseguiu sair. Veja o Video:



Estrangulamento no Jiu Jitsu


Em compensação quando falamos de estrangulamento, fazer uma boa defesa é muito mais complicado do que no caso da chave de braço, as técnicas de defesa devem estar muito bem apuradas para que se consiga executar os movimentos com precisão. Por tanto, quem está atacando tem que ter em mente o principal conceito do estrangulamento“Pressão Continua”.

Como melhorar o seu estrangulamento no Jiu Jitsu

O conceito de Pressão Continua, é manter uma pressão no estrangulamento, que seja desconfortável para o quem está sendo estrangulado, mas que seja confortável para que esta estrangulando. Ou seja, de nada adianta fazer muita força no estrangulamento e conseguir manter por apenas 4 ou 5 segundos, e depois desse período aliviar a pressão, dando espaço para que o o sangue volte a circular e o adversário consiga respirar. O ideal é não fazer tanta força, para que seja possível mantê-la por mais tempo (acredito que o ideal seja manter pressão em torno de 25 ou 35 segundos), com este tempo se o estrangulamento estiver bem encaixado, não irá restar muitas opções para quem estiver sofrendo ataque, ou bate desistindo do combate, ou acabará dormindo.


Gostou do texto? então compartilhe!
Clique aqui para curtir nossa FanPage!

Ah, não esqueçe!

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!





Nenhum comentário