Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

5 dicas para melhorar a Passagem de Guarda

passagem-de-guarda-jiu-jitsu

Salve galera



Passar a Guarda é uma arte difícil de dominar, a maioria das pessoas quando inicia no Jiu Jitsu, tem mais familiaridade em fazer guarda. Conseguir executar uma passagem de guarda com eficiência, sem deixar brechas para ser atacado, deve ser um desafio a cada treino. No Jiu Jitsu de alguns anos atrás, tínhamos, basicamente, três tipos de guarda, Guarda Fechada, Meia-Guarda, e Guarda Aranha. A luta era pouco dinâmica, pois os ataques e as passagens de guarda, eram limitadas. Já no Jiu Jitsu atual, temos inúmeras guardas sendo utilizadas, e cada guarda com um leque absurdo de possibilidades de ataque, fazendo com que o passador de guarda também evolua, e se esforce cada vez mais para encontrar possibilidades de transpor a guarda do adversário.



Este artigo trará 5 dicas fundamentais para que você consiga melhorar a sua passagem de guarda. Garanto que você já deve ter ouvido estas dicas do seu mestre, mas nunca é demais relembrá-lo


Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Aprenda a fazer guarda.


Sim! É isso mesmo que você leu! A primeira dica que dou para melhorar a sua passagem de guarda, é que você deve aprender a fazer guarda. Aprendendo a fazer guarda você acaba sabendo quais são as melhores pegadas, qual o ideal posicionamento do corpo em relação ao adversário e quais posições são mais eficientes para atacar o passador. Desta forma, quando você estiver passando guarda, você saberá quais as pegadas que deve estourar, como manter a postura para não ser raspado, e como deve se preparar para passar a guarda.



Use a cabeça!


A cabeça é quem guia a postura de um atleta em um combate, por tanto, ele varia de acordo com cada situação, se você levantar a cabeça irá aumentar a pressão nos quadris, se baixar a cabeça, poderá abafar mais o adversário. E se quiser, pode usar o queixo pra fazer aquela pressão marota na costela do oponente =).


“Aumente” o peso nos quadris


De modo geral, os quadris devem estar sempre baixos. Mantendo os quadris baixos, aumenta a pressão sobre o adversário e causa a nítida impressão que o seu peso aumentou, o que dificulta os movimentos de raspagem e de defesa, deixando você apto para trabalhar a passagem de guarda. 

Trabalhe com os joelhos e os pés!


O Passador de Guarda, não deve colocar os joelhos no chão, pois se tocarem você distribui o peso e diminui a pressão sobre o adversário, o que facilita ele trabalhar uma defesa. A posição dos pés também é fundamental para uma boa passagem de guarda, eles devem estar “vivos”, você deve tracionar o chão com as pontas dos pés, e evita ao máximo colocar o peito do pé no chão.



O Passador de guarda deve variar os movimentos.


Costumo dizer que quem passa a guarda, tem que ser um elemento imprevisível. Deve trabalhar com variações constantes de movimentos, quebrando o quadril para os dois lados, deve saber passar a guarda aberta, fechada, meia, aranha, deve estar preparado para pular, para trocar de lado, pra atacar o pé, braço, ou seja, deve trabalhar para surpreender o adversário.



Gostou das dicas?


Se você gostou destas dicas, acesse nossa área exclusiva de Dicas e Conselhos , tenho certeza que você vai curtir.



E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!




Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!






14 comentários:

  1. Ótimas dicas. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Wesley! Sempre procuramos por conteúdo de qualidade, e comentários como este, nos dizem que estamos no caminho certo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá JOELD LIMA!

      Que bom que gostou! Temos bastante material interessante no site!

      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom cara! Parabéns e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom cara! Parabéns e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Essa do joelho e os pés altos ainda não tinha me ligado boas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Amigo, Otimo Post"! Vai me ajudar muito a amassar os Adversários!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas dicas, essa semana já colocar em prática.

    ResponderExcluir
  9. Vlw pelas dicas, tenho uma melhor performance fazendo guarda. Oss...

    ResponderExcluir