terça-feira, março 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Golpes de Jiu Jitsu – Nomes, Descrições e Exemplos

golpes-jiu-jitsu-pegada-pelas-costas


Os Golpes de Jiu Jitsu evoluíram muito nos últimos anos, as posições ficaram cada vez mais elaboradas e complexas, deixando um pouco difícil o entendimento de quem está começando no Jiu Jitsu.

Esta matéria tem o intuito de apresentar os Nomes e as Descrições de cada golpe, bem como mostrar Exemplos de como ele podem ser utilizadados

Por tanto, conheça quais são os principais golpes e posições do Jiu Jitsu, e conheça também algumas das técnicas aplicadas em cada posição.

Domine o Tatame: O Seu Caminho para o Sucesso no Jiu-Jitsu Começa Aqui!

Olá, sou Jaime C da Luz Jr., e sei como pode ser desafiador começar sua jornada no Jiu-Jitsu. Muitos iniciantes têm dúvidas e enfrentam desafios comuns. Foi pensando nisso que criei o “Guia Completo para Iniciantes no Jiu Jitsu“.

Este guia abrangente foi criado com o objetivo de responder todas as suas dúvidas, tudo em um só lugar.

O que eu apresente no Guia Completo para iniciantes

  • Introdução ao Jiu-Jitsu: Vou te ajudar a entender os fundamentos e começar a treinar com confiança.
  • Equipamentos e Roupas para o Jiu-Jitsu: Vou te mostrar o que você precisa para começar e como escolher o equipamento certo.
  • Condicionamento para o Jiu-Jitsu: Vou te ensinar os exercícios recomendados para melhorar sua performance no tatame.
  • Mentalidade para Jiu-Jitsu: Vou te mostrar a mentalidade correta para treinar e competir.
  • Prevenção de Lesões: Vou te dar dicas práticas para prevenir lesões e treinar com segurança.

E muito mais! Este guia é o seu mapa para o sucesso no Jiu-Jitsu, fornecendo todas as informações que você precisa para começar sua jornada com confiança e segurança.

Além disso, tenho recebido depoimentos de pessoas que já se beneficiaram com o conteúdo deste guia, eles admiram o meu trabalho e acreditam na eficácia das informações que apresento.

Além disso, ofereço uma garantia de satisfação de 7 dias, se por algum motivo você não estiver satisfeito, devolverei o seu dinheiro.

Não perca tempo! Adquira o seu “Guia Completo para Iniciantes no Jiu Jitsu” hoje mesmo e dê o primeiro passo na sua jornada para se tornar um mestre no tatame!

Projeção ou Queda

Frequentemente negligenciada por diversos lutadores de Jiu Jitsu, as Projeções, também denominadas de Quedas, são absolutamente cruciais para a formação de um lutador completo. Dessa maneira, vale ressaltar, que as quedas representam golpes que têm como finalidade projetar o oponente ao solo, podendo ser lateralmente ou pelas costas.

No Jiu Jitsu competitivo, a batalha se inicia na posição ereta, e o lutador que conseguir, mediante uma técnica apropriada, arremessar o adversário ao solo, e posteriormente assegurar essa posição por um intervalo de 3 segundos, é recompensado com 2 pontos.

Além disso, as Quedas empregadas no Jiu Jitsu são, em grande parte, as mesmas que são utilizadas no Judo.

Segue alguns exemplos:

Ippon Seoi Nage

O Ippon Seoi Nage (Ippon=Único, Seoi=ombro, Nage=arremessar) é uma técnica de projeção. Aquele que a executa realiza uma pegada no kimono do adversário, causando desequilíbrio. Em seguida, prepara o golpe movimentando o corpo e projeta o oponente sobre o próprio ombro.

Abaixo, no vídeo, é possível observar a forma de execução dessa técnica, bem como algumas variações que podem ser aplicadas.

Morote Gari / Baiana / Double Leg

Embora sejam 3 técnicas de quedas com nomes distintos,possuem o mesmo princípio, que é o domínio sobre as duas pernas do adversário,projetando ao chão.

Veja este vídeo, onde Ramon lemos, líder da equipe Atos deJiu Jitsu, ensina como executar com perfeição o Double Leg.

Uchi Mata

Criado por Jigoro Kano, o Uchi Mata é uma técnica de arremesso originária do Judo, mas que foi eficientemente adaptada ao Jiu Jitsu. Neste ataque, o propósito é desestabilizar o adversário para a frente, segurando na parte alta das costas ou na gola com uma das mãos, e no braço com a outra, dessa maneira, os agarramentos realizados de maneira segura, o lutador executa a rotação do corpo, inserindo uma das pernas entre as do oponente, elevando-a e tracionando o adversário com os braços sobre o seu próprio quadril. É visto como um dos ataques mais elegantes e eficazes tanto do Jiu Jitsu quanto do Judo.

Assista o vídeo onde demonstra a aplicação desta técnica

Uchi Mata Sendo aplicado em competições de Judo

Guarda

Fazer guarda é algo básico de qualquer arte marcial e que todo lutador tem que aprender a fazer, seja ele lutador de boxe, karatê, Muay thai, Jiu Jitsu. 

Fazer guarda, por princípio é fazer uma defesa, da mesma forma que os “Guardas e as Tropas” protegem um castelo de algum ataque inimigo, você tem que se proteger dos ataques do seu oponente, fazendo guarda.

Cada arte marcial possui sua própria forma de adotar a guarda. No Jiu Jitsu, a guarda é empregada por aqueles que estão por baixo, utilizando as pernas e realizando pegadas.
Logo, no Jiu Jitsu temos diversas formas de fazer guarda, das mais simples às mais complexas, no entanto, e para conhecer profundamente quais são estes tipos, sugerimos que leia nossa matéria Dossiê Completo Sobre a Guarda do Jiu Jitsu.

Video falando sobre todas as guardas do Jiu Jitsu


Raspagem

raspagem acontece quando o atleta que está fazendo guarda (guarda fechada ou aberta), desequilibra o atleta que está por cima, derrubando-o e invertendo a posição. Caso o atleta por baixo não prenda o adversário com as pernas e, ainda assim, consiga inverter a posição, essa ação não recebe o reconhecimento como uma raspagem.. No Jiu Jitsu competitivo, o atleta que realiza com sucesso uma raspagem recebe 2 pontos.
Em nosso site, você pode acessar a sessão de Raspagens e conhecer diversas formas de executar este golpe, ou então você pode acessar o Guia Completo sobre raspagem no Jiu Jitsu e se aprofundar ainda mais neste tema.

Raspagem Tesoura para iniciantes no Jiu Jitsu

Passagem de guarda

Passagem de guarda no Jiu Jitsu, ocorre quando o adversário que está por cima, consegue transpor as pernas do atleta que está por baixo, ao mesmo tempo, se colocando ao seu lado, e sustentando a posição por no mínimo 3 segundos. Além disso, no Jiu Jitsu competitivo, o atleta que conseguir executar este movimento com perfeição recebe 3 pontos.

Para passar a guarda de um oponente, você tem que estar preparado e conhecer os mais diversos tipos de guarda, que foram apresentadas no Dossiê Completo Sobre a Guarda do Jiu Jitsu. Sendo assim, no nosso site tem um espaço reservado para apresentarmos dicas, vídeos e instruções para as Passagens de Guarda, e você pode acessar clicando aqui. 

3 Passagens de Guarda para iniciantes no Jiu Jitsu

Pegada pelas costas

Pegar as costas é o que eu procuro fazer sempre que inicio uma luta. Nessa posição, você tem amplo domínio sobre seu adversário, além disso, corre o mínimo de perigo de sofrer pontos ou ser finalizado. Está muito próximo de alcançar a finalização e, como se não bastasse, ganha 4 pontos.

A pegada de costas acontece quando um dos atletas se posiciona nas costas do adversário, dominando-o e apoiando os calcanhares nas coxas do oponente. Sendo assim, para obter os 4 pontos da pegada pelas costas, é necessário ter os dois calcanhares pressionando a parte interna das coxas do adversário. Para entender melhor verifique a foto abaixo :

Existem algumas particularidades nesta posição que não valem pontos no Jiu Jitsu competitivo, por exemplo:
– Cruzar os dois pés;
– As pernas estarem por cima dos dois braços.

Treino para não perder as costas no Jiu Jitsu

Joelho na barriga

O Joelho na barriga, acontece quando o atleta que está por cima, coloca o joelho na barriga do atleta que está por baixo, mantendo o outro pé no chão, dominando completamente o adversário. Além disso, o joelho na barriga no Jiu Jitsu competitivo, demonstra superioridade na posição e é contemplado com 2 pontos.

Domine o adversário com o Joelho na Barriga

Montada

montada é uma posição clássica do Jiu Jitsu, e acontece quando um dos atletas literalmente monta sobre o adversário, deixando os joelhos e os pés no chão, dessa maneira podendo o adversário estar de frente, de lado ou de costas. No Jiu Jitsu competitivo, a montada pode acontecer sobre até um dos braços do adversário, mas não irá valer para pontuação se a montada estiver por cima dos dois braços. Sendo assim, esta posição, tal qual a pegada pelas costas, é de extremo domínio, e quem consegue chegar até ela, e sustentar por 3 segundos, recebe 4 pontos.

A Montada mais simples do Jiu Jitsu

Como Sair da Montada no Jiu Jitsu

https://www.youtube.com/watch?v=N9B4CahUexc

Finalização

O Jiu Jitsu por essência, é uma arte marcial de defesa pessoal, e em se tratando de defesa pessoal, você não vai querer fazer pontos em quem estiver querendo te agredir, portanto, o objetivo principal do Jiu Jitsu, é a finalização.
A finalização acontece quando um dos atletas força o adversário a desistir do combate, aplicando uma técnica de finalização.
As técnicas de finalização são divididas em dois grandes grupos, primeiramente, temos as CHAVES, que aplicam pressão nas articulações do corpo. Além disso, temos os ESTRANGULAMENTOS, que obstruem a circulação sanguínea ou o fluxo de ar no pescoço, levando o adversário a desistir do combate. Essa distinção entre chaves e estrangulamentos proporciona ao praticante uma ampla variedade de opções para finalizar seus oponentes durante uma luta.
As posições de finalização são inúmeras e podem acontecer de diversas maneiras no Jiu Jitsu, iremos apresentar algumas abaixo, mas para conhecer outras, você pode acessar nossa área exclusiva sobre Finalizações

Mica Galvão ensina a sua melhor finalização

Mata-leão

O Mata-leão é um estrangulamento amplamente utilizado no Jiu Jitsu. Além disso, ele é empregado de maneira similar no Judô, onde recebe o nome original de Hadaka Jime. Nesse estrangulamento, passa-se um dos braços por baixo do queixo do oponente, segurando no bíceps do outro braço. A imagem abaixo ilustra essa técnica de forma visual:

Chave de Braço / Armlock

O Armlock na minha opinião trata-se da finalização mais clássica do Jiu Jitsu. No Armlock, é necessário colocar o braço do oponente entre as duas duas pernas, da mesma forma que segura no pulso e levantar o quadril, além disso é necessário que se exerça pressão sobre o cotovelo do oponente, e dessa maneira formar a finalização.

chave de braço armlock jiu jitsu

ArmLock dos 100kg

Triângulo

O Triângulo é uma posição extremamente eficiente, pois consiste em estrangular o oponente utilizando as pernas e um dos braços do adversário. Sendo assim, para executá-lo, é necessário posicionar o pescoço e um dos braços do oponente entre as pernas. Simultaneamente, posicione o pé da perna que envolve o pescoço atrás do joelho da outra perna, exercendo pressão para finalizar o estrangulamento.

triangulo jiu jitsu

Kimura


A Kimura é uma chave que, quando aplicada, exerce pressão sobre o ombro do adversário. Portanto, Pode-se aplicá-la da guarda fechada, da meia guarda e, principalmente, quando se está na posição de guarda passada, conhecida como 100 quilos. Sendo assim, a Kimura é um golpe extremamente perigoso, sendo geralmente executado com rapidez, deixando poucas opções de defesa.

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu:

Camisetas de Jiu Jitsu – Encontre variedade de camisetas para o seu treino na Harai. Usando o código de desconto: MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Guia Completo para Iniciantes de Jiu Jitsu – tudo que precisa saber para começar no Jiu Jitsu. Clique aqui para acessar

Canal do YouTube sobre Jiu Jitsu – Aprenda mais sobre técnicas e histórias do Jiu Jitsu em nosso canal. Clique aqui para acessar

Kimonos de qualidade – Adquira seu Kimono na StormStrong. Com o desconto MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Ebook sobre Jiu Jitsu – Conheça a origem do Jiu Jitsu de forma rápida e fácil baixando o nosso Ebook. Clique aqui para acessar

Livros de Jiu Jitsu que eu recomendo:

Treine sua pegada no Jiu Jitsu com:

Algumas dos links acima são links de afiliados, sendo assim, significa que sem custo adicional para você, eu ganho uma pequena comissão se você clicar e fazer uma compra.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...