Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Orelha de Lutador de Jiu Jitsu


Foto: http://imawrestler.com/



Confira nosso vídeo sobre Orelha de Lutador de Jiu Jitsu







Orelha de Lutador de Jiu Jitsu


Se você pratica Jiu Jitsu, ou acompanha o mundo das lutas, com certeza já deve ter visto, ou até mesmo já deve ter sofrido com esta situação, as famosas “Orelhas de Lutador de Jiu Jitsu” ou “Orelhas de Couve Flor”.

Saiba que esta não é apenas uma caraterística dos lutadores de Jiu Jitsu, muitos lutadores de Judo, luta-livre, luta olímpica, greco-romana wrestling, rugby, entre outras, também sofrem com este trauma.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu



Trata-se de um tipo de hematoma causado por diversas formas, entre elas, pelo contato entre os lutadores, pela fricção da orelha com kimono, pelo contato com o tatame, ou até mesmo causada intencionalmente por atletas que queiram ter “orelhas de lutador”. Por incrível que pareça, muitos lutadores utilizam ferramentas como alicates, chave inglesa, e até a própria faixa para “quebrar” a orelha e consequentemente ter este aspecto.


Foto: Noticias.uol.com

Assine nosso canal!


O que é a Orelha de Couve Flor?


A orelha de lutador de Jiu Jitsu ou orelha de Couve flor, nada mais é que um hematoma formato depois da orelha sofrer um trauma. Neste hematoma ocorre o acumulo de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem, demonstrando um evidente aspecto de lesão, e deixando a região inchada.

Este sangue, se não for drenado, irá coagular, solidificar e enrugar a região, causando o aspecto de “couve-flor”.


Foto: www.jjfj.org



Golpes de Jiu Jitsu com pré-disposição a esta lesão


Alguns golpes de Jiu Jitsu, são mais pre-dispostos que outros, para o aparecimento das orelhas de couve flor, segue abaixo alguns exemplos:


Triângulo


O triangulo, ou melhor tentar sair a força de um triangulo, pode fazer com que você dobre a orelha, e consequentemente ocorra o trauma. Por tanto, procure na nossa sessão de defesas  a uma saída técnica do triangulo, para que você possa tentar evitar este trauma.


Passagem "Justa" de Meia Guarda


No momento em que o adversário está tentando passar a sua meia guarda, de forma justa, colado ao seu corpo e abraçando a sua cabeça, é um dos momentos mais pre-dispostos que para ocorrer este tipo de lesão, por tanto, a dica é: trabalhar as fugas de quadril e evitar que ele abrace a sua cabeça.


Entrada de Queda Estilo Double-Leg

Quando a entrada de queda Double-Leg é feita de forma errada, pode colaborar muito para que você tenha problemas como as orelhas de couve-flor. Aprenda neste vídeo com Ramon Lemos, lider da Atos Jiu Jitsu, e treinador de Anderson Silva e Junior Cigano, como deve ser feita a entrada do Double Leg, de forma segura, eficiente, e precisa.





Mas afinal, a orelha realmente quebra?

A orelha é feita de cartilagem e não possuiu ossos, por tanto, ela não quebra! Como foi, explicado anteriormente, o que ocorre é o acumulo de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem.

Foto http://photos.rossfinlayson.com

Cirurgia Plástica, resolve?

Em 2011, fiz a cirurgia plástica de otoplastia (orelhas de abano), e aproveitei para tentar melhorar o aspecto da minha orelha em função dos traumas da prática do Jiu Jitsu. Os traumas que tinha em minha orelha, não eram parecidos com os apresentados nesta matéria, mas eram visíveis, e me incomodavam, pois de vez em quanto alguém me perguntava "o que você fez com a sua orelha?". O resultado em da cirurgia em relação a orelhas de abano foi excelente, e em relação aos hematomas, apesar de eu saber que dificilmente voltariam a ser como antes, também foi bastante satisfatório. Segue foto atual:

Região Circulada era onde existiam os traumas

Protetores ajudam ou atrapalham?

Usei protetores durante quase um ano após a cirurgia, e posso dizer que ajudam muito!
Apesar de no começo ser muito estranho, e esteticamente nada favoráveis, os protetores previvem e ajudam a continuar os treinos evitando novas lesões. Se você pretende comprar um protetor, prefira os protetores de Rugby, (aqueles que envolvem toda a cabeça), eles são mais macios e ficam mais firmes na cabeça.

Quem tem a orelha quebrada é mais casca-grossa?

O Jiu Jitsu é conhecido mundialmente por ser o xadrez humano. E como no xadrez, o fator emocional também é decisivo. Muitos lutadores querem ter a orelha estourada, para parecerem mais cascas grossas do que realmente são, ou seja, acham que esta é uma forma de intimidar os demais atletas. Orelha estourada não tem relação nenhuma com o nível do Jiu Jitsu de cada atleta. Por tanto, orelha quebrada não deixa ninguém mais casca grossa.

Assine nosso canal!

Como tratar a Orelha Quebrada?

Além do procedimento cirúrgico, (que é caro e tem sua recuperação demorada, levei 6 meses para voltar aos tatames), existe outras formas de tratar a lesão, uma delas é a drenagem do excesso de sangue, onde é inserida uma agulha de aspiração diretamente no trauma, e com a ajuda de uma seringa é feita a drenagem “puxando” o sangue. Este procedimento deve ser feito em até 24 horas depois do trauma, ou antes que o sangue coagule e dificulte a retirada.
Apesar de ser um procedimento relativamente simples, nunca deve ser feito em casa ou na academia, deve ser feito por um profissional habilitado (médico ou enfermeiro), juntamente com o material devidamente esterilizado, para que não haja complicações posteriores.

A orelha quebrada causa algum outro problema de saúde?

O único problema que pode evoluir em função de repetidos traumas, é uma leve diminuição da audição, mas apenas em casos extremos e de repetidos traumas que possam “fechar” a orelha e consequentemente dificultar a entrada do som. Apesar disso, nenhuma outro problema de saúde é atribuído a pessoa que tem traumas auriculares.
Na minha opinião, o único problema é o estético, que dependendo da sua profissão pode causar uma má impressão para pessoas leigas e desinformadas sobre o assunto.




Gostou da matéria?


Se você gostou desta matéria, acesse nossa área exclusiva sobre Jiu Jitsu, tenho certeza que você vai curtir.

E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!





Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!







15 comentários:

  1. Muito boa a matéria Jaime
    Atenciosamente,
    Marcelo Coração Valente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao nosso Site Marcelo!
      E obrigado pelo elogio! Estou a disposição.

      Abraço!

      Excluir
  2. Vou passar este post para minha noiva ler, ela morre de medo que a minha orelha fique assim.uashuash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, minha noiva também tem aversão a esse tipo de lesão... mas se cuidar diretinho a gente consegue praticar e não ficar assim...

      Abraço!

      Excluir
  3. Ótima matéria, se fosse a 10 anos atrás eu teria hoje minhas orelhas normais kkkkkkk.
    #Oss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, Obrigado pelo elogio!

      se nos 10 anos anteriores você não tinha a nossa companhia, pode ter certeza que nos próximos 10 você terá!

      Abraço!

      Excluir
  4. Depois de fazer a otoplastia vc treina sem protetor?
    Ou terá q usar o protetor sempre? Fiz a mesma cirurgia e gostaria de saber sobre isso.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Brow, tudo certo?
      Recomendo assistir nosso video: https://youtu.be/sHG1mXtl6pc

      Eu usei protetor até quase 1 ano depois da cirurgia... é foi então que o meu médico liberou... acredito que no seu caso o médico tem que liberar também. .

      Abraço!

      Excluir
  5. Cara, quer dizer que se eu usar o protetor de orelha sempre, não tem jeito de eu ficar com a orelha deformada? Pergunto isso porque tenho muita vontade de praticar o Jiu-Jitsu, mas sou da área jurídica. E acho que iria ser muito ruim para minha profissão ficar com a orelha de couve-flor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jaime.
    Matéria muito boa. Ao que me parece sou o contrário da maioria aqui. Quero minha orelha desta forma, porém ela não fica. Srs como fazer ?

    ResponderExcluir
  7. Olá Jaime.
    Matéria muito boa. Ao que me parece sou o contrário da maioria aqui. Quero minha orelha desta forma, porém ela não fica. Srs como fazer ?

    ResponderExcluir
  8. E quando se drena um sanguinho bem ralo da orelha e ele fica voltando novamente ,o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  9. Ia até comentar... mas faz tempo q ele não responde!

    ResponderExcluir
  10. Ia até comentar... mas faz tempo q ele não responde!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a treinar e, apesar do pouco tempo, minha orelha direta está muito dolorida e quando fui ver, percebi que o interior estava inchado. Eu jogo muito de meia guarda, sempre por baixo e tomo muito amasso. Isso realmente facilita o "estouro da orelha" ? Passador sofre menos com isso?

    ResponderExcluir