quinta-feira, março 28, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Orelha de Lutador de Jiu Jitsu

Orelha de lutador de Jiu Jitsu

Se você pratica Jiu Jitsu, ou acompanha o mundo das lutas, com certeza já deve ter visto, ou até mesmo já deve ter sofrido com esta situação“Orelha de Lutador de Jiu Jitsu” ou “Orelhas de Couve Flor”.

Saiba que esta não é apenas uma caraterística dos lutadores de Jiu Jitsu, muitos lutadores de Judo, luta-livre, luta olímpica, greco-romana wrestling, rugby, entre outras, também sofrem com este trauma.

Confira nosso vídeo sobre Orelha de Lutador de Jiu Jitsu

Orelha de Lutador de Jiu Jitsu

Trata-se de um tipo de hematoma causado por diversas formas, entre elas, pelo contato entre os lutadores, pela fricção da orelha com kimono, pelo contato com o tatame, ou até mesmo causada intencionalmente por atletas que queiram ter “orelhas de lutador”. Por incrível que pareça, muitos lutadores utilizam ferramentas como alicates, chave inglesa, e até a própria faixa para “quebrar” a orelha e consequentemente ter este aspecto.

O que é a Orelha de Couve Flor?

A orelha de lutador de Jiu Jitsu ou orelha de Couve flor, nada mais é que um hematoma formato depois da orelha sofrer um trauma. Neste hematoma ocorre o acumulo de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem, demonstrando um evidente aspecto de lesão, e deixando a região inchada.

Este sangue, se não for drenado, irá coagular, solidificar e enrugar a região, causando o aspecto de “couve-flor”.

Golpes de Jiu Jitsu com pré-disposição a esta lesão

Alguns golpes de Jiu Jitsu, são mais pre-dispostos que outros, para o aparecimento das orelhas de couve flor, segue abaixo alguns exemplos:

Triângulo

O triangulo, ou melhor tentar sair a força de um triangulo, pode fazer com que você dobre a orelha, e consequentemente ocorra o trauma. portanto, procure na nossa sessão de defesas  a uma saída técnica do triangulo, para que você possa tentar evitar este trauma.

Passagem “Justa” de Meia Guarda

No momento em que o adversário está tentando passar a sua meia guarda, de forma justa, colado ao seu corpo e abraçando a sua cabeça, é um dos momentos mais pre-dispostos que para ocorrer este tipo de lesão, portanto, a dica é: trabalhar as fugas de quadril e evitar que ele abrace a sua cabeça.

Entrada de Queda Estilo Double-Leg

Quando a entrada de queda Double-Leg é feita de forma errada, pode colaborar muito para que você tenha problemas como as orelhas de couve-flor. Aprenda neste vídeo com Ramon Lemos, lider da Atos Jiu Jitsu, e treinador de Anderson Silva e Junior Cigano, como deve ser feita a entrada do Double Leg, de forma segura, eficiente, e precisa.

Mas afinal, a orelha realmente quebra?

A orelha é feita de cartilagem e não possui ossos, então ela não quebra! Como foi, explicado anteriormente, o que ocorre é o acumulo de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem.

Cirurgia Plástica, resolve?

Em 2011, fiz a cirurgia plástica de otoplastia (orelhas de abano), e aproveitei para tentar melhorar o aspecto da minha orelha em função dos traumas da prática do Jiu Jitsu. Os traumas que eu tinha na minha orelha não eram parecidos com os apresentados neste artigo, mas eram visíveis e me incomodavam porque de vez em quando alguém me perguntava: “O que você fez com a sua orelha?. O resultado em da cirurgia em relação a orelhas de abano foi excelente, e em relação aos hematomas, apesar de eu saber que dificilmente voltariam a ser como antes, também foi bastante satisfatório. Segue foto atual, as regiões circuladas era onde existiam os traumas.

Protetores ajudam ou atrapalham?

Usei protetores durante quase um ano após a cirurgia, e posso dizer que ajudam muito!

Apesar de no começo ser muito estranho, e esteticamente nada favoráveis, os protetores previvem e ajudam a continuar os treinos evitando novas lesões. Se você pretende comprar um protetor, prefira os protetores de Rugby, (aqueles que envolvem toda a cabeça), eles são mais macios e ficam mais firmes na cabeça.

Você Pode comprar neste link aqui

Quem tem a orelha quebrada é mais casca-grossa?

O Jiu Jitsu é conhecido mundialmente por ser o xadrez humano. E como no xadrez, o fator emocional também é decisivo. Muitos lutadores querem ter a orelha estourada, para parecerem mais cascas grossas do que realmente são, ou seja, acham que esta é uma forma de intimidar os demais atletas. Orelha estourada não tem relação nenhuma com o nível do Jiu Jitsu de cada atleta. portanto, orelha quebrada não deixa ninguém mais casca grossa.

Quem tem a orelha quebrada é mais casca-grossa?

O Jiu Jitsu é conhecido mundialmente por ser o xadrez humano. E como no xadrez, o fator emocional também é decisivo. Muitos lutadores querem ter a orelha estourada, para parecerem mais cascas grossas do que realmente são, ou seja, acham que esta é uma forma de intimidar os demais atletas. Orelha estourada não tem relação nenhuma com o nível do Jiu Jitsu de cada atleta. portanto, orelha quebrada não deixa ninguém mais casca grossa.

Como tratar a Orelha Quebrada?

Além do procedimento cirúrgico (que é caro e tem um longo tempo de recuperação, levei 6 meses para voltar aos tatames), existem outras maneiras de tratar a lesão. Uma delas é realizar a drenagem do excesso de sangue. Nesse procedimento, um profissional qualificado (médico ou enfermeiro) insere uma agulha de sucção diretamente no trauma e, com o auxílio de uma seringa, drena o sangue ao “puxá-lo”. É importante realizar esse procedimento dentro de 24 horas após a lesão, ou antes que o sangue coagule e dificulte a remoção.

Embora seja um procedimento relativamente simples, nunca se deve fazer em casa ou na academia. Deve ser realizado por um profissional qualificado, juntamente com equipamentos devidamente esterilizados, para evitar complicações posteriormente.

A orelha quebrada causa algum outro problema de saúde?

O único problema que pode evoluir em função de repetidos traumas, é uma leve diminuição da audição, mas apenas em casos extremos e de repetidos traumas que possam “fechar” a orelha e consequentemente dificultar a entrada do som. Apesar disso, nenhuma outro problema de saúde é atribuído a pessoa que tem traumas auriculares.

Na minha opinião, o único problema é o estético, que dependendo da sua profissão pode causar uma má impressão para pessoas leigas e desinformadas sobre o assunto.

Outras postagens imperdíveis!

4 passos infalíveis para tratar qualquer lesão no Jiu Jitsu

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...