Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Como aprender Jiu Jitsu mais rápido

ramon-lemos-atos-jiu-jitsu




Existem várias formas de acelerar a velocidade com que você aprende Jiu Jitsu, e esta é uma das melhores que eu encontrei. O artigo foi escrito pelo meu amigo e parceiro de treino, Liam Resnekov. Liam é um excelente faixa preta, e um dos melhores professores que eu conheço, e lendo suas ideias sobre a aprendizagem do Jiu Jitsu sempre me faz repensar a abordagem para o ensino dos meus alunos e a forma com que eu mesmo aprendo. Boa leitura!

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

___________________________


"Liam tem potencial, mas precisa aplicar-se" – diziam os professores em meus relatórios escolares de 1985 a 1998 

Isso parece familiar? - O Jiu Jitsu atrai esse tipo de personalidade. 

Não que eu fosse um cara um dificuldades, embora o texto escrito pelos professores pudesse sugerir, é que eu realmente não entendia como eu poderia aprender. Com o passar dos anos, com mais tempo e mais maturidade, aprender se tornou algo agradável em minha vida. E sabe o que mudou? Simples, eu descobri a forma com que eu aprendo melhor! 

Na minha Academia, uma das primeiras lições que passamos aos alunos iniciantes é a seguinte: A função do aluno é descobrir, assim que puder, a forma com que ele aprende! (e trabalho dos professores é ajuda-los a identificar!) 

Isto, juntamente com os fundamentos do Jiu Jitsu, é a chave para o seu futuro dentro dos tatames. Em uma perspectiva mais ampla, é uma das chaves para a sua vida também. 

Para começar, eu quero mostrar algo tão simples que está debaixo do seu nariz. Trata-se de uma formula utilizada por muitos campeões e que tem sido diferencial na minha vida. Posso dizer que é um “divisor de águas” quando se trata de aprender Jiu Jitsu. 

Mas primeiro, vamos ao problema: 

Os seres humanos são criaturas muitas vezes trágicas. Desde pequenos, muitos de nós desenvolvem uma antipatia a escola e aos métodos tradicionais de ensino. Nós não gostamos de ser forçados a fazer alguma coisa!

Com o Jiu Jitsu não é diferente. Nós nos matriculamos em uma Academia, nós experimentamos a magia do primeiro dia, então vamos suportando o sofrimento da aprendizagem mecânica, e experimentando as mesmas dificuldades da nossa infância. Em paralelo a isto, olhamos para os campeões, tentamos e copiá-los e muitas vezes falhamos...

O importante é que temos uma escolha - e esta escolha não envolve desistir. 

Se você ainda não percebeu, todo mundo aprende de uma maneira diferente, e encontrar o caminho da aprendizagem é fundamental para o seu sucesso. 

A maioria dos professores e escolas não estão preparadas para oferecer isso, simplesmente por que o Jiu Jitsu, em sua forma atual, é uma arte relativamente nova! Os professores tendem a se concentrar mais no progresso técnico, esperando que seus alunos aprendam por osmose e apenas por tempo de tatame. 

Ao contrário de outros esportes, mais estabelecidos, no Jiu Jitsu colocamos pouca ênfase no processo de aprendizagem individual e no desenvolvimento das habilidades.

O outro problema é que esses métodos, já ultrapassados, ​​ainda produzem campeões, apesar do treinamento (não por causa do treinamento). A maioria dos professores olham para os seus campeões para a validar o seu trabalho, não percebendo que a melhor ferramenta para avaliar se o trabalho está sendo bem feito é analisar o progresso do aluno mais fraco. Desta forma, o problema se perpetua por gerações e gerações.

Existem muitos métodos de aprendizagem diferentes lá fora, e este é apenas um deles: 

Ensinar é uma forma rápida de melhorar o seu Jiu-Jitsu


Uma Alternativa

Apresento a todos a formula mágica! A sua execução permitirá que você desenvolva rapidamente qualquer habilidade, especialmente dentro do Jiu Jitsu. 

A fórmula prevê que, para a desenvolver qualquer nova habilidade você vai precisar de: 

1. Mentor - Um treinador ou um instrutor para ajudá-lo. (+)

2. Estudante - Alguém para você ensinar (-)

3. Parceiro - Alguém para discutir, argumentar o trabalho e desenvolve-lo. (=)

Ter um mentor, um estudante e um parceiro lhe dará uma abordagem bem completa e profunda para a aprendizagem de qualquer novo conjunto de habilidades, tanto na sua vida pessoal quanto no Jiu Jitsu. 

Se você quiser aplicar esta formula para o seu Jiu Jitsu, você vai precisar de três tipos de parceiros de treinos para garantir que você possa aprender de uma forma equilibrada e completa.

1. Alguém que irá amassar você! (+) 

Este é o parceiro que irá manter você sempre em perigo, alguém que esteja em um nível acima e que você almeja chegar e que possa te ajudar a se desenvolver. 

2 Alguém que você é superior! (-) 

Um parceiro de treino mais fraco ou menos experiente. Isso permite a você experimentar os movimentos e fazer as repetições necessárias durante o rola, e permite que você faça os ajustes necessários em seu jogo. 

3. Alguém perto do seu nível. (=) 

Este é um de seus parceiros de treino mais importantes, alguém que você é melhor durante algumas semanas, e em outras semanas ele te passa o carro. Juntos, vocês vão desenvolver ataques e contra ataques, defesas e contra defesas. Em suma, é aquele parceiro que quando você vai dormir, você sonha com o próximo rola. 

O Melhor Caminho

Geralmente a maioria das pessoas se concentra em treinar apenas com um tipo de parceiro, ou aquele que vai te amassar, ou aquele com quem possa ter uma vitória fácil. Se pensarmos no formato padrão da aula de jiu Jitsu, ela envolve: um aquecimento, a aprendizagem da técnica, a repetição e em seguida, o rola. Se uma pessoa normal, que não é nenhum atleta, tiver que desenvolver mais a parte técnica, mas treinar apenas com os parceiros que são mais fortes, lentamente sua confiança irá diminuir, e pode ser até que ele pense em desistir do Jiu Jitsu, "Jiu Jitsu não é para mim". 

Agora imagine isso: 

Você aquece e aprende uma determinada técnica. Em seguida, para o rola, você pega um parceiro de treino do qual você é superior (-). Você guia o rola para a posição que você está trabalhando e, em seguida, tentar aplicar a técnica ensinada, ela não funciona como planejado, então você trabalha para trazer novamente o rola para posição para tentar novamente, desta vez com um melhor ajuste das pegadas e da posição, e assim por diante. Nas semanas seguintes você faz o mesmo procedimento, e isto fará com que você tenha treinado diversas vezes a posição ensinada em uma situação real de luta.

Depois disso, você irá rolar com o parceiro de treino que tem o mesmo nível que você (=), e irá tentar aplicar a posição nele. Se você tentar aplicar a posição, e por diversas vezes não tiver êxito, aconselho você a voltar para o começo. Pegue novamente o atleta mais fraco (-) e pratique no rola, treinando a posição até que seja bem sucedida. Na próxima rodada tente novamente com o atleta do mesmo nível (=), e repita o processo até que obtenha sucesso! Este processo poderá durar horas, dias, semanas, e até meses, mas tenho certeza que será gratificante quando conseguir aplicar a posição. 

Quando estiver pronto e confiante na posição, é hora de intensificar seu treino, e testar suas habilidades, você deverá treinar com aquele que é superior a você (+). Se você conseguir direcionar o rola para a posição que vem trabalhando e desenvolvendo, há uma forte probabilidade de que você ter desenvolvido a confiança suficiente para usar a posição. Depois que terminar o rola, você pode analisar se é necessário voltar para o inicio do processo, ou se já pode partir para trabalhar em alguma outra deficiência do seu jogo. É extremamente importante compartilhar com seu professor. 

Esta formula foi utilizada com êxito pelo campeão Marcelo Garcia, e permitiu a ele progredir rapidamente, mesmo quando não ele não estava treinando com o tatame cheio de campeões mundiais. E se você quiser mais uma prova, aqui estão as palavras do grande André Galvão: 



Os benefícios do treinamento:
- você deve começar a treinar também com faixas brancas. Eles irão ajuda-lo a  trabalhar em seus ataques. Também esteja pronto para compartilhar com eles, algo especial depois do rola. Certifique-se que você sempre ajuda os faixas brancas, e lembre-se: A unica coisa certa na vida dentro do Jiu Jitsu, é que um dia todos ja foram faixa branca.
FAIXAS BRANCAS TAMBÉM SÃO PESSOAS!!!

Então, e você, qual o método de aprendizagem que utiliza?


Texto Escrito por NIKOLAS, do site Jiu Jitsu Brotherhood


E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Nenhum comentário