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Crossfit para lutadores de Jiu Jitsu

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 Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

A modalidade de treino Crossfit iniciou como um método de treinamento físico da SWAT e da equipe Navy Seals (fuzileiros navais americanos, os mesmos que mataram Bin Laden). Estas duas equipes são consideradas as mais bem treinadas do mundo, e como os americanos adoram comercializar tudo, este tipo de treinamento foi adaptado e logo ganhou as academias.
Como trata-se de um treinamento generalista, que engloba diversos tipos de movimentos e intensidades, o Crossfit tem como objetivo o desenvolvimento das qualidades físicas como um todo, sendo um treino que pode se adaptar muito bem a grande maioria dos lutadores, principalmente os de Jiu Jitsu.



Embora sabemos que Jiu Jitsu é muito mais técnica do que força, os atletas que competem conhecem a importância e o diferencial que é estar bem fisicamente. Quando as técnicas se equivalem, a força/agilidade pode ser um diferencial. Todo tipo de treinamento tem dois estágios principais, o primeiro estágio é quando passamos por um período básico de treinamentos que visam nos proporcionar uma condição física inicial. Após isto passamos para o segundo estágio, que são os treinamentos específicos de cada modalidade.


Em um treinamento para lutadores de Jiu Jitsu, o crossfit é muito eficaz quando utilizado neste primeiro estágio dos treinamentos, pois proporciona um desenvolvimento completo do atleta. Muitos defensores do Crossfit, dizem que a especialidade da modalidade é não ter nenhuma especialidade! pois o atleta de crossfit, corre, pula, segura, empurra, agacha, levanta pesos, levanta o próprio peso entre outros.



Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa?

Assista o vídeo abaixo, onde o professor Fabio Agrela, responde esta pergunta:











Crossfit aplicado ao Jiu Jitsu

Conforme vimos anteriormente o Crossfit trabalha diversos tipos de movimentos, em sua maioria movimentos funcionais, onde o atleta tem que se abaixar, levantar, segurar, empurrar, ou seja tem tudo a ver com o Jiu Jitsu, onde o atleta faz estes e outros movimentos. E por se tratar de movimentos combinados, trabalha braços, pernas e tronco ao mesmo tempo a similaridade com a arte suave é ainda maior.

Em termos gerais um atleta de Jiu Jitsu necessita ter desenvolvidas três capacidades físicas principais, são elas: Força, Potência e Agilidade. Estas capacidades podem e são trabalhadas com o treinamento Crossfit. A ativação destas capacidades é feita principalmente pela variação de movimentos e exercícios, juntamente com a variação da intensidade. 


Pela enorme quantidade de exercícios o Crossfit pode ser adaptado para atender as necessidades de cada atleta. Ou seja, se um atleta tem como caracteristica um jogo mais passador de guarda, o treinamento de crossfit pode ser adaptado para lhe dar ainda mais base, trabalhando força de pernas, agilidade e equilíbrio. Mas, se o atleta é um guardeiro, o treino pode ser feito adaptado para isometria, força, e flexibilidade, entre outros.


Crossfit aplicado ao MMA


O Crossfit é uma excelente ferramente para trabalhar o desenvolvimento físico do atleta de MMA. Entretanto, um ponto a ser levado em consideração, é que o treinamento elevará o nivel do atleta em vários aspectos, mas sem especializa-lo em nenhum deles. Ou seja, geralemente o treinamento de MMA é direcionado para uma deficiencia do atleta e feito como estratégia para uma determinada luta, pode dependendo do adversário pode ser exigido um trabalho maior de força, ou de Agilidade, e para isso outro tipo de treinamento deve ser utilizado. Mas, nos períodos de "off", sem luta marcada, o crossfit pode ser usado sem moderação. =)


Treinamento Crossfit avançado



Para termos uma noção do que é um treinamento crossfit avançado, segue um vídeo Highlight Reebok Crossfit Games (equivalente ao Campeonato mundial de Crossfit). 

Será que se esses atletas treinassem Jiu Jitsu seria fácil rolar com eles? rsrsrs





Conclusão


O Crossfit é excelente para lutadores de Jiu Jitsu, elevando o nivel dos atletas tornando-os mais competitivos. Podendo ser utilizado como alternativa de complemento dos treinamentos de força, agilidade e potencia.



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2 comentários:

  1. Você sabe o que é CrossFit?
    CrossFit é um Programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

    O CrossFit possui 3 princípios:
    - Alta Intensidade: treinamento em alta intensidade é comprovadamente a melhor forma para elevar as adaptações neuroendócrinas*.
    - Movimentos Funcionais: movimentos (agachar, empurrar e puxar) que envolvem o maior número de articulações e grupos musculares.
    - Constantemente Variado: um treino diferente todo dia, com o objetivo de garantir que o corpo não caia numa rotina.

    *Como funciona o sistema neuroendócrino?
    Os sistemas nervoso e endócrino são compostos por células neuroendócrinas. As células neuroendócrinas distribuem-se por todo o corpo. Elas liberam hormônios que transmitem mensagens a certas células que são capazes de receber essas mensagens.
    • Por exemplo, quando seu corpo necessita digerir alimentos, seu cérebro envia sinais para que um hormônio chamado serotonina seja liberado. A serotonina ativa os músculos do trato digestivo.
    Outros importantes hormônios sobre os quais você talvez já tenha ouvido falar incluem a insulina, adrenalina, estrogênio e testosterona.
    Assim como com outros tipos de células em seu corpo, as células neuroendócrinas por vezes também podem se desenvolver em cânceres. Isso pode levar a condições médicas sérias, incluindo os tumores neuroendócrinos (TNEs).

    Quais os benefícios que o CrossFit pode trazer à saúde?
    Otimizar as 10 capacidades físicas: Resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, equilíbrio, precisão e agilidade.

    CrossFit no Jiu Jitsu (traduzido de um site americano de BJJ)
    Para começar, vamos olhar para as necessidades dos atletas de Jiu-Jitsu. BJJ é definitivamente um esporte técnico, mas nada além de BJJ vai melhorar a sua proficiência técnica, mas o aumento de outros atributos via Crossfit para BJJ pode ajudá-lo a ganhar se o seu adversário tem um conjunto de habilidades técnicas que é semelhante ao seu. Se dois atletas com o mesmo conjunto de habilidades exata está competindo contra, mas um é pateta e o outro é um atleta forte, condicionado. Então, obviamente, o atlético vai prevalecer. Atletas de Jiu-Jitsu são semelhantes aos outros atletas que lutam no fato de que eles precisam de força, resistência de força e mobilidade / flexibilidade. A força explosiva ajuda a outros atletas que lutam mais do que os atletas de Jiu-Jitsu, porque eles passam mais tempo em seus pés, Treinando movimentos explosivos. Definitivamente poderia ajudar realizar um suplex** ou coisas dessa natureza, mas eles parecem ser menos importante para um atleta de Jiu-Jitsu, que vai passar a maior parte do seu tempo no chão, sem os pés sendo plantados. Então eu não acho que uma ênfase na explosão é necessária para os atletas de Jiu-Jitsu, a realidade é que a maioria dos atletas fortes são bastante explosivo de qualquer maneira.

    ** Nas lutas de wrestling, o suplex é um tipo de um golpe através do qual o lutador levanta o oponente, deixando-o de pernas para cima, seguido de um arremesso ao adversário para trás. Existem muitas variações do golpe.

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  2. Para aumentar a força, melhor maneira é fazendo treinamento de força.
    Pessoal tem de aprender para cada objetivo tem um treinamento certo; para massa muscular, tem o treino especifico; para resistência, é outro tipo de treino; para aumento de força outro tipo de treino, e assim para cada objetivo.
    O treinamento de aumento de força; tem de ser feito apos já uns 100 dias no minimo de treinamento constante na musculação. E o atleta tem de estar bem condicionado. Com as cargas são acima de 80% da carga máxima, repetições em trono de 03 a 05; 3 series por exercício, cerca de 3 exercícios por músculos maiores, e 2 para músculos menores, descansos em torno de 2 a 3 minutos entre as series.
    E é um treino bem pesado e puxado, tem de ter uma boa alimentação e descanso

    Bom você tem de fazer uma serie de aquecimento e depois ir aumentando o peso, colocando sempre o máximo que pode para fazer no máximo 5 repetições, tem serie que se chega a fazer 1 ou 2 repetições apenas, por isso tem de estar cem por cento condicionado, e bem aquecido para evitar lesões, e é sempre bom fazer com um companheiro ao lado para ajudar.
    E treinar cada músculos uma vez por semana, no máximo duas e se duas muito difícil, e fazer por 6 semanas apenas, depois se faz o treino normal, e a cada 90 dias tu pode repetir o treino de força.
    Agora é bem castigante, e da resultados a todos que faz o treino bem feito, e depois serve para fazer os treinos regulares com mais força e mais cargas nos treinos.
    E mais dicas: http://culturafisicaroberto.blogspot.com/

    Fazendo treino com pesos (corpo ou equipamentos), não precisa de academia faça exercícios livres como: Flexões, Abdominais e Agachamentos. Te indico este canal do youtube, que tem uma série de tutoriais de exercícios que podem ser feitos em casa: http://www.youtube.com/user/P4Pbrasil?feature=chclk

    Malhando com pesos, fazendo flexões, subindo cordas, escalar montanhas sem nenhuma proteção (kkk) e puxando baldes de água e levantando sacos e descarregando e carregando caminhões.
    O judô e o jiu jitsu fortalecem ainda mais os braços, e também encorpam um pouco (vai aumentar um pouco o ombro também).
    Bons treinos e que você consiga seu objetivo.

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