Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

3 Maneiras de Desenvolver Explosão no seu Jiu Jitsu

explosao-jiu-jitsu
André Galvão explodindo para passar a Guarda - BJJPix

3 Maneiras de desenvolver Explosão no seu Jiu Jitsu

Nosso amigo Gile do site BJJ Eastern Europe, publicou esta matéria, gostei muito e resolvi compartilhar com vocês. 
Uma explosão na hora certa durante uma luta de Jiu Jitsu pode fazer a diferença entre ganhar ou perder. E a boa noticia, é que qualquer um pode ser explosivo, não depende necessariamente da sua capacidade atlética ou do seu porte físico. Você precisa apenas compreender alguns conceitos, e aplica-los no seu Jogo.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Abaixo listamos algumas orientações que irão ajuda-lo a desenvolver uma boa explosão muscular e que irá dar um up em seu Jiu Jitsu.


Treinar Jiu-Jitsu de forma explosiva




Há um tempo atrás, eu estava no meio de um treino com um companheiro quando meu instrutor me parou no meio do rola e me disse que estava me observando, e notou que eu estava fazendo algo errado. Ele me disse que eu lutava com a mesma intensidade o tempo inteiro, e que isso me fazia previsível demais para o meu adversário. Como eu não havia entendido direito, pedi para ele me explicar melhor, e ele me disse:

"Imagine uma escala de 1% a 100%, onde 1% é ficar parado e não se mover, e 100% é fazer uma enorme força (explosão) gastando muita energia. Você está lutando constantemente em 80%. Para utilizar melhor a sua energia, você precisa se manter lutando em 50%, reservar energia para explodir em 100% quando quiser passar a guarda, pegar as costas, encaixar uma finalização, fazer uma raspagem ou repor a guarda, depois disso, você deve voltar a lutar em 50%"

Ele estava absolutamente certo, Quando você assiste na tv um leão caçando na selva, você vai notar que ele se move muito lentamente e pacientemente, aguardando momento exato em que a presa não está concentrada, a partir daí ele ataca de forma explosiva e fatal. Depois de dar o bote, ele volta ao ritmo normal e controlado para recuperar energia.

A partir disto, tentei utilizar nos meus treinos e nas competições de Jiu Jitsu, e o que eu senti foi uma melhora de uns 30% no meu Jiu Jitsu. Eu estava gastando uma quantidade enorme de energia lutando a 80%, onde eu poderia estar lutando ativamente em 50% e quando precisasse explodiria por um curto período a 100%, voltando a descansar a 50%.

É claro que lutar Jiu Jitsu não é apenas ser explosivo, você precisa ter sincronismo, técnica apurada, ataques combinados, mas usar a explosividade a seu favor, é sempre uma grande vantagem.

Abaixo temos 3 maneiras que podem ajudar a desenvolver a explosão em seu Jiu Jitsu

1. Levante pesos de forma Explosiva


O movimento concêntrico (levantar o peso) deve ser feito de maneira explosiva, enquanto o movimento excêntrico (descer o peso), deve ser feito de forma mais lenta. Você pode trabalhar este movimento na rosca direta por exemplo:










2. Pliometria + Outros exercícios




A Plionetria é uma forma de exercícios que utiliza movimentos rápidos e explosivos, buscando a utilização máxima dos músculos. Seu conceito baseia-se em explorar a musculatura, através de contrações excêntricas e concêntricas..



Além de melhorar o seu desempenho para o Jiu-Jitsu, pliometria também vai ajudar a melhorar os principais execícios de levantamento de peso, como o agachamento e levantamento terra.


Abaixo uma lista de importantes exercícios para ajudar a desenvolver o poder explosivo para seu Jiu Jitsu.

  • Treinos com Kettlebell, e levantamentos de peso;
  • Apoios no solo com palmas;
  • Saltar sobre caixotes;
  • Levantamento Olímpico

3. Treinos de Corrida em formato HIIT



O HIIT (HIGH INTENSITY INTERVAL TRAININGé um programa de exercícios aeróbicos destinado principalmente para atletas. O princípio é relativamente bem simples: você deve alternar intervalos de treinamento moderado, com intervalos de esforço MAXIMO. Muito utilizado nos treinos de corrida.


Os treinos HIIT normais poderão durar entre 4 a 30 minutos. Estes exercícios intensos de curta duração proporcionam melhor capacidade atlética e de condição física, melhora o metabolismo e consequentemente a queima de gordura.



Os treinos podem ser da seguinte forma, faça corridas de curta duração e com um tempo de recuperação um pouco mais longo.Exemplo: Faça tiros de corrida de 15 a 60 segundos com intensidade MÁXIMA, com a minutos de recuperação entre cada tiro. Quanto menor o tempo de corrida, menor será o tempo de recuperação. Você deve controlar o tempo para que o tempo dos tiros somem pelo menos 4 e no máximo 8 minutos no total. No período de recuperação você deve manter-se em movimento, porém com intensidade baixa.




Não exagere no treino para explosão


Sua força e condicionamento físico não devem ser baseados apenas no treinamento explosivo, pois ele sobrecarrega o corpo e você pode acabar se desgastando muito (entenda um pouco mais neste artigo 5 Sinais que você está treinando demais). Os treinos sempre devem ser alternados.

No vídeo abaixo Randy Couture (hall da fama do UFC), faz um treinos de pliometria e levantamento olímpico.




E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!




Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Confira nossas áreas exclusivas:


Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE


2 comentários:

  1. Jaime, bom dia, Cara, muito bom o seu trabalho colega, muito bom mesmo, para mim, como sou iniciante no Jiu-Jitsu estou aprendendo muito com as suas publicações. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, tudo bom?

      Cara, como é bom ler um comentário como este seu! fico muito feliz mesmo, pois é realmente pra isso que eu publico, pra ajudar as pessoas que gostam e que querem saber um pouco mais sobre Jiu Jitsu. Continue, acessando nosso site, facebook, instagram e agora com mais força no Youtube, vou trabalhar mais no canal, e tenho certeza que vc vai gostar..

      Abraço, e obrigado!

      Excluir