quinta-feira, março 28, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Guia Completo sobre Raspagem no Jiu Jitsu

Guia Completo sobre Raspagem no Jiu Jitsu

Nesta postagens você vai tirar todas suas duvidas sobre como funciona a raspagem no Jiu Jitsu, aprenderá como executar uma boa raspagem e quais são as suas etapas, e conhecerá também quais as raspagens mais comuns no Jiu Jitsu.

O que é Raspagem no Jiu Jitsu?

A raspagem no Jiu Jitsu, é um artificio baseado em técnicas específicas utilizado pelo lutador que está fazendo guarda (posição por baixo), contra um lutador que está tentando passar a guarda (posição por cima), ao mesmo tempo que consiste em desequilibra-lo ao ponto que seja possível a inversão do papeis (o lutador que está por baixo fazendo guarda termina o movimento por cima, e vice e versa). Para que seja contabilizada na pontuação do Jiu Jitsu competitivo, quando o lutador terminar a raspagem e estiver por cima, este deverá sustentar a posição por no mínimo 3 segundos.

Como executar uma raspagem no Jiu Jitsu?

Como executar uma raspagem no Jiu Jitsu, está intimamente ligado a forma com que você faz guarda e principalmente qual a guarda que você está fazendo. Para saber um pouco mais sobre as guardas existentes no Jiu Jitsu, você pode acessar este link e tirar as suas dúvidas nos comentários: Guia Completo Sobre os tipos de guarda no Jiu Jitsu

Para executar uma boa raspagem no Jiu Jitsu, você precisa saber fazer o movimento, de nada adianta tentar raspar de qualquer jeito, vai acabar com o adversário no seu 100 quilos, ou então montado. Você precisa ter confiança no movimento, a execução de uma raspagem deve ser precisa e sem erros. Estar atento ao contra-ataque, ao terminar a execução de uma raspagem o adversário não vai gostar e vai tentar de todas as formas reverter a situação, portanto a estabilização da posição é de fundamental importância. 

Quais as etapas para a execução de uma boa raspagem?

Acredito que as principais etapas para a execução de uma boa raspagem, sejam as Pegadas, o Desequilíbrio e a Estabilização

Pegadas

Fazer uma boa pegada, é sinônimo de ter controle sobre o adversário, e conforme mencionado no tópico anterior.

A raspagem no Jiu Jitsu está intimamente ligada a fazer guarda, e você só consegue fazer guarda de maneira efetiva se estiver fazendo boas pegadas.  Seja nas mangas, nas lapelas, na calça ou na faixa, as pegadas devem ser firmes e fortes a ponto de ser possível movimentar o adversário para a posição que deseja. Lembre-se a pegada não é feita apenas utilizando as mãos, as pernas e os pés tem papel fundamental neste assunto, pois ajudam muito a ter controle sobre o adversário.

Desequilíbrio

Esta é a etapa que eu considero a crucial quando se executa uma boa raspagem.

Afinal, Desequilibrar o adversário, consiste basicamente em duas ações: Movimento e Alavanca. Estas duas ações sincronizadas farão com que você consiga executar uma boa raspagem no Jiu Jitsu.

Movimento

Movimento é basicamente mexer o adversário a ponto de movimentar o seu centro de gravidade, e deixa-lo instável. Da mesma forma, no momento que ele estiver instável, você se utilizar da próxima ação para progredir na raspagem;

Alavanca

Alavanca segundo a física é um objeto utilizado com um ponto de apoio, para multiplicar a força mecânica a ser aplicada em outro objeto.

No Jiu Jitsu a alavanca pode ser um braço, ou uma perna, mas sempre será o membro que fará com que você consiga concluir a raspagem.

Estabilização

A Estabilização é momento final do movimento, nesta etapa você já desequilibrou o adversário e já está por cima. Esta etapa requer muito cuidado por parte de quem executou a raspagem, pois o adversário não vai ficar parado, ele irá fazer muito esforço para que a raspagem não seja concretizada. Existe diversas formas de estabilização, seja ela no 100 quilos, na meia guarda, na montada. As duvidas em relação a qual a melhor forma de estabilizar em cada posição você deve tirar com o seu professor. Mas nos damos algumas dicas:

100 quilos

Quando estiver no 100 quilos, você deve estabilizar a posição abraçando a cabeça do oponente, e colocando o joelho colado ao quadril, conforme mostra a foto abaixo:

100 kg no jiu jitsu

Meia Guarda

Existem duas formas bastante utilizadas de estabilizar na meia guarda, as duas consistem em abraçar a cabeça do adversário, e com a perna que está solta você deve matar o quadril do adversário.

Porém, existem duas formas de se trabalhar com a mão que está solta, uma delas é conter o quadril do adversário (foto 1), e a outra é dominando a penas do adversário (foto 2) confira:

Meia guarda no Jiu Jitsu
Meia guarda no Jiu Jitsu

Montada

Você raspou o adversário e conseguiu cair montado, nesta posição a estabilização é mais difícil, tendo em vista que se você conseguir concluir a técnica, o adversário estará no maior prejuízo pois você ganhará 6 pontos! (2 da raspagem e 4 da montada).

Uma forma bastante utilizada para conseguir estabilizar a montada é o famoso “espalha frango”, que consiste em você dominar os braços do adversário, e com as suas duas pernas coloca-las em forma de gancho nas pernas do adversário, forçando o quadril para baixo, e estendendo as pernas, conforme você pode conferir nas fotos abaixo:

Montada no Jiu Jitsu
Montada no Jiu Jitsu

Estas são as únicas formas de estabilizar?

Claro que não!, Sugiro que você assista a um campeonato onde iniciantes estão lutando, a maioria das raspagens não acontecem, pois o atleta se descuida no momento de estabilizar e acaba perdendo a posição.

Todas as formas de estabilização apresentadas aqui, são apenas uma amostra do que pode ser feito.

O Jiu Jitsu, é uma arte marcial em que você deve adaptar os movimentos para o se estilo e para o seu biotipo, portanto, a melhor pessoa para orientar você neste processo é o seu professor, não tenha medo em perguntar quando estiver com duvidas, tenho certeza que ele terá o maior prazer em ajudar.

Quais os tipos de raspagens que mais acontecem no Jiu Jitsu?

Listei abaixo 4 tipos de raspagens que são as mais comuns no Jiu Jitsu atual, e cada uma delas tem um link para postagem do nosso site, onde mostramos um exemplo de como elas podem ser executadas, confira:

Postagem sobre Raspagem da Guarda Fechada
Post sobre Raspagem da Meia Guarda
Raspagem da Guarda Aranha
Berimbolo

Para todo tipo de guarda (confira os tipos de guarda aqui), existe uma quantidade imensa de técnicas de raspagem, sendo assim, todas tem seus detalhes, suas variações e sua eficiência.

Fique ligado em nosso site, que regularmente postamos posições que podem agregar significativamente ao seu jogo!

Bons Estudos! Oss!

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu:

Camisetas de Jiu Jitsu – Encontre variedade de camisetas para o seu treino na Harai. Usando o código de desconto: MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Guia Completo para Iniciantes de Jiu Jitsu – tudo que precisa saber para começar no Jiu Jitsu. Clique aqui para acessar

Canal do YouTube sobre Jiu Jitsu – Aprenda mais sobre técnicas e histórias do Jiu Jitsu em nosso canal. Clique aqui para acessar

Kimonos de qualidade – Adquira seu Kimono na StormStrong. Com o desconto MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Ebook sobre Jiu Jitsu – Conheça a origem do Jiu Jitsu de forma rápida e fácil baixando o nosso Ebook. Clique aqui para acessar

Livros de Jiu Jitsu que eu recomendo:

Treine sua pegada no Jiu Jitsu com:

Algumas dos links acima são links de afiliados, o que significa que, assim sendo sem custo adicional para você, eu ganho uma pequena comissão se você clicar e fazer uma compra. Além disso, permite que eu continue oferecendo conteúdo gratuito e de qualidade.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...