quinta-feira, março 28, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Jiu Jitsu – 5 sinais de que você está treinando demais!

treino-jiu-jitsu
 

Vídeo 5 Sinais que você está treinando DEMAIS

 

Jiu Jitsu – 5 sinais de que você está treinando demais!

 
Quando eu comecei a treinar Jiu Jitsu, eu tinha uma obsessão com a quantidade de treinos que eu faria. Chegava a fazer 3 treinos em uma unica noite, eu chegava na academia as 18:00 e saia as 23:30. 
 
Eu tinha como objetivo fazer mais treinos, para que em cada treino eu pudesse tentar avançar um pouco mais do que no treino anterior. Se eu não treinasse pelo menos 2 vezes por dia, me sentia culpado e pensava que aquele dia tinha sido jogado fora. Na época, a minha lógica era bem simples, quando mais tempo eu passo no tatame, mais técnicas eu absorvo, e mais rápido evoluo. 
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu
 
Você vai concordar comigo que uma das coisas mais legais no Jiu Jitsu, é que podemos utiliza-lo como ferramenta para a nossa evolução pessoal. É muito bom olhar uma posição, tentar fazer e não conseguir, mas depois de treinar bastante conseguir executa-la com êxito. Perceber sua evolução na habilidade e na capacidade em fazer os movimentos, é muito prazeroso.
 
Se alguém lhe dizer que você conseguirá todos os seus objetivos dentro do Jiu Jitsu, treinando pouco, ou não se esforçando, ou esta pessoa não entende nada de Jiu Jitsu, ou ela está mentindo pra você. O treinamento é a unica forma de evolução dentro do Jiu Jitsu. E o tema desde artigo é a relação entre quantidade de treinos versus a frequência de treinos, e eu tenho uma opinião bem formada sobre isso.
 
Quando se trata de Jiu Jitsu, muitas vezes o “menos” é sempre “mais”, você não precisa ser um acrobata para passar a guarda, pode fazer o simples, e você não precisa ter a flexibilidade de um ginasta para fazer guarda, basta adaptar seu jogo. Você pode analisar os campeonatos de faixas preta, em 90% dos casos são as posições simples que funcionam, as elaboradas e mais plásticas, dificilmente decidem uma luta.
 
 
E quando digo que muitas vezes o “menos” é “mais” estou falando principalmente da quantidade de treinos, pois na minha opinião muitos lutadores de Jiu Jitsu, vivem em eterno overtraining, e isso definitivamente é um limitante que sabota os seus resultados.
 
 

Overtraining e Jiu Jitsu

Overtraining tem por definição, nomear o excesso de treinamento, ou seja, quando uma pessoa treina de forma inadequada não respeitando os intervalos ou o tempo de recuperação. Ela treina sem um planejamento de volume x intensidade x pausas x recuperação dos treinos.
 
Temos que ter em mente que nosso corpo, absorve as cargas de treinamento de forma acumulativa, e isso quer dizer que se treinamos de forma excessiva sem respeitar os tempos de intervalo nosso corpo chegará ao limite, e não absorverá mais os treinamentos, e ainda por cima estará predisposto a lesões.
 
 
Abaixo listamos alguns sinais, que podem indicar que você está treinando demais:
 
 

1. Os reflexos estão demorados

 
Você está sendo raspado com facilidade, está perdendo muitas finalizações, e está insistindo demais em uma determinada posição sem ter efetividade, isto é sinal que seus reflexos estão demorados! Uma pesquisa com atletas olímpicos russos mostrou que excesso de treinos retarda os reflexos. Esta é uma das primeiras coisas que notamos quando uma pessoa está em Overtraining.
 
 

2. Falta de motivação para treinar

 
Eu concordo que as vezes é preguiça mesmo! mas aquela vontade repetida de ficar em casa, ou então quando o seu professor pede para repetir a posição 20 vezes para cada lado, e você não faz nem a metade, isso pode ser fadiga metal.  E a fadiga metal é como se o cérebro nos avisasse que estamos passando muito tempo fazendo a mesma coisa.
 
 

3. Você começa a aumentar o percentual de gordura

 
Você pode estar treinando 6 vezes por semana, mas perceber que seu corpo está ficando mais leve. Pelo excesso de treino, você pode estar queimando massa magra ao invés de gordura, o que fará com que eu percentual de gordura aumente, e seus ganhos diminuam. 
 
 

4. Dores musculares e cansaço constantes

 
Sabemos que infelizmente, a dor e as pequenas lesões são companheiras inseparáveis dos atletas. E Jiu Jitsu lesões nos dedos, dores musculares nos bracos e nas pernas são comuns. O problema é quando estas pequenas lesões, são aliadas ao “cansaço geral”, pode ser sinal que o seu corpo está lutando para lidar com ritmo e a frequência dos seus treinamentos.
 
 

5. Você fica doente com facilidade

 
Seu corpo está destinando os recursos para aquentar a carga de treinos, o que pode fazer com que sua imunidade fique mais baixa, portanto, dor de cabeça frequente, resfriados e gripes constantes, podem indicar que você está em overtraining.
 
 

O que fazer para não prejudicar o meu Jiu Jitsu?

 
Não tenha medo de tirar uma folga dos treinos de Jiu Jitsu. Eu sei que é estranho mas, às vezes treinando menos você irá melhorar o seu Jiu Jitsu, pois o corpo humano faz a sua recuperação durante o descanso. Vários especializas apontam que o descanso é tão importante quanto o treinamento. 
 
Você irá assimilar as técnicas de Jiu Jitsu de forma mais rápida e eficiente se estiver descansado. e isso sem falar que é bem melhor fazer um treino com o corpo e a mente revigorados, do que fazer três ou quatro treinos se sentindo apático, aborrecido e cansado.
 
Saulo Ribeiro, um dos maiores lutadores de Jiu Jitsu da história, em uma entrevista a um tempo atrás disse que ele tira de folga até duas semanas antes de uma grande competição.
 
Todo lutador de Jiu Jitsu, é um artista marcial, e como todo artista as vezes é necessário dar um passo para trás para analisar a sua tela. Tenho por regra algumas vezes por ano me desligar do totalmente do Jiu Jitsu por uma semana ou duas semanas. Ao “desligar” quero dizer realmente não ver e não fazer nada relacionado ao Jiu Jitsu. Isso significa que não assisto videos no Youtube, não leio revistas, e não fico pensando nas posições. 
 
Eu sei, é realmente muito difícil fazer isso, principalmente com algo que já é parte da minha identidade, mas garanto que vale a pena! – Pois quando eu volto para o tatame, me sinto mais leve, mais renovado e mais animado no que se refere ao Jiu Jitsu do que antes.
 
E se eu puder dar uma dica, experimente um descanso! O Jiu-Jitsu sempre será Jiu Jitsu, e vai estar lá quando você voltar. Eu prometo. =)
 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...