Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Novas Regras Jiu Jitsu Março 2015

Novas Regras Jiu Jitsu - 30 de Março 2015


Como todos sabem o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu, sempre traz o melhor conteúdo sobre Jiu Jitsu, se quiser ficar ligado em tudo que acontece no nosso mundo é só acessar nosso site, que sempre tem conteúdo de qualidade disponível.
E como sempre estamos ligados no que está acontecendo, ontem dia 30/03, saiu uma atualização das regras da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu), e da IBJJF (Internacional Brazilian Jiu Jitsu Fereration), que começam a valer para as competições a partir de 30 de Março de 2015.

 Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Regras Atuais do Jiu Jitsu


Esta postagem não irá falar sobre todas as regras do Jiu Jitsu, para isto temos uma postagem especial que compreende todas os aspectos, e você pode acessar "Regras do Jiu Jitsu Competitivo", postagem simples e de leitura fácil que você poderá tirar suas duvidas, deixo aqui também o link para ser baixado o Livros de Regras diretamente do site da CBJJ, se liga ai: Livro de Regras

Atualização das regras do Jiu Jitsu


 A atualização das regras disponibilizada em 30 de Março de 2015, compreende aspectos importantes e que já provocaram diversas discussões nas competições oficiais, Segue a lista das principais mudanças:

Recursos de Vídeo e Replay


"Novo ponto: 1.2.2 - 

Quando considerar necessário, a IBJJF utilizará dois árbitros adicionais com acesso a recurso de video e replay para correção da marcação de pontos, vantagens e punições no placar. 

● A correção de qualquer pontuação ou punição assinalada pelo arbitro central só acontecerá em caso de concordância entre os dois árbitros com acesso a recurso de video e replay. 

● Após concordarem que uma correção de pontuação ou punição deve ser realizada, os árbitros com acesso a recurso de video e replay comunicarão a mudança ao árbitro central por sistema de rádio. 

● O árbitro central e os árbitros laterais não poderão contestar a decisão dos dois árbitros com acesso a recurso de video e replay."

Comentário: Grande avanço da confederação, sou totalmente partidário a utilização de recursos tecnológicos para tirar duvidas e ser o mais justo possível nas decisões. E convenhamos, as competições de Jiu Jitsu devido a grandiosidade dos eventos, não podem mais correr o risco de terem o resultado prejudicado em função de um erro de arbitragem. Parabéns pela decisão!



Vantagem da 50/50

"Novo ponto:
5.8.4 Não haverá vantagem de raspagens que comecem e terminem em situação de guarda 50/50."

Comentário: Chega de amarração, quer ganhar a luta vai pra cima! 



Queda Suplex

"Novo ponto do item 6.3.2: 

● Realizar a técnica de queda suplex jogando o adversário de cabeça ou pescoço ao solo. 

A queda Suplex é definida pela movimentação em que um dos atletas cintura e levanta o oponente para derrubá-lo de costas ou de lado ao solo. O uso desta técnica continua sendo permitida desde que essa movimentação não leve o adversário de cabeça ou pescoço ao solo. "

Comentário: Integridade física do atleta em primeiro lugar, na minha opinião mais uma decisão acertada da confederação. 


Fechamento de Categoria


No item 6.3 do livro de regras do Jiu Jitsu onde são tratadas as Faltas Gravíssimas, na parte onde fala sobre as faltas disciplinares, foi colocado mais um item que fala sobre a postura no fechamento da categoria.

"● Quando um ou os dois atletas desrespeitam a seriedade da competição ao realizarem ato de simulação de combate ao fechar uma categoria."


Comentário: Este ponto, pra mim para o meu entendimento não ficou muito claro, os atletas que estiverem fechando a categoria, serão obrigados a lutar? ou esta falta é apenas para que os subirem ao tatame e simularem uma luta?, e se ninguém subir e alguém apenas abrir para o outro ser campeão, será punido?. Se alguém da CBJJ, estiver lendo e puder tirar as duvidas eu agradeço!


Faixa Branca - Pular para Guarda Fechada


"Nas categorias de faixa branca é proibida a movimentação em que o atleta pula para colocar o adversário que está em pé na guarda fechada. Quando tal movimentação ocorrer, o árbitro reiniciará a luta com os dois atletas em pé. "

Comentário: Concordo plenamente com este ponto, cansei de ver em campeonato faixa branca pulando para a guarda de forma desengonçada, correndo o risco de machucar o adversário. Apenas faço um comentário, é que muitos atletas utilizam o "pulo" para rapidamente aplicar um armlock ou um triângulo, cabe ao arbitro conseguir interpretar estas movimentações. 


Exigências de Uniforme

"Nova redação: 
8.1.3 Os kimonos devem ser inteiramente das cores branco, azul royal ou preto. Não são aceitos kimonos com paletós e calças de cores diferentes, assim como não serão aceitos kimonos com golas de cores diferentes. Não é permitido o uso de camisas por baixo do kimono (com exceção do feminino, que deve respeitar o item 8.1.4).

 8.1.4 Na categoria feminino, é obrigatório o uso de camisa de tecido elástico colada ao corpo por debaixo do kimono, com mangas curtas ou compridas, sem a necessidade de respeitar as exigências em relação a cor da faixa de graduação. Também é permitido o uso de roupa de banho em peça única (maiô) ou top de ginástica.

8.1.8 A calça do kimono deve ter comprimento mínimo de 5 cm acima do maléolo tibial (osso do tornozelo). Para a categoria masculino fica proibido utilizar qualquer tipo de calça por baixo da calça do kimono. Para a categoria feminino, fica permitido o uso de calça de material elástico colada ao corpo por debaixo da calça do kimono, desde que seja de comprimento menor do que a calça do kimono.

Nova redação do item 8.1.14:
• Homens: Bermuda nas cores preta, branca ou preta com branca, com até 50% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados por costura, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho. 
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta e branca, e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas. 

• Mulheres: Short, calça de tecido elástico (colado ao corpo) ou bermuda nas cores preta, branca ou preta com branca, com até 50% na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda sem bolsos ou com bolsos completamente fechados por costura, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco a adversária, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho. 
Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta e branca, e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.  

Novo ponto: 
8.3.5 Proibições referentes a patches e inscrições presentes nos uniformes 1. Não serão permitidos patches ou inscrições que contenham frases, símbolos ou slogans ofensivos a gênero, orientação sexual, etnia, cultura, religião e ideologias políticas. 2. Não serão permitidos patches ou inscrições que contenham frases, símbolos ou slogans que façam apologia à violência, vandalismo, atos sexuais, drogas, álcool e tabaco. 

Novo ponto no item 8.3.8: 
● Também é permitido o uso de uma cobertura de cabeça unificada com a camisa na descrição do uniforme feminino, que deve ser de material elástico e que cubra o pescoço, orelhas e toda a parte do cabelo, semelhante a uma roupa de mergulho, de cor totalmente preta. Apenas a parte do rosto deve estar totalmente descoberta. "


Comentário: Todos os pontos são válidos, nada mais justo do que termos um padrão bem definido de uniformes para a competição. Nos pontos que proíbem a utilização de patches com inscrições e frases ofensivas a gênero, orientação sexual, etnia, cultura e religião, acredito que o Jiu Jitsu é uma ferramenta de integração social, e deve respeitar a as opções de cada um, e cada um deve saber o seu limite em relação aos demais.  Por tanto, também concordo. E mais uma vez parabéns a CBJJ pelo adendo a regra onde permite a utilização de uma cobertura de cabeça no vestuário feminino, que permite as atletas muçulmanas utilizarem e assim respeitar a sua religião.


Todo este texto foi feito com base no arquivo disponibilizado pela CBJJ e IBJJF, em formato de Guia que pode ser acessado aqui: Guia de Alteração da Regra 2015

Dúvidas, não exite em consultar a regra disponibilizada pela confederação: Livro de Regras

Mas se tiver alguma duvida que possamos esclarecer, por favor faça nos comentários!

Abraço Bons treinos!



E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!





Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!









Nenhum comentário