Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

7 Itens indispensáveis na mochila de um lutador de jiu jitsu



Uma rotina de diária de treinos, exige do atleta muito mais que preparo físico, exige disciplina, força de vontade, mas acima de tudo planejamento. Um lutador de Jiu Jitsu, tem que planejar como será sua semana, em termos de alimentação, de horários de treino e de trabalho (infelizmente poucos conseguem viver apenas lutando Jiu Jitsu), quais os kimonos que ele vai utilizar, separar o chinelo, as toalhas, a suplementação, e os equipamentos que serão necessários para que consiga "vencer" a semana.
O intuito desta postagem é listar algumas coisas indispensáveis para o lutador de Jiu Jitsu ter em sua mochila, confira e veja se você concorda.
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Vídeo do nosso canal no YouTube

Confira nosso vídeo sobre os 7 itens indispensáveis na mochila de um lutador de Jiu Jitsu

  

Kimono/ Faixa


Tá eu sei, isso é mais lógico que o resultado de uma luta entre eu e o Buchecha, mas ainda tem gente que consegue esquecer o kimono e a faixa, para piorar alguns ainda vem com a aquela velha desculpa:

"- Sensei, eu vim sem kimono por que minha mãe lavou, mas ainda não secou"

Tenho duas observações em relação a isso:

1- Se sua mãe ainda lava os seus kimonos, e você é maior de 18 anos, já está mais do que na hora de você criar vergonha na cara, se tornar homenzinho, e cuidar das suas coisas! Se não sabe como cuidar do seu kimono, acesse aqui e aprenda: 15 dicas indispensáveis para cuidar do seu kimono

2- Se seu kimono ainda não está seco, a tempo do seu treino, a culpa é única e somente sua, pois eu em mais de 6 anos de treinos, nunca perdi um treino por este motivo. Tem que planejar a data e o horário de lavagem dos kimonos, e se você não tiver uma secadora, e você perceber, um dia antes, que o seu kimono não vai estar seco a tempo do treino, você pode apelar e colocar atrás da velha e boa geladeira, sempre funciona! mas lembre-se, isso somente em casos extremos, geladeira é para refrigerar alimentos e não para secar kimono de marmanjo mimado!

Chinelo


Eu vim de uma escola de Jiu Jitsu, em que meu primeiro professor, Sensei Reinaldo Packer, teve sua origem dentro das artes marciais no Judô, e hoje é faixa vermelha e branca, então aprendi a ter uma disciplina dentro do tatame, que é raro você encontrar atualmente nas escolas de Jiu Jitsu. Fazer saudação ao entrar em sair do tatame, cumprimentar por ordem de graduação, e em respeito a você e aos companheiros de treino nunca sair do tatame descalço, e é ai que entra a necessidade do chinelo, pois é prático, rápido, e não demanda muito tempo em calçar. 

Convenhamos que é muito melhor do que calçar o tênis/ sapato, ou "roubar" a havaianas do companheiro toda vez que for tomar água. Este item na minha opinião faz parte do uniforme do lutador, e tem a mesma importância do Kimono e da faixa que foram citados acima.


Esparadrapo


Este item eu acho muito importante para lutadores de Jiu Jitsu, principalmente nos treinos, onde temos que prezar pela nossa integridade física. O esparadrapo é um grande aliado do lutador de Jiu Jitsu, seja para envolver os dedos das mãos ou dos pés, seja para firmar os pulsos, seja para encobrir algum corte, seja para receber algum grau na faixa (essa utilidade você gostou hein?? safado!!), o esparadrapo é versátil, prático e de grande utilidade.


Suplementação


Aguentar uma rotina forte de treinos não é pra qualquer um, e você pode ter certeza que nem os mais fodões atletas profissionais ficam sem a suplementação. Imagina então você, que reveza um período de de trabalho estressante, com o sonho de ser um atleta profissional ou então de chegar a faixa preta. Invariavelmente todos precisam de uma "ajudinha" para manter a dieta e segurar os treinos. É ai que entra a suplementação, não sou nenhum profissional da área, e não quero dizer o que você tem que tomar antes e depois dos treinos, apenas sei que PRECISA tomar. 

Cada caso é um caso, uns terão que suplementar com termogênico, bcaa, whey, outros apenas bcaa e whey, e quem pode te dizer, é um profissional da área, por tanto procure se informar e faça uma consulta, pois a suplementação é item fundamental dentro da mochila de um lutador de Jiu Jitsu.


Roupa para Submission (NoGI)



Geralmente no verão as academias de Jiu Jitsu, buscam fugir do calor e promovem treinos de Submission, Jiu Jitsu sem kimono, ou NoGI como preferirem. Por tanto, é muito importante você ter em sua mochila uma bermuda de fightwear (não serve aquelas bermudas de tiozão), e uma rashguard. Se você não tiver uma Rashguard, pode utilizar uma camiseta, desde que seja mais colada ao corpo. 

Desodorante


Este item é bem importante, o treino de Jiu Jitsu na verdade é uma troca, (sem viadagem!) eu disponibilizo meu corpo para meu companheiro treinar e ele disponibiliza o dele. Embora existam alternativas para treinar Jiu Jitsu sozinho, elas são apenas para você não ficar parado, você só vai conseguir evoluir no Jiu Jitsu treinando com seus companheiros. Por tanto, se eu vou me disponibilizar a treinar com alguém, eu tenho que ter certeza que estou em plenas condições de fornecer um bom treino, e que meu companheiro vai se preocupar apenas em treinar, e nada mais que isso. Infelizmente já treinar com pessoas, em que não dava nem para chegar perto, que o cheiro era insuportável, imagina só esse cara passando a sua guarda e abraçando a cabeça? não tem cristão no mundo que aguente!

Por tanto, meus companheiros desodorante é fundamental você deve aplicar antes de qualquer treinamento. Às vezes você acha que não tem cheiro de asa por estar acostumado, mas seus companheiros podem acabar sentindo, e dificilmente irão falar, eles apenas vão evitar treinar com você.

Ah... e de nada adianta passar desodorante se você já estiver fedido! dê um jeito de tomar banho, para posteriormente passar o desodorante ;)

Lanche rápido




Eu sei muito bem como a vida anda corrida, sei que as vezes não temos tempo para nos alimentar direito e as outras coisas acabam sendo prioridade. Por tanto, a dica é, tenha sempre um lanche rápido dentro da sua mochila, pode ser uma fruta, uma barra de proteína, ou até um lanche mesmo (pão com alguma coisa), mas algo que seja rápido e que você possa fazer em qualquer lugar, sem precisar de micro-ondas, ou geladeira. Isso vai servir quando bater aquela larica e vai evitar que você meta o pé na jaca e saia da dieta.

E você, o que acha indispensável ter na sua mochila de Jiu Jitsu? Escreva nos comentários!

Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!





Confira nossas áreas exclusivas:

Dicas e Conselhos
Finalizações Guarda Aberta / Guarda Fechada / Meia Guarda / Costas / Montada / 100 quilos
Passagens de Guarda
Raspagens
Defesas
Quedas

Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Oss!






Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

7 comentários:

  1. Muito massa as dicas principalmente a de dar desculpas dizendo q o kimono esta molhado, ja fiz muito isso só que emprestei do meu mestre que tem o mesmo corpo que eu para treinar.
    Irei tomar vergonha na cara agora e organizar meu tempo de lavagem de kimono. Obrigado pelas dicas Oss!

    ResponderExcluir
  2. Para as mulheres é indispensável o amarrador, sempre ter uns dois de reserva. A garrafa também,no meu caso eu sempre deixo no carro

    ResponderExcluir
  3. TUDO ISTO MAIS PROTETOR DE BOCA, DESCONGESTIONANTE NASAL E CORTADOR DE UNHAS

    ResponderExcluir
  4. Olá rapaz !!

    Estou iniciando na arte suave, e encontrei este espaço que é muito esclarecedor, um conforto e bússola para os iniciantes na arte.
    Mas além de te parabenizar,gostaria de comentar a falta que sinto de espaços como este focado nas particularidades femininas, não encontrei nada satisfatório, nada que atendesse as necessidades, suprisse as questões de como conciliar a natureza feminina com os treinos de jiu.

    Você tem conhecimento de algum espaço que atenda essa questão? Ou até mesmo umas matérias com convidadas no teu site, abordando a dinâmica do jiu no universo feminino.
    Sou a única menina da minha turma, é um pouco tenso lidar com certas coisas sozinha.

    Obg

    ResponderExcluir
  5. Qual a sua opinião sobre o uso regular da coquilha nos treinos.

    ResponderExcluir