Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Jiu Jitsu - Devemos cruzar as pernas no ArmLock?



Salve, Salve Guerreiros! tudo certo?

O tema de hoje é um tanto quanto polêmico, devemos ou não devemos cruzar as pernas no ArmLock?


Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Já vi em alguns campeonatos, professores instruindo alunos a cruzarem as pernas para manter mais controle sobre o adversário, outros literalmente brigando com seus alunos, por eles terem cruzado as pernas e dado a chance do adversário fazer a defesa, mas o que realmente é certo

?

Devemos cruzar as pernas no ArmLock?


Em todo esse tempo que treino Jiu Jitsu, todos os professores que eu tive me ensinaram que NÃO devemos cruzar as pernas, pois quando cruzamos, aliviamos a pressão sobre a cabeça do adversário, o que pode proporcioná-lo chances de executar a defesa e tirar o braço. 
Lembro que a primeira vez que executei o armlock, cruzar as pernas foi algo instintivo, pois cruzando as pernas senti mais segurança, e achava que era a melhor forma de "segurar" o adversário. Mesmo meu professor explicando que devemos manter os pés paralelos, e juntar os joelhos, foi algo difícil de assimilar, e conseguir tirar esse "vício" de cruzar as pernas.

Com o passar do tempo, dos treinos, e após executar muitas repetições, foi possível assimilar a forma mais técnica de aplicar o armlock.

Porém, quando eu vi a luta abaixo, entre Roger Gracie e Rodrigo Comprido, voltei a fazer este questionamento, Devemos ou não, cruzar as pernas no ArmLock?


Neste luta, Roger Gracie finaliza utilizando o ArmLock partindo da montada, e quando ele dá o bote no braço, nitidamente cruza as duas pernas, e neste momento, fiquei me perguntado, teria Roger Gracie cometido um erro técnico?, Confira e tire suas conclusões:


Luta entre Roger Gracie e Rodrigo Comprido






Sinceramente acredito que não. E isso me fez lembrar de uma frase de um dos meus professores:



"Técnica boa, é aquela que funciona pra você!"



E pelo que podemos perceber, esta técnica funcionou para Roger Gracie!


Conclusão

Acredito que podemos tirar como ensinamento deste caso, é que se você está executando uma técnica e ela está funcionando, o caminho é continuar fazendo. Porém, se você estiver fazendo de um jeito que está abrindo brechas para o adversário fazer a defesa, creio que seja o momento de fazer um refino técnico nesta posição, e rever a execução.

Portanto, se você se sente bem fazendo, e está funcionando, continue! Isto serve tanto para a cruzada de pernas no ArmLock, como para qualquer outra posição.

O Jiu Jitsu, sempre nos dá a oportunidade de moldarmos as posições para nosso estilo e biotipo, devemos nos sentir bem quando estamos lutando.

E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Confira nossas áreas exclusivas:



Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

Nenhum comentário