Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

O Melhor Dicionário de Jiu Jitsu


 


E ai Guerreiros, tudo certo?

    Quando iniciamos no Jiu Jitsu, recebemos um turbilhão de informações, movimentos, posições, ataques, defesas, etc... Muitas vezes estas informações, são acompanhadas de expressões que só quem é Jiu Jiteiro conheçe e sabe o que significa, e o iniciante as vezes acaba não entendendo nada.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


    Para facilitar a vida dos faixas brancas e iniciantes em geral, criamos o nosso Dicionário de Jiu Jitsu, com o intuito de abranger todas as expressões que são utilizadas dentro do tatame.

    Chamei este dicionário de Melhor Dicionário de Jiu Jitsu, por que você vai me ajudar a torna-lo cada vez melhor!

    Este é um trabalho que sempre estará incompleto, pois cada dia que passa, novas e mais novas expressões são criadas e reformuladas, por tanto preciso da sua ajuda! Utilize os comentário para colocar palavras que ainda não estejam neste dicionário, que farei questão de inclui-las!


Palavras e termos que começam com "A"



Absoluto 

Categoria de luta, em que não há limite e nem distinção de peso para os lutadores.

ADCC 

Abu Dhabi Combat Club, trata-se do maior campeonato de luta agarrada do mundo (grappling), que foi fundado em 1998, pelo Sheike Tahnoon Bin Zayed Al-Nay Nan


adcc


Alavanca 

Trata-se de uma barra de material resistente usada para mover objetos grandes e pesados. No Jiu Jitsu, utiliza-se o princípio da alavanca para potenciar a força de um golpe.

Amarelão 

Termo dado a pessoas que se inscrevem nos campeonatos, mas quando veem quais lutadores irão enfrentar, acabam não lutando por medo.

Amarrão 

Aquele que procura fazer um anti-jiujitsu, faz um ponto e trava o oponente para que ele não faça mais nada, e como consequência disso acaba não fazendo nada também, o que deixa a luta chata e sem movimentação.

Amasso 

Trata-se de quando o passar de guarda, faz muita pressão sobre o guardeiro, literalmente amassando-o contra o solo.

Americana 

Trata de uma chave de ombro, é uma finalização em forma de alavanca feita com os braços.

Americana no pé 

Trata-se de uma finalização, uma chave de pé, que consiste em envolver uma das mãos segurando os dedos e a pontos do pé do oponente, enquanto a outra faz pegada no punho da mão que ataca, posicionando o antebraço na panturrilha criando pressão e girando o pé e o tornozelo. No Jiu Jitsu, somente pode ser aplicada apartir da faixa marrom.


americana-no-pe-jiu-jitsu


Antecipar 

Trata-se da habilidade de identificar a ação do oponente antes mesmo que seja executada, permitindo ao lutador contra-atacar antes mesmo de ter sofrido o ataque. O Jiu Jitsu, é um dos esportes em que mais exige esta habilidade.


Apaga mais não bate 


Lutador que não se entrega de maneira facil em uma luta, termo utilizado para dizer que o lutador prefere apagar (desmaiar), do que bater (desistir da luta dando os três tapinhas). Geralmente este tipo de lutador acaba se lesionando.

Arm-bar 

Termo em inglês que significa "Chave de braço" (procure por Chave de Braço)

Arm-Drag 

A tradução literal é "Arrastar o braço", trata-se de uma posição no Jiu Jitsu que consiste em dominar o punho e o tríceps do adversário puxando, com o intuito de dominar as costas do oponente.

Arm-lock 

Termo em inglês que significa "Chave de braço" (procure por Chave de Braço). Veja um exemplo de Arm-Lock no link Jiu Jitsu - Arm Lock da Montada


Arrochar 


Significa apertar, termo muito utilizado quando estamos com uma finalização encaixada, e devemos "arrochar". 

Palavras e termos que começam com "B"


Baiana 

Técnica de projeção/ Queda em que o atleta agarra as duas pernas do adversário, desequilibrando e projetando ao solo. 


Berimbolo

Técnica de raspagem no Jiu Jitsu, tem o intuito principal pegar as costas do oponente, porém possui inumeras variações, podendo ser aplicada em diversas situações. Acesse Guia Completo do Berimbolo


BJJ 

Abreviação de "Brazilian Jiu Jitsu", que por sua vez, significa Jiu Jitsu Brasileiro, que trata-se especificamente do Jiu Jitsu desenvolvido por Hélio Gracie

Botinha 

Chave de pé, muito comum em competições de Jiu Jitsu, principalmente por ser permitida a lutadores de faixas coloridas. 

Palavras e termos que começam com "C"


Categorias 

Divisões de pesos que separam os atletas de acordo com o peso corporal.

Chave de Braço 

Finalização que consiste em forçar a articulação do cotovelo, através de alguma técnica de Jiu Jitsu. A mais técnica mais comum é colocar o braço do adversário entre as pernas, colocar o cotovelo na altura do quadril, segurar no pulso e fazer pressão elevando o quadril.


chave-de-braco-jiu-jitsu

Chave de Ombro 

Finalização que consiste em forçar a articulação do ombro, em uma direção contrário ao movimento natural da articulação.

Chave de Perna 

Finalização que consiste em forçar a articulação do joelho, através de alguma técnica de Jiu Jitsu. A mais técnica mais comum é colocar a perna do adversário entre as pernas, colocar a parte da frente do joelho do oponente na altura do quadril, segurar no tornozelo e fazer pressão contra o joelho. Acesse um exemplo no link Jiu Jitsu - Leg Lock da Guarda Fechada

Choke 

Termo em inglês, que significa "Estrangulamento".

Cinturar 

Significa segurar o adversário pela cintura, a partir das costas.

Creonte 

Expressão utilizada por Carlson Gracie para denominar os "traidores", lutadores que treinavam em uma academia, e quando estavam casca-grossa, trocam de academia e de equipe.

Crucifixo 

Trata-se de pelas costas, dominas um dos braços do oponente utilizando as pernas, e dominar o outro braço do oponente utilizando os próprios braços. 

Palavras e termos que começam com "D"


D’arce Choke 

Termo em Inglês, que significa "Estrangulamento D'arce", o nome D'arce foi dado em função do lutador Joe D’Arce, que costumava utilizar esta técnica em competições. Este estrangulamento também é conhecido como "Brabo Choke", e trata-se de variação do triângulo de mão.

Decisão 

Luta em que não houve finalização, e nem superioridade em pontuação, aquela que fica a critério do Juiz decidir o vencedor.

Desqualificação 

Derrota que é aplicada ao lutador que infringe as regras da competição.

Double-Leg 

Termo em inglês, que significa "Duas pernas", trata-se de uma queda muito utilizada no Jiu Jitsu onde se atacam as duas pernas do oponente. Acesse um exemplo em Como aplicar o Double Leg no Jiu Jitsu - Ramon Lemos


double-leg-jiu-jitsu


Palavras e termos que começam com "E"


Espalhar o frango 

Gíria utilizada para designar o ato em quem o lutador que está nas costas do adversário, coloca os ganchos entre as pernas oponente, forçando os ganchos e o quadril a pontos de deixar o adversário colocado com a barriga no chão. 

Estrangulamento 

É a denominação geral do grupo de técnicas de Jiu Jitsu que consiste em abraçar o pescoço do adversário de forma a interromper a passagem do oxigênio e/ou de sangue, forçando o adversário a desistir do combate. 

Ezequiel 

Técnica de estrangulamento do Judô, chamada Sode Guruma Jime, que utiliza a própria manga do kimono para finalizar o oponente. Foi muito utilizada pelo Judoca olímpico Ezequiel Paraguassu, que em 1988 treinou Jiu Jitsu com Carlson Gracie, e por este motivo ficou com o seu nome.

Palavras e termos que começam com "F"


Fechar o Cadeado 

Posição no Jiu Jitsu em que se controla o corpo do adversário, utilizando as duas pernas ao redor do corpo, colocando um dos tornozelos por baixo do joelho da outra perna, formando um triangulo.


fechar-o-cadeado-jiu-jitsu

Finalização 

O ato de utilizar uma técnica para forçar o oponente a desistir da luta. Para mais informações acesse o link O que é finalização no Jiu Jitsu?

Palavras e termos que começam com "G"


Gogoplata 

Trata-se de um estrangulamento feito a partir da guarda que envolve um lutador usando braços e pernas para apertar o pescoço do oponente. Esta técnica parte da posição de guarda; o atleta que está por baixo passa uma de suas pernas por cima da cabeça de seu oponente, de forma que sua canela fique entre ele e o adversário. Com as duas mãos posicionadas na nuca do adversário, empurra sua canela contra a garganta e, ao mesmo tempo, puxa a nuca para baixo, levando o oponente a desistência. 


gogoplata-jiu-jitsu


Grappling 

Termo em inglês, que se refere a todo e qualquer estilo de luta agarrada, seja em pé ou no chão. Trata-se da luta corpo a corpo que não utiliza golpes traumáticos (socos e chutes). 

Grau 

Graduação intermediária, que um lutador recebe por mérito. Sendo limitada a 4 graus por faixa até a faixa Marrom.

Guarda 

No jiu-jitsu, trata-se da posição em que o guardeiro (atleta que está fazendo guarda) mantém o adversário entre suas pernas ou tenta controlá-lo com as mesmas. (Veja Guia Completo Sobre as Guardas no Jiu Jitsu)

Guardeiro 

Lutador que se está em posição de fazer guarda, lutando por baixo (ver Guarda)

Palavras e termos que começam com "K"


Katagatame 

Tipo de finalização que acontece quando o lutador é estrangulado com o próprio braço de um lado, e pelo braço do oponente por outro. O lutador passa um braço por baixo do pescoço do oponente e o outro por fora do braço esticado. Neste link, temos uma passagem de guarda que termina utlizando a finalização Katagatame, confira: Passagem de meia guarda terminando com finalização


katagatame-jiu-jitsu


Kimura 

Trata-se de uma finalização em que se forma o braço em direção as costas do adversário. Recebeu este nome pois foi o golpe utilizado pelo judoca japonês Masahiko Kimura, ao derrotar Hélio Gracie em 1951.

Kimono 

Traje utilizado em treinos e competições de diversas artes marciais orientais, consiste de uma calça, uma camisa no formato de paletó e uma faixa que denota o grau de aperfeiçoamento do lutador. Chamado genericamente de keikogi em japonês (keiko = treino, gi = roupa). As principais variações de quimono são o judogi (usado no judô), karategi (karatê), aikidogi (aikido) e jujutsugi (Jiu Jitsu). Neste link, temos Simples passos para você escolher o seu kimono de Jiu Jitsu

Palavras e termos que começam com "L"


Leg-Drag 

Termo em inglês, A tradução literal é "Arrastar a perna", trata-se de uma posição no Jiu Jitsu em que o passador de guarda (quem está por cima), domina o tornozelo e o joelho do adversário, puxando de forma cruzada, dominando a perna do adversário, com o intuito de passar a guarda.


leg-drag-jiu-jitsu


Leg-Lock 

Termo em Inglês, que significa "Chave de perna" (procure por Chave de Perna)

Palavras e termos que começam com "M"


Mata Leão 

Estrangulamento muito famoso, aplicado quando um lutador está nas costas do seu oponente e utiliza os dois braços para executar a finalização. 

Meia Guarda 

Embora o nome "Meia Guarda", trata-se de uma das formas de fazer guarda (Ver Guardas), recebeu este nome pois o guardeiro, utilizada suas duas pernas para dominar uma perna do adversário.

Montada 

Posição de extrema superioridade de ataque, que consistem em um lutar estar literalmente montado sobre o outro, sem ter nenhum de seus membros dominados pelo adversário. 

Palavras e termos que começam com "N"


Norte-Sul 

Posição do Jiu Jitsu em que os adversários estão colocados um em cima do outro, o lutador de cima está dominando o tronco do adversário com os braços, e eles estão em direções totalmente opostas.

Palavras e termos que começam com "O"


Omoplata 

Nome antigo do osso que atualmente chamamos de escapula. Esta finalização, utiliza as pernas para forçar o braço do adversário em direção as costas (muito parecido com a Kimura), forçando a articulação do ombro, forçando o adversário a desistir do combate. 

omoplata-jiu-jitsu

Orelha de couve-flor 

A calcificação da orelha causada pelo contato repetitivo durante a luta. Para conhecer um pouco mais acesse Orelha de lutador de Jiu Jitsu.

Palavras e termos que começam com "P"


Passar a guarda 

Movimento ofensivo do Jiu Jitsu que se dá quando um lutador passa da posição de guarda para a lateral do adversário. Oponente.

Postura 

Capacidade de manter o tronco perpendicular ao chão, especialmente útil quando se procura evitar e defender ataques na guarda do adversário.

Puxar para a guarda 

Se um lutador é incapaz de levar o seu adversário ao chão através das quedas, ele irá segurar o oponente e puxá-lo para enrolar suas pernas ao redor do seu tronco, iniciando uma guarda completa e depois procurando uma submissão ou uma posição no chão.

Palavras e termos que começam com "R"


Raspagem 

Manobra de reversão executada no Jiu Jitsu quando um lutador encontra-se com as costas no chão e o adversário sobre ele. Com a raspagem, as posições são invertidas e quem estava de costas para o chão passa a ficar por cima. Para se aprofundar no assunto, acesse Guia Completo Sobre Raspagem no Jiu Jitsu.

Relógio 

Tipo de estrangulamento no Jiu Jitsu em que a pressão aumenta na medida que você abre o leque (movimento parecido com o ponteiro de um relógio).

Palavras e termos que começam com "S"


Single-Leg 

Termo em inglês, que significa "Uma perna", trata-se de uma queda muito utilizada no Jiu Jitsu onde se ataca uma das pernas do oponente.


single-leg-jiu-jitsu


Sprawl 

Termo em inglês, que em uma tradução aproximada seria algo como "espalhar", trata-se de uma defesa de quedas, em que o lutador para evitar com que seja projetado ao solo, joga as suas pernas para trás, projetando o quadril em cima do oponente, evitando a queda.

Submission 

Estilo de luta agarrada (Grappling), em que não é utilizado o Kimono, utiliza-se roupas, coladas ao corpo, e esta modalidade de luta, não permite que se faça pegadas nas vestimentas.

Palavras e termos que começam com "T"


Triângulo 

Estrangulamento do Jiu Jitsu em que o atleta coloca o pescoço e um braço do adversário entre suas pernas, posicionando também sua panturrilha sobre a nuca do adversário e o pé desta mesma perna sob o joelho da outra. Se o adversário não “bater” e o golpe for finalizado, o triângulo pode fazer o adversário perder a consciência ou levá-lo até mesmo ao óbito


triangulo-jiu-jitsu

Triângulo de mão 

Para executar esse golpe, o braço é puxado pelo pescoço e abaixo da axila antes de ser preso no braço, impedindo o sangue de circular




E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!





Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!





Confira nossas áreas exclusivas:





Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

4 comentários:

  1. Bolar -> puxar treino. Treinar com o parceiro de luta. Se refere ao ato de rolar pelo chão defendendo e efetuando golpes durante o treino.

    Ou essa gíria não existe mais? Caiu em desuso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu treino, sempre usam essa expressão. É o momento, mais esperado do treino aliás...

      Excluir
  2. Bolar -> puxar treino. Treinar com o parceiro de luta. Se refere ao ato de rolar pelo chão defendendo e efetuando golpes durante o treino.

    Ou essa gíria não existe mais? Caiu em desuso?

    ResponderExcluir
  3. Jaime sou seu fan
    Vc é a frente sem comentários muito top adorei oss

    ResponderExcluir