sexta-feira, março 29, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Pontuação no Jiu Jitsu – Guia Definitivo

Seja você é competidor ou pretende competir no jiu jitsu, é FUNDAMENTAL você saber como funciona a pontuação no jiu-jtsu, pois muitas vezes não é possível finalizar a luta, e com isso ela é decidida na pontuação.

As pontuações do Jiu-Jitsu, são contadas por movimentos executados pelos atletas, e nestes movimentos existe uma hierarquia, ou seja, quanto maior o domínio sobre o adversário, maior é a pontuação.

No jiu jitsu competitivo existem 3 grupos de pontuação, os movimentos que te dão 2 pontos, o movimento que te da 3 pontos, e os movimentos que te dão 4 pontos. 

Vídeo Sobre a Pontuação no Jiu Jitsu

Pontuação no Jiu Jitsu – 2 PONTOS

No primeiro grupo daqueles que te dão 2 pontos, estão basicamente 3 movimentos: São eles a QUEDA, A RASPAGEM E O JOELHO NA BARRIGA

QUEDA

QUEDA acontece quando o atleta projeta o adversário ao solo de costas, de lado ou o faz cair sentado tendo em algum momento do movimento os dois pês no chão, mantendo a luta no chão e estabelecendo posição por cima por 3 (três) segundos. pontuação do jiu jitsu resumo

Queda-Jiu-Jitsu

RASPAGEM

RASPAGEM Quando o atleta está por baixo com o adversário na guarda ou meia-guarda inverter posição, forçando o adversário que estava por cima a ficar por baixo, mantendo-o nessa posição por 3 (três) segundos. 

Pontuação de Raspagem no jiu jitsu

JOELHO NA BARRIGA

Joelho na Barriga é Quando o atleta que esta por cima, com controle transversal, coloca o joelho na barriga, no peito ou sobre as costelas do adversário que esta por baixo, de costas ou de lado no solo, mantendo a outra perna transversal ao corpo do ponente e o pé, e não o joelho, no solo, com o corpo virado para a cabeça do oponente e não para as pernas, tendo qualquer tipo de domínio com as mãos, mantendo-se assim por 3 (três) segundos.

Pontuação Joelho na Barriga Jiu Jitsu

Pontuação no Jiu Jitsu – 3 PONTOS

O segundo grupo de pontuação que te dá 3 pontos, na verdade não é um grupo pois é apenas um movimento que quando executado e completado de maneira correta você recebe 3 pontos. E estamos falando da passagem de Guarda:

Passagem de Guarda

Passagem de Guarda Quando o atleta que está por cima consegue transpor as pernas do adversário que está por baixo (transpor a guarda ou Meia-guarda) e mantem o controle transversal ou longitudinal do mesmo de costas ou de lado no solo por 3 (três) segundos. 

Pontuação Passagem de guarda no Jiu Jitsu

Pontuação no Jiu Jitsu – 4 PONTOS

O terceiro grupo de pontuação que te dá 4 pontos, são basicamente 2 movimentos, a pegada de costas e a montada. E neste grupo, a gente vai se aprofundar um pouquinho mais.

Pegada de Costas

A pegada de costas é quando o atleta dominar as costas do adversário, colocando os calcanhares na parte interna das coxas do adversário, sem cruzar os pés, e podendo aprisionar até um dos braços do adversário sem que a perna que aprisiona o braço passe da linha dos ombros, mantendo-o sob controle por 3 (três) segundos.

Pontuação Pegada de Costas no Jiu Jitsu

Somente destas duas formas é que se ganha os 4 pontos no jiu jitsu.

Eu vejo muita gente em campeonato pegando as costas e logo fechando o triângulo, como esse da foto ai… isso não é ponto! Isso é apenas vantagem!!

Ou então pega as costas e prende os braços do adversário com as duas pernas, isso tb não é ponto. é apenas vantagem!

Tem gente também que pega as costas e cruza os pés!, isso tb não é ponto! É apenas vantagem então galera tem que ficar ligado ai, pra não perder ponto de bobeira…

Pontuação no Jiu Jitsu Pegada de costas que não valem ponto

Qual é a ideal, vc pega as costas do adversário da maneira correta, sem cruzar, e sem fechar o triangulo, espera os 3 segundos, certificasse que o arbitro te deu os 4 pontos, e depois vc pode fechar o triangulo ou partir para a finalização!, mas tem que ter certeza que recebeu os pontos!

Montada

Falando agora da montada: Quando o atleta que está por cima e já livre da meia-guarda senta sobre o tronco do adversário e mantem os dois joelhos ou um pé e um joelho no solo, virado para a cabeça do adversário e com até um braço do adversário preso sob suas pernas, mantendo-se assim por 3 (três) segundos.

Ou seja, a montada pode ser:

montada clássica, sentado em cima do adversário;

  • Montada sem os pés no chão, esta é a famosa posição “espalha frango”;
  • Montada com um braço preso, onde um dos braços você prendeu com sua perna;
  • Montada pelas costas, quando o adversário está de bruços e você está sentado nas costas dele; pontuação de jiu-jitsu em campeonatos;
  • Montada Lateral, quando o adversário está de lado no chão e você está sentado em cima dele dominando a situação;
  • Montada técnica, quando um joelho está no solo e o outro pé está no chão.
Pontuação no Jiu Jitsu Montada

Em todas estas situações se você conseguir chegar e esperar 3 segundos, você deve receber os 4 pontos.

Porém, muita gente acha que se montar como nessa foto aqui vai ganhar os pontos, porém a regra é bem clara nisso, montar prendendo os dois braços, e no joelho não ultrapassando a linha dos ombros do adversário é apenas vantagem. pontuação do jiu-jitsu esportivo atual

E está montada aqui, a chamada montada invertida, não dá nada, não pontua, não ganha vantagem nem nada.

Pontuação no Jiu Jitsu

E falando em vantagens, você sabe o que caracteriza uma vantagem?

O que é Vantagem no Jiu Jitsu?

O artigo quinto do livro de regras da CBJJ trata sobre Vantagens, e nele diz o seguinte:

Vantagens no Jiu Jitsu

E é neste ponto que a regra começa a ficar um pouco confusa para quem ta começando.

De tudo que esta escrito, na minha opinião a parte mais importante é a seguinte frase: “Levou real perigo ao adversário” ou seja o adversário se sentiu ameaçado com a minha posição, foi obrigado a defender e conseguiu. Vantagem pra mim. vantagem no jiu jitsu

Um exemplo clássico de vantagem é quando estamos aplicando um armlock. Enquanto o adversário está defendendo desta maneira:

Vantagem no Jiu Jitsu - Finalização em perigo real

Eu não estou levando real perigo de finalização, mas agora, se eu conseguir estourar a defesa dele, estender o braço, conforme nessa foto aqui:

Vantagem no Jiu Jitsu Finalização Com Perigo Real

Mas mesmo assim o cara, o cara se sacudiu, foi pra um lado foi pra outro e conseguiu se virar e escapou da finalização…. eu recebo uma vantagem.

Obvio que existem várias outras situações que podem te dar uma vantagem, e alguns exemplos vc pode entrar no livro de regras da CBJJ, que eu vou colocar o link na descrição desse vídeo!

Vantagem não é ponto

Uma coisa muito importante eu ressaltar com todos aqui, é que vantagem não é ponto!

Ou seja, iniciamos a luta, o cara me quedou, 2 pontos pra ele! No decorrer da luta, diversas vezes eu levei real perigo pra ele, e cheguei a ganhar 5 vantagens! Porém não fiz nenhum ponto!

Ou seja, a luta terminou 2 a 0 pra ele em pontuação, e 5 a 0 pra mim nas vantagens, ou seja eu perdi a luta, ele fez mais pontos. A vantagem é um critério de desempate.

E éclaro, que não podemos deixar de falar das punições… isso mesmo se vc estiver fazendo algo que não é aceito pelas regras do jiu jitsu, você poderá ser punido.

O que é Punição no Jiu Jitsu?

As punições se dividem em 3 grupos, São elas as:

  • Faltas Gravíssimas
  • Faltas Graves
  • Faltas por falta de combatividade

Faltas Gravíssimas

As faltas gravíssimas como o nome já diz, são gravíssimas, no livro de regras tem uma lista extensa de situações que são consideradas gravíssimas e se você executar qualquer uma delas, não tem choro, é desclassificação na hora. Portanto eu aconselho, ter na ponta da língua.

Faltas Graves e Faltas por Falta de Combatividade

As faltas graves ou por falta de combatividade, também são inúmeras e estão todas bem descritas no livro, e elas são punidas com punições (punidas com punições. Nossa quem escreveu esse texto merece um prêmio);

A primeira vez que vc recebe uma punição, o arbitro aponta pra vc, e faz o sinal de punição.

A segunda vez que vc recebe uma punição, arbitro faz o sinal de punição e concede vantagem ao seu adversário.

Na terceira punição que vc receber, o arbitro vai fazer novamente o sinal de punição e vai conceder 2 pontos ao seu adversário.

E se vc não aprendeu, e receber pela 4 vez em uma luta a punição, ai brow, não tem choro, você será desclassificado e seu adversário vencerá o combate, independente do placar.

A regra do jiu jitsu, não é simples de ser entendida requer bastante estudo, mas principalmente conhecimento do que está acontecendo em uma luta.

É claro que seu professor, é uma pessoa que pode e que vai te ajudar muito neste sentido, facilitando e explicando várias desses pontos aqui comentados.

E uma ótima maneira de receber estas informações direto da fonte, é participando dos cursos de regras e arbitragem que são organizado pela cbjj (eu ainda não fiz este curso, mas da próxima vez que tiver em SC, vou tentar dar um jeito de participar).

Porém uma coisa que eu fiz, e me ajudou bastante no entendimento da regra, foi assistir as lutas, e prestar atenção no arbitro, no que ele fez e como aplica pontuações, e quando eu não atendia o que estava acontecendo eu para o vídeo, ia no livro de regras e tentava entender o que aconteceu, acho que é uma maneira bacana de aprender um pouco mais.

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu:

Camisetas de Jiu Jitsu – Encontre variedade de camisetas para o seu treino na Harai. Usando o código de desconto: MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Guia Completo para Iniciantes de Jiu Jitsu – tudo que precisa saber para começar no Jiu Jitsu. Clique aqui para acessar

Canal do YouTube sobre Jiu Jitsu – Aprenda mais sobre técnicas e histórias do Jiu Jitsu em nosso canal. Clique aqui para acessar

Kimonos de qualidade – Adquira seu Kimono na StormStrong. Com o desconto MUITOMAISACAOJJ. Clique aqui para acessar

Ebook sobre Jiu Jitsu – Conheça a origem do Jiu Jitsu de forma rápida e fácil baixando o nosso Ebook. Clique aqui para acessar

Livros de Jiu Jitsu que eu recomendo:

Treine sua pegada no Jiu Jitsu com:

Algumas dos links acima são links de afiliados, o que significa que, sendo assim, sem custo adicional para você, eu ganho uma pequena comissão se você clicar e fazer uma compra. Além disso, permite que eu continue oferecendo conteúdo gratuito e de qualidade.

jaimec.luz
jaimec.luzhttps://muitomaisacaojiujitsu.com.br
Oi, sou faixa preta de jiu-jitsu e criador de um dos maiores canais do YouTube sobre o esporte. Fui honrado como o melhor comentarista do ano pelo BJJStars, um marco na minha jornada emocionante e desafiadora. Para mim, o jiu-jitsu é mais do que um esporte, é um estilo de vida que transparece em cada uma das minhas postagens. Adoro escrever de maneira divertida e simples, principalmente para ajudar os iniciantes. Aqui, meu objetivo é que você leve consigo informação e conhecimento. Então, preparado para embarcar nesta jornada comigo?

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...