quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Antidoping no Jiu Jitsu

Vídeo Antidoping no Jiu Jitsu

 
 
E ai Guerreiros, tudo certo?
 
 
Eu sou o Jaime do muito mais ação jiu jitsu, e na semana passada tivemos uma triste notícia para o nosso esporte, o atleta Paulo Miyao excelente atleta de jiu jitsu, que foi campeão mundial em 2016 no peso pluma, foi pego no exame antidoping, e foi notificado pelo órgão responsável pelo controle, e vai pegar um gancho de 2 anos.
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu
 
O intuito desse artigo não é comentar necessariamente sobre o caso do Paulo, ele não foi o primeiro e nem vai ser o ultimo, até por que além dele outros atletas também já foram notificados pelo uso de substancias ilegais, como são os casos da Gabi Garcia, Braulio Estima, Felipe Preguiça e este ano mais recente o Léo nogueira.
O que eu quero é realmente levantar a questão para discutirmos sobre o assunto, e dar alguns esclarecimentos pra vocês de como funciona essa bagaça de antidoping, e qual a minha opinião em relação ao processo atual.
O primeiro ponto que eu gostaria de comentar, é que no caso dos eventos do IBJJF quem faz os exames antidoping é U.S ANTI-DOPING AGENCY, que forma a sigla U S A D A “USADA”, acredito que não seja assim que se pronuncie, mas é assim que eu vou chamar em todo o vídeo.
A USADA, é uma organização independente nos Estados Unidos, é um órgão extremamente respeitado dentro de todos os esportes, e integro em relação as suas decisões, a organização é tão fera nesse tipo de coisa, que é a organização responsável por fazer o antidoping nas olimpíadas, paraolimpíadas e eventos afins.
Então, A USADA, foi contratada pela IBJJF, e a partir do momento da contratação a IBJJF concorda com os termos internacionais da USADA, com o padrão que ela utiliza em todos os esportes em relação as substancias que são proibidas, E concorda também e com as sansões, ou seja com a punições, que a USADA estabelecer para cada atleta, em cada caso de violação das regras de antidoping.
Se você quiser saber qual é a lista de substancias proibidas, é só clicar no link abaixo direto do site da USADA, as informações estão todas em inglês:
E como funciona, então uma pessoa é “escolhida” ela vai lá, faz xixi no potinho ou então são tirados alguns “mls” de sangue do atleta, a usada faz os testes, e se apresentar algum substancia que esteja fora dos padrões, a usada informa o atleta e a confederação e quem mais quiser saber, de que aquele atleta está fora dos padrões, e que se realmente se confirmar o atleta vai ter uma determinada punição, podendo ter que ficar algum tempo fora do esporte, ou até ser banido do esporte, em casos de reincidência.
Quanto começou com os testes antidoping em 2013, a IBJJF, escolheu 2 campeonatos para fazer os testes o Panamericano e o Mundial de Jiu Jitsu. Apesar de eu particularmente achar pouco, 2 campeonatos, é bem melhor que nada. E um fato estranho que quando foi confirmado o primeiro campeonato que teríamos o exame antidoping, que foi o campeonato pan-americano de 2013, diversos atletas que lutavam praticamente todos os campeonatos, “por coincidência”, não quiseram ir participar deste pan-americano.
Porém, de lá pra cá muita coisa mudou, e pelo que se percebe só no mundial temos testes antidoping. O que na minha opinião é um regresso em relação a evolução do esporte.
E antes que começam alguém comessem a interpretar mal, eu gostaria de dizer que sou totalmente a favor dos testes antidoping, pois realmente acredito que seja uma evolução para todo e qualquer esporte. Porém, eu não acredito na forma com que é feito hoje no jiu jitsu, e eu vou explicar por que.
Pelo que se percebe o teste antidoping atualmente é feito apenas no campeão! E pra piorar, nem todos os campeões são testados. E pra comprovar o que eu estou falando, vamos aos fatos, Se formos, considerar as categorias de peso, na faixa preta adulto, masculino e feminino, temos ao todo 19 categorias sendo disputadas, contando os absolutos, porém segundo as informações que a própria USADA divulga em seu relatório anual, se formos pegar como exemplo o ano de 2015, o nosso “Brazilian Jiu Jitsu”, aparece apenas com 10 atletas testados. Ou seja, se temos 19 categorias, e apenas 10 atletas testados, opa, na matemática que aprendi no colégio estadual a conta não fecha… o link desde relatorio é o abaixo:
A Matemática fica pior ainda, quando sabemos que nas faixas pretas adulto, masculino e feminino no anos de 2016 tivemos ao todo 244 atletas inscritos, e se confirmarem para o ano de 2016 apenas os 10 atletas testados, teríamos apenas 4% dos atletas testados na faixa preta. O que é muito, mas muito pouco! Se temos como objetivo ter um esporte limpo de substancias ilegais.
Isso sem contar todos as outras faixas, e categorias onde ninguém é testado.
E como falamos anteriormente 10 atletas testados, e que não são todos os campeões, E o que acontece quando um um atleta é pego com alguma substancia ilegal, ele perde o título, toma um gancho de no mínimo 2 anos, é extremamente exposto pela mídia, vira exemplo midiático do que não se deve fazer, e o campeão daquele ano fica sendo o vice campeão, que pelas regras atuais não precisou passar por nenhum teste. A minha sugestão, antes que falem que eu só estou criticando, é que todos os atletas que chegarem ao pódio, sejam testados, e caso nenhum esteja limpo, a categoria fique sem campeão, mas pra isso precisamos ter a disputa do 3 lugar, o que não acredito que seja um impedimento.
Sabemos que os testes são caros, e que testar mais atletas, vai aumentar o custo do evento, porém, dona IBJJF, estamos falando apenas do mundial de JIU JITSU, creio todos os mais de 100 eventos que você organiza ao ano todos, podem ajudar a subsidiar este “custo” extra.
Cara, e não sejamos hipócritas, garanto que você conhece alguém que usou, ou até mesmo quem sabe já faz uso de substancias ditas ilegais, buscando melhorar a performance ou então buscando ter um corpo mais maneiro, e que fique claro, que não estou aqui fazendo apologia ao uso de forma alguma, apenas estou pedindo para refletirem e pensarem na forma com que julgamos estes atletas.
Eles erraram, e muitos já assumiram que erraram, mas na minha opinião a forma com que o processo está montado hoje, estes atletas estão sendo apenas “boi de piranha”, que são jogados para serem devorados, enquanto ao lado, toda a boiada, muitas vezes mais “apetitosa” passada sem ser percebida.
E você, o que pensa sobre isso? Escreve ai nos comentários!
 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...