Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Conheça a História do Golpe Ezequiel



Conheça a História do Golpe Ezequiel no Jiu Jitsu

E ai guerreiros,

Neste vídeo explicamos a origem e a história do golpe Ezequiel no Jiu Jitsu bjj.

Ezequiel no jiu jitsu pra quem não sabe, trata-se de um golpe de estrangulamento, que consiste em abraçar a cabeça do adversário com um dos braços, a mão que está abraçando a cabeça vai dentro da manga do outro braço, e esse outro braço é colocado no pescoço do adversário fazendo pressão e estrangulando.

Só que esse estrangulamento, quando foi inventado não levava o nome de Ezequiel, esse estrangulamento é proveniente do Judô, e algumas referências dizem que até é anterior a criação do próprio judô, e o seu real nome é Sode Guruma Jime. Que significa Sode = manga, Guruma = roda, Jime = estrangulamento, que ficaria mais ou menos assim, “Estrangulamento Rodado de Manga”
E ai voccê deve estar se perguntando, poxa Jaime, como um golpe que pode ser mais antigo que o judô, que se chama Sode Guruma Jime, ganhou o nome no jiu jitsu de Ezequiel.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Como Surgiu o nome Ezequiel no Jiu Jitsu

E o nome Ezequiel foi dado a este golpe, por causa do Judoca Brasileiro, Ezequiel Paraguassu.
A história é a seguinte, Quando Ezequiel estava se preparando para as Olimpíadas de Seul em 1988. E como o Ezequiel gostava muito de treinar chão, o newaza como é chamada a luta de chão no Judo, ele decidiu viajar para o Rio De Janeiro para treinar com os lutadores de Jiu Jitsu, afinal quem é que entende melhor de lutas de chão, que os lutadores de Jiu Jitsu. E Assim, ele fez foi para o Rio, conversou com o Saudoso Professor Carlson Gracie e o carlson permitiu que ele treinasse com os demais atletas.
Ao começar a treinar o Ezequiel, sentiu uma enorme dificuldade em conseguir sair da guarda fechada, não consegui abrir, e não conseguia desenvolver o seu jogo e os seus golpes. E no meio dessa dificuldade toda o Ezequiel, se viu obrigado a improvisar, e tentar fazer algo diferente. E foi então que dali mesmo de dentro da guarda fechada começou a abraçar a cabeça dos oponentes e aplicar o estrangulamento, e como a grande maioria dos lutadores de jiu jitsu não conheciam o golpe, vários e várias acabaram sendo finalizado e batucando.
E ai depois disso, o Ezequiel mostrou o golpe para algumas pessoas ensinou como se aplicava, e quando alguém chegava dentro da guarda fechada, os professores e a galera de fora falava:

- Faz aquela do Ezequiel, faz o Ezequiel!!!

e ai meu amigo, para todo mundo trocar de Sode Guruma Jime por Ezequiel, foi rapidinho.

Assista o nosso vídeo que conta a origem do Ezequiel


Nenhum comentário