quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos


10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos


Hoje estava navegando pela internet e me deparei com um post interessante no blog O Mundo das Artes Marciais, com 10 dicas para o dia a dia no jiu-jitsu, com base no que foi dito incluí algumas observações que considero pertinentes, mesclando ideias e criando assim as 10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos.


Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


1. Cuidado com o seu kimono, o uniforme do lutador

Se você já comprou um kimono e treina regularmente sabe que mantê-lo limpo não é simples. Certo? Se você ainda não comprou, recomendo dar uma lida no artigo onde respondemos as principais dúvidas na hora de comprar o seu kimono de jiu-jitsu.


Bom, vamos lá! Depois de um tempo, principalmente no verão, o pano continua cheirando mal mesmo após lavar. Branqueadores ajudam, mas há o risco de estragar seus patches (patches são os panos que colocamos no kimono com patrocínios, logotipos da academia etc). O uso do produto em toda lavagem vai enfraquecendo o tecido.

O truque para tirar o cheiro do kimono? Bicarbonato de sódio. Acrescente umas poucas colheres de mesa a cada lavagem, sem esquecer do detergente, claro. O ideal é lavar após cada treino, mas isso é praticamente impossível, pois por ser um pano pesado ele demora a secar.

Procure lavar toda semana ou no máximo de 15 em 15 dias, lembre-se, o suor também estraga o tecido com o tempo. Com esse truque, o kimono dura mais e cheira bem melhor. Seus colegas de treino vão agradecer! Veja outras dicas de como cuidar do seu kimono.

2) Cuide do seu corpo, não só quando está treinando jiu jitsu

Coma bem, beba muita água, durma o suficiente, aumente sua flexibilidade com alongamento, e por aí vai. Ginástica Natural é um grande método de ensinar seu corpo a se movimentar no chão, e vai ajudá-lo a aprender os movimentos do Jiu-Jitsu.

Nas artes marciais, seu corpo é a única ferramenta que você tem, então é bom mantê-la em bom estado.

3) Deixe o seu ego de castigo, academia de jiu jitsu não é o lugar dele

Deixe seu ego em casa. Você vai tomar algumas lições de gente muito mais nova (e velha!) que você, até mesmo de garotas.


Se você é um cara forte, prepare-se para ser dominado por caras com metade do seu tamanho.Não deixe que isso o frustre, ao contrário, encare isso como um ótimo exemplo do que o Jiu-Jitsu pode fazer por você.

Nós vemos isso acontecer todo dia, não é nada demais!!! Seja bem vindo ao jiu-jitsu.
Não tente impressionar ninguém, apenas venha com a mente aberta para aprender uma técnica nova. Seus companheiros de treino não estão aí para competir com você ou ganhá-lo, mas para fazer de você um lutador melhor.

Chegue à academia com a atitude certa e as pessoas vão querer sempre ajudá-lo.

4) Tente absorver tudo o que puder

Aprenda algo de todo mundo. Não tente ter uma posição preferida de início, nem se torne um preguiçoso fazendo apenas o que você faz melhor. Em vez disso, saia da sua zona de conforto e tente sempre melhorar os aspectos em que você ainda é fraco. O bom treino é aquele no qual você adiciona algo ao seu jogo, independente de quantas vezes você finalizou alguém (ou foi finalizado).


Uma dica é sempre tentar aplicar a cada treino o golpe ensinado pelo professor na aula.

O único pré-requisito para ensinar é conhecer UMA coisa que o outro não saiba, e o jiu-jitsu é muito vasto e garanto que ninguém sabe tudo. Então considere possibilidade de aprender também com um companheiro menos graduado que você.

5) Faça certo, depois faça rápido

Comece com o básico, trabalhe os fundamentos e concentre-se em fazer certo os movimentos para poder controlar seu oponente. A todo instante, tente impôr o seu ritmo e busque ser o atleta que faz o primeiro movimento. Tente prolongar o tempo gasto nas posições dominantes. A finalização só vem depois.


Fez tudo certo, aprendeu direitinho? Agora sim é hora de começar a fazer mais rápido e também tentar posições mais complexas.

6) Conheça com quem você treina

Ninguém está preparando você para lutar o Mundial de Jiu-Jitsu por enquanto, logo não há motivo para você rolar com todo e qualquer um na academia. Opte pelos parceiros com o mesmo tamanho que você, ou mesmo mais leves. Pelos caras que não usam tanta força, e nem são tão rápidos. Tudo que você aprendeu ainda está muito fresco na cabeça, então seu tempo de reação ainda não é ideal. Se você não tiver tempo para pensar, o treino vai virar uma grande embolação e você não vai ganhar nada com isso (uns hematomas, se tanto).


Camisetas sobre Jiu Jitsu você encontra em acesse www.harai.com.br

7) Cadencie o seu ritmo de treino

Não vá muito forte. Isso pode surpreender alguns, mas para um faixa-branca o mais importante ara acelerar o processo de aprendizado é a consistência. Não importa, portanto, o quão duro você treinou um dia, se no dia seguinte não vai conseguir nem mexer um músculo. Sempre termine o treino com a sensação de que você aguentaria mais um. Seu corpo vai agradecer, na manhã seguinte.


8) Não deu? Bata, e evite lesões.

Uma das coisas que tornam o Jiu-Jitsu complicado de aprender não é a técnica em si, mas alguns movimentos que seu corpo nunca fez antes. Pense duas vezes antes de realizar cada movimento e lembre dos limites do seu corpo. Nunca perca o aquecimento e tente melhorar sua flexibilidade.


Se tomou um golpe e está bem encaixado, não tente ficar dando trancos para sair da posição isso vai fazer com que o seu oponente faça uma força contrária e acabe te machucando, mesmo sem querer. Em muitos casos você acaba até se machucando sozinho tentando fazer giros loucos e movimentos contrários aos permitidos pelo seu corpo. Resultado, lesão, dores e até mesmo afastamento dos treinos. Bater não é vergonha, seja guerreiro, mas não seja burro.

9) Para as meninas.

Por mais intimidante que uma escola de Jiu-Jitsu pareça, por favor, não temam. Apreciamos ter vocês na academia, pois acreditamos que a arte é para todos. A presença feminina, inclusive, faz com que os rapazes se comportem, o que torna a vida do professor muito mais fácil e a atmosfera fica melhor.


Mulheres são naturalmente mais flexíveis, mais disciplinadas e têm menos ego que os homens. No entanto, vocês sempre vão encontrar uns palhaços doidos para ganhar de vocês na força. Mas isso é mole de evitar. Você vai identificá-los rapidamente, e é só não treinar com eles.

Embora tenhamos posições “constrangedoras”, o respeito sempre é algo fundamental nos treinos de jiu-jitsu, não é comum vermos atletas se aproveitando das meninas em treinos, como muitos leigos pensam. Se por acaso isso acontecer com você e isso criar qualquer tipo de constrangimento, relate ao seu professor, ele irá tomar as providências

10) Faça seu dever de casa.

Essa é uma das dicas que considero mais importantes. Repense seu treino em casa, e tente lembrar tudo que você fez certo, e o que fez errado. Tente, por mais que seja complicado no começo, pensar em novas soluções. Sabe-se que ao visualizar a si próprio na luta, seu cérebro manda impulsos elétricos para os músculos envolvidos em cada movimento. É o que alguns chamam de “memória muscular”, e ajuda você a lembrar-se do que fazer na próxima vez.


Assista as nossas vídeo aulas, os golpes postados em nosso site são categorizados de forma organizada para te ajudar a aprender novas técnicas e golpes de jiu-jitsu e conseguir evoluir em seus treinamentos.

Conheça nosso canal sobre Jiu Jitsu no Youtube

Temos um canal no youtube especializado em Jiu Jitsu, que é muito diferente dos canais tradicionais. Nele contamos histórias do Jiu Jitsu, apresentamos grandes atletas  no quadro Histórias de Campeões, damos dicas de Jiu Jitsu para iniciantes e muito mais conteúdo, eu tenho certeza que você vai curtir! é só clicar aqui e conhecer!


AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU


CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

APRENDA DEFINITIVAMENTE A VIVER DO YOUTUBE: https://hotm.art/8LFdO9

SONHA EM VIVER DE JIU JITSU FORA DO PAÍS, CURSO PARA APRENDER INGLÊS: https://hotm.art/H19gnbo


LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:


HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

jaimec.luz
jaimec.luzhttps://muitomaisacaojiujitsu.com.br
Oi, sou faixa preta de jiu-jitsu e criador de um dos maiores canais do YouTube sobre o esporte. Fui honrado como o melhor comentarista do ano pelo BJJStars, um marco na minha jornada emocionante e desafiadora. Para mim, o jiu-jitsu é mais do que um esporte, é um estilo de vida que transparece em cada uma das minhas postagens. Adoro escrever de maneira divertida e simples, principalmente para ajudar os iniciantes. Aqui, meu objetivo é que você leve consigo informação e conhecimento. Então, preparado para embarcar nesta jornada comigo?

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...