sexta-feira, abril 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Aprenda jiu jitsu com mais facilidade

Aprenda jiu jitsu com mais facilidade


Hoje vamos falar com sobre os estágios da aprendizagem facilitando assim a dominar qualquer técnica.


Há um conceito muito legal chamado “Os quatro estágios de aprendizagem”, que vai ajudar você a entender como as pessoas aprendem habilidades, conceitos e técnicas.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

As 4 fases do aprendizado

Com o mundo globalizado podemos dizer, com certa segurança, que estamos na Era da Informação, novas informações nos chegam a todo o momento e sempre que nos deparamos com uma nova informação teremos duas possibilidades:

Distorcê-la e procurar encaixar em nossas velhas categorias.

Deixar a nova informação se organizar por si mesma.

A aprendizagem é uma habilidade que se divide em quatro estágios:

Incompetência Inconsciente

Não sabemos fazer algo, e não sabemos que não sabemos. Se alguém nunca dirigiu carro não tem a mínima idéia do que isso significa.

Vamos dizer que um lutador novato. Ele não tem absolutamente nenhuma ideia de como posicionar suas mãos, braços, cabeça e corpo quando ele está na guarda do oponente. Como resultado, ele está sendo bombardeado com arm locks, ataques de finalizações e raspagens o tempo todo.

A solução é, naturalmente, para o lutador na guarda manter uma boa postura, mas na primeira fase ele nunca sequer ouviu falar sobre o conceito de postura.

Ele não tem idéia de que a postura faria sua vida muito mais fácil, permitindo anular a guarda e começar a trabalhar a passagem de guarda. Ele é tanto incompetente em não manter a postura, e inconsciente de que é mesmo algo que ele deveria estar fazendo.

Incompetência Consciente

Aqui você reconhecer que há algo que você deve ser melhor, mas você ainda tem dificuldade em implementá-la.

Então a pessoa começa a aprender a dirigir e logo descobre as suas limitações. Aprende conscientemente a trocar as marchas, pisar na embreagem, freio, etc. E toda sua atenção volta-se para isso, mas a pessoa ainda não é competente e dirige apenas nas ruas de menor movimento.

Você está treinando a um mês ou dois, e está finalmente começando a perceber que há uma razão para o seu treinador está sempre gritando “postura, postura, postura!

Você agora reconhece que a postura é importante, mas ainda não entendeu o que exatamente é a postura e como pratica-la. Ele sabe que deve fazer “coisas” para manter uma boa postura, mas o que essa coisa é que ele não sabe exatamente ao certo.

Competência Consciente

Aqui você sabe como fazer alguma coisa, mas ainda não é instintivo. Você ainda precisa concentrar-se na habilidade, a fim de fazê-lo corretamente.

Podemos dirigir, mas precisamos de muita concentração.Aprendemos a técnica, mas ainda precisamos de muita concentração para por em prática.

Agora você tem treinado com frequência e está ficando muito melhor fazer postura na guarda.

Se alguém tentar puxá-lo para a guarda, então você sabe todos os tipos de truques para impedir que isso aconteça, incluindo boas pegadas, postura e manter seu oponente de costas no chão.

Mais ainda tem que pensar sobre isso, porém você finalmente se tornou competente em fazer postura. Este é um grande passo, mas não é o objetivo final …

Competência Inconsciente

Nesta fase a habilidade em questão tornou-se “segunda natureza” e você já não tem que pensar nisso.

E este é nosso objetivo. Todos os pequenos padrões que aprendemos com tanto esforço juntam-se numa harmônica unidade de comportamento. E, a partir de então, podemos admirar a paisagem, ouvir rádio e conversar enquanto dirigimos. Nossa mente consciente estabelece o objetivo e deixa que a inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas.

Após um treinamento exaustivo, conseguimos atingir o quarto estágio e formar hábitos. Neste ponto, a habilidade tornou-se inconsciente. Entretanto, os hábitos nem sempre são a maneira mais eficiente de executar uma tarefa. Nossas crenças e conhecimentos acumulados no decorrer de nossas vidas acabam filtrando e nos fazendo perder algumas informações que são essenciais para chegarmos à competência inconsciente.

Todos são importantes

Claro, os quatro estágios de aprendizagem se aplicam a todas as habilidades que você aprende, não apenas fazendo postura na guarda!Aplica-se a aprender a nível de mudança, aplica-se a defender o pescoço quando o oponente esta montado, aplica-se a andar de bicicleta, dirigir um carro, ou cozinhar a omelete perfeita.Os quatro estágios de aprendizagem é um modelo muito útil!

O simples fato de identificar uma deficiência em seu arsenal, ou seja, tornar-se consciente de que o problema ainda existe, já se moveu de uma fase para a fase dois nas quatro etapas do aprendizado. O que você precisa fazer é aprender os detalhes da técnica, fazer milhares de repetições para “enraizar-la” em sua mente, e passar toneladas de tempo usando essa técnica com companheiros de treino e você vai estar no nível quatro.

Saiba a importância do treino de repetição no jiu jitsu.

Fonte: Lindoni blogspot

Gosta de conversar sobre jiu jitsu?

Existem outras lições do jiu jitsu que levamos para a vida. Quer compartilhar alguma conosco?

Deixe um comentário ou participe do nosso grupo no Facebook, tem um monte de gente apaixonada por jiu-jitsu que tem dado um suporte legal por lá. Já somos mais de 3mil pessoas reunidas. Só falta você!


AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU


CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

APRENDA DEFINITIVAMENTE A VIVER DO YOUTUBE: https://hotm.art/8LFdO9

SONHA EM VIVER DE JIU JITSU FORA DO PAÍS, CURSO PARA APRENDER INGLÊS: https://hotm.art/H19gnbo


LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:


HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

jaimec.luz
jaimec.luzhttps://muitomaisacaojiujitsu.com.br
Oi, sou faixa preta de jiu-jitsu e criador de um dos maiores canais do YouTube sobre o esporte. Fui honrado como o melhor comentarista do ano pelo BJJStars, um marco na minha jornada emocionante e desafiadora. Para mim, o jiu-jitsu é mais do que um esporte, é um estilo de vida que transparece em cada uma das minhas postagens. Adoro escrever de maneira divertida e simples, principalmente para ajudar os iniciantes. Aqui, meu objetivo é que você leve consigo informação e conhecimento. Então, preparado para embarcar nesta jornada comigo?

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...