sexta-feira, abril 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Como se preparar para uma competição de jiu jitsu

Como se preparar para uma competição de jiu jitsu


Umas das dúvidas muito frequentes entre os atletas é como se preparar para uma competição de jiu jitsu? Esta é uma questão muito relativa e que muda de pessoa pra pessoa, mas algumas questões básicas não podem ser esquecidas ou deixadas de lado, por se tratarem do alicerce de uma aceitável preparação física, psicológica e técnica. A Gracie Barra fez um post muito bacana, falando sobre esta questão.


Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Como se preparar para uma competição de jiu jitsu.


1- Primeiro de tudo você tem que acreditar em si próprio e se imaginar subindo no lugar mais alto do pódio, pois acreditando que você pode alcançar e conquistar aquilo que você tanto deseja já pode considerar o primeiro passo dado.

2- Tenha em mente que uma preparação exige 3 fatores fundamentais: Treino, alimentação e descanso.

3- Planejar um treinamento de no mínimo 3 meses para uma competição de alto nível. O treinamento deve ser focado na competição, sendo que em cada semana você terá um programa de treino diversificado, trabalhando diferentes áreas do seu jogo, como a passagem de guarda, defesa de guarda, pegada de costas, quedas etc.. Procure treinar todas as situações da luta.

4- Comprometimento é um dos tópicos fundamentais para alcançar o resultado esperado. Você tem que estar disposto a pagar o preço de se tornar um campeão. Faça chuva, faca sol o atleta tem que estar na academia se dedicando, se esforçando pra melhorar a cada dia, aperfeiçoando a técnica e toda vez que estiver dolorido e não estiver a fim de treinar de jeito nenhum, lembrar-se sempre e perguntar a si próprio se é aquilo mesmo que você deseja, sem esquecer que em algum lugar do mundo vai ter outra pessoa treinando pesado querendo tomar o seu lugar. Com isso o atleta tem que tirar forças de onde não tem e ir para a academia de qualquer jeito. Sem desculpas.

5- Criar uma planilha de treinos para o primeiro segundo e terceiro mês. Com horários de treino (geral), simulação da competição, treinamentos específicos. Treinamento de drills (exercício específico), preparação física e claro descanso. (Planilha de treino é para ser seguida se você perder um treino estará dando um passo atrás do seu objetivo). Reserve um tempo na semana para fazer um treino mais técnico de estudo de posições também.

6- Nos treinos de competição é muito importante que o atleta se coloque na situação que ele poderá encarar na hora da competição. Ex: você está perdendo de 2 a 0 e terá dois minutos para virar o placar, dessa forma os dois atletas trabalham 2 situações diferentes, uma é administrar a luta e a outra e tentar virar o placar.

7- Fazer uma dieta e procurar um Nutricionista Esportivo. Tudo que a pessoa come reflete no seu corpo, e sendo assim, no seu treino. É importante que o atleta veja o seu corpo como uma máquina. Para que essa máquina tenha um funcionamento excelente é necessário abastecer com ótimo combustível, caso contrário o motor começa a ter problemas, ou até mesmo quebrar. Portanto aquela frase ”você é o que você come” se encaixa bem nisso, comendo melhor o atleta treina melhor.

8- Disciplina também é essencial para se tornar um campeão. O atleta tem que estar ciente de onde ele quer chegar e saber que para alcançar aquilo ele terá que se abdicar de várias coisas para alcançar seu objetivo como, por exemplo, ter uma alimentação balanceada, de preferência com a ajuda de um nutricionista, e dormir cedo para recarregar as energias para o próximo dia. Ou seja, pode esquecer festinhas, baladas, bebidas alcoólicas, tudo isso não combina nem um pouco com a vida de uma atleta.

9- Não treine apenas o seu jogo forte, procure treinar todos os aspectos possíveis mesmo que você não aplique esse jogo em um campeonato. Às vezes em uma luta caímos em posições que não esperamos e temos que estar preparados para qualquer surpresa.

10- Procure estar junto de pessoas que tenham o mesmo objetivo que você, que queiram ser campeões. Almejar e respirar o mesmo objetivo é muito importante, pois todos se ajudam.

11- Na semana da competição diminuir a intensidade nos treinos para que o corpo se recupere 100%. Nada mudará na ultima semana.

12- Pensamento positivo o tempo todo. Sempre enxergar as coisas de uma maneira positiva para estar sempre com bom astral e com vibrações boas. Isso ajudará em tudo.

13- Caso perca não desista, procure analisar o que você fez de errado para voltar à academia e corrigir (procure fazer uma lista com o que você errou), nunca culpe alguém pela sua derrota, o único culpado por você não ter ganhado é você mesmo, e aprender a aceitar isso também faz parte da evolução como atleta. Volte para sua academia e mãos a obra!

14- Nunca desistir do que se deseja, se você se dedicou bastante, estava disciplinado, confiante, muito comprometido e não subiu no lugar mais alto do pódio alguma coisa você tinha de aprender com tudo isso, talvez foi porque você não deu seu melhor. Então é importante que você não desista e continue com a cabeça forte pra tentar de novo, e de novo, e quantas vezes forem necessárias.

Não poderíamos fazer uma matéria como esta sem deixar de citar alguns dos mandamentos do nosso Grande Mestre Carlos Gracie. Então por ultimo:
  • Executarás o golpe já imaginando uma segunda opção de ataque.
  • Ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.
  • Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.
  • Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.


Conheça nosso canal sobre Jiu Jitsu no Youtube

Temos um canal no youtube especializado em Jiu Jitsu, que é muito diferente dos canais tradicionais. Nele contamos histórias do Jiu Jitsu, apresentamos grandes atletas  no quadro Histórias de Campeões, damos dicas de Jiu Jitsu para iniciantes e muito mais conteúdo, eu tenho certeza que você vai curtir! é só clicar aqui e conhecer!



AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU


CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

APRENDA DEFINITIVAMENTE A VIVER DO YOUTUBE: https://hotm.art/8LFdO9

SONHA EM VIVER DE JIU JITSU FORA DO PAÍS, CURSO PARA APRENDER INGLÊS: https://hotm.art/H19gnbo


LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:


HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

jaimec.luz
jaimec.luzhttps://muitomaisacaojiujitsu.com.br
Oi, sou faixa preta de jiu-jitsu e criador de um dos maiores canais do YouTube sobre o esporte. Fui honrado como o melhor comentarista do ano pelo BJJStars, um marco na minha jornada emocionante e desafiadora. Para mim, o jiu-jitsu é mais do que um esporte, é um estilo de vida que transparece em cada uma das minhas postagens. Adoro escrever de maneira divertida e simples, principalmente para ajudar os iniciantes. Aqui, meu objetivo é que você leve consigo informação e conhecimento. Então, preparado para embarcar nesta jornada comigo?

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...