Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Hélio Gracie VS Kimura

A luta de Hélio Gracie vs Kimura

 Hélio Gracie lutou contra o judoca campeão mundial Masahiko Kimura, a luta aconteceu no dia 23 de outubro de 1951 no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

A luta de Hélio Gracie vs Kimura, 10 anos mais novo e mais pesado, foi um marco na vida de Hélio Gracie. Sobre o tablado no Maracanã, Hélio resistiu 18 minutos, arrancando elogios do adversário em plena luta, e só foi vencido quando seu irmão, Carlos, jogou a toalha, temendo fratura séria.

“20 mil pessoas vieram para ver a luta, incluindo o presidente do Brasil”

                                                                                                        (Masahiko Kimura)

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Curiosidade sobre a luta entre Hélio Gracie e Kimura

Kimura estava tão convencido da sua superioridade que afirmou na imprensa que se a luta durasse mais de 3 minutos ele a consideraria uma derrota.

Masahiko Kimura derrotou Hélio Gracie com uma Chave de Kimura (o golpe foi batizado com o nome de Kimura após o combate) em 13 minutos (bem mais do que objetivo de 3 minutos) o que impressionou Kimura que terminou a luta felicitando Hélio pela sua dureza.

Hélio Gracie disse

Em 1994, durante uma entrevista, Hélio Gracie admitiu que ficou inconsciente ao ser estrangulado por Kimura, mas que resuistiu e continuou lutando.

A luta terminou com Kimura aplicando uma chave no braço esquerdo de Hélio, que se recusava a “bater” (desistir da luta).

Seus técnicos então jogaram a toalha, terminando a luta. Outras fontes mencionam que o braço de Hélio foi quebrado, mas segundo fotos tiradas no vestiário, após a luta, e por depoimento do próprio, ficou com o braço dolorido, mas não quebrado.

O relato de Kimura

“Hélio me agarrou pelas duas lapelas, e me atacou com O-soto-gari e Kouchi-gari. Mas ele não me moveu nem um pouco.

 Agora era minha vez

 Eu o joguei no ar com O-uchi-gari, Harai-goshi, Uchimata, Ippon-seoi.

 Por volta de 10 minutos de luta, eu o lancei por O-soto-gari. Eu planejava causar uma concussão. Mas já que o tatame era muito macio não teve muito efeito nele. Enquanto continuava a lançá-lo, estava pensando em um modo de finalizar. Eu o arremessei por O-soto-gari novamente. Assim que Hélio caiu, eu o imobilizei por Kuzure-kami-shiho-gatame.

Eu mantive por dois ou três minutos, e então tentei sufocá-lo pela barriga. Hélio balançava sua cabeça tentando respirar.

Ele não aguentava mais, e tentou empurrar meu corpo esticando seu braço esquerdo. Nesse instante, eu agarrei seu pulso esquerdo com minha mão direita, e torci seu braço.

Apliquei Udegarami (o que mais tarde viria se chamar Kimura).

Eu pensei que ele iria desistir imediatamente

Mas Hélio não bateu no tatame. Não tive escolha a não ser continuar a torcer o seu braço.

O estádio silenciou. O osso de seu braço estava se aproximando do ponto de quebrar. Finalmente, o som do osso quebrando ecoou no estádio. Ainda assim Hélio não desistiu. Seu braço esquerdo já estava inutilizado.

Sob essa regra, eu não tinha outra escolha a não ser torcer o seu braço novamente. Tinha muito tempo ainda sobrando. Eu torci o seu braço esquerdo novamente. Outro osso quebrou. Hélio ainda não bateu. Quando tentei torcer o braço novamente, uma toalha branca foi jogada.

Venci por TKO(nocaute técnico). Minha mão foi erguida. Japoneses brasileiros correram para a arena e me ergueram. Por outro lado, Hélio deixava seu braço esquerdo pendendo e parecia muito triste, resistindo a dor.”

Parte da luta do Hélio Gracie vs Kimura

A luta completa de Hélio Gracie vs Kimura infelizmente não achamos, são registros que deveriam ser expostos ,e se ainda existirem está na mão de poucos e guardados a sete chaves quando o ideal seria expor para todo o mundo que quer muito saber e conhecer a origem do jiu jitsu.




Osss!!!


Conheça nosso canal sobre Jiu Jitsu no Youtube


Temos um canal no youtube especializado em Jiu Jitsu, que é muito diferente dos canais tradicionais. Nele contamos histórias do Jiu Jitsu, apresentamos grandes atletas  no quadro Histórias de Campeões, damos dicas de Jiu Jitsu para iniciantes e muito mais conteúdo, eu tenho certeza que você vai curtir! é só clicar aqui e conhecer!

Nenhum comentário