Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Finalização americana no pé


Finalização americana no pé



A finalização americana no pé também conhecida como mata leão no pé, é uma finalização permitida somente nas faixas marrom e preta e tem como o principal fonte de dor a articulação do tornozelo.


Como fazer finalização americana no pé



Ao atacar a finalização americana no pé você precisa dominar o peito do pé do adversário, posicionando a sua mão de forma com que o seu dedo mínimo, fique ao lado do dedo mínimo do pé atacado. Com o outro braço faça um laço similar ao mata leão, porém domine o seu próprio pulso, não o bíceps como é feito no estrangulamento.

Para tornar a finalização americana mais forte cole o pé do adversário no seu peito e faça a torção com o braço e tronco simultaneamente, sempre forçando o pé do adversário para dentro (na direção do dedão).

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


Gire para o lado certo ou seja desclassificado



Se você fizer as pegadas erradas e forçar a perna do adversário no sentido contrário ao que é descrito acima (na direção do dedo mínimo) a finalização será considerada uma ilegal e poderá causar a desclassificação, por forçar o joelho no lugar do tornozelo.


A história da finalização americana no pé no jiu jitsu



A americana no pé foi uma finalização muito popular na década de 70 e era considerada pelo grande mestre Hélio Gracie uma “técnica de suburbano”, ou então de lutador que não tinha técnica.

A finalização se popularizou na escola do aluno de Hélio, Rolls Gracie, um dos grandes especialistas nesta finalização e ficou esquecida após a sua morte, na década de 80/90, voltando as principais competições de jiu-jitsu em 1999 quando Rodrigo “Comprido” Medeiros venceu o então favorito Roberto “Roleta” na final do mundial na categoria absoluto.

Proibida por umas e permitida em outras



Segundo as regras da IBJJF as finalizações de pé, com exceção da finalização de pé botinha, só são permitidas a partir da faixa marrom, porém em outras competições como o ADCC e NAGA a finalização americana no pé é permitida a partir em todas as faixas.

Nenhum comentário