quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

O que é o principio de alavanca no jiu-jitsu

O que é o principio de alavanca no jiu-jitsu?

Não ser raspado no jiu jitsu
Esse artigo foi retirado do Blog Sardinha Jiu-Jitsu e resolvemos publicar pra vocês, devido a riqueza da explicação do sistema de alavanca, se você entender o principio de alavanca, certamente tornará o seu jiu-jitsu muito mais poderoso.
Já virou um jargão do jiu-jitsu: “a luta onde o fraco pode vencer o mais forte”. Devido ao seu uso excessivo pode-se pensar que de fato é apenas uma frase de marketing, como várias artes marcias também tem. No entanto, trata-se de algo real e fundamental no jiu-jitsu. Mas como isso é possível?
O grande segredo por trás dessa façanha é o famoso “Princípio da Alavanca”. O mesmo fora descoberto pelo físico, matemático e inventor grego Arquimedes. Inclusive é dele a célebre frase: “Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”.
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu
A artimanha empregada inicialmente pela família Gracie, especialmente por Hélio Gracie, foi utilizar esse princípio fundamental nas artes-marciais, revolucionando o jiu-jitsu, a um ponto dele ser conhecido como Jiu-Jitsu Gracie ou Jiu-Jitsu Brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu).
Intuitivamente usamos o “Princípio da Alavanca” em diversas situações. Por exemplo, já reparou como é difícil fechar uma porta empurrando ela bem perto da tramela? Como é difícil levantar uma mesa segurando ela pela margem? Ou como é difícil segurar um objeto com o braço esticado e como fica fácil quando o braço está encolhido? Um exemplo prático e carregar grandes pesos utilizando um carrinho de mão.
Isso se deve a conservação de energia. A energia gasta em um trabalho é produto da força usada vezes o espaço percorrido. Assim se usarmos uma pequena força, mas percorremos uma distância grande, estaremos gastando a mesma quantidade de energia de que se tivéssemos feito muita força e percorrêssemos uma pequena distância. Observe a figura abaixo:
A balança está em equilíbrio apesar da grande diferença de peso. Isso porque apesar de 5kg ser muito menor do que 100kg, ele está muito distante do ponto de apoio, o que torna o trabalho para locomovê-lo igual ao de locomover os 100kg, mantendo o sistema estático.
Pode-se dizer que força aplicada em uma alavanca é proporcional a distância do seu ponto de apoio. Assim se fizermos uma força em ponto, e depois em outro com uma distância duas vezes maior, estaremos duplicando nossa força real, apesar de estarmos utilizando a mesma força física. Uma maneira matematicamente correta, porém talvez menos compreensível é atraves da fórmula:
F1 x D1 = F2 x D2 Assim caso se consiga criar alavancas com o corpo do adversário, será possível aplicar-lhe uma grande força real, apesar de uma aparente pequena força aplicada. Por isso o lutador de jiu-jitsu luta sempre colado, não dando espaço para o adversário usar a sua força. Mas no momento certo se distancia, aplicando um golpe. Vejamos o caso do arm lock.
Observe o belo arm lock aplicado por Royce Gracie em uma de suas lendárias lutas no UFC. Neste caso o ponto de apoio é o cotovelo do oponente. Para  se defender, ele usará basicamente a musculatura do bíceps e antebraço, que por sua vez se encontram próximas ao ponto de apoio (no caso o cotovelo). Royce por sua vez, coloca seu quadril sobre o cotovelo e aplica sua força em dois pontos distantes deste ponto de apoio: o ombro e o punho do adversário. Isso cria uma força enorme, que se torna impossível de se contrabalancear, forçando o adversário a desistir para não sofrer uma lesão na articulação.
 Neste caso específico, além da alavanca o que ajuda o lutador de jiu-jitsu é o uso de uma grande gama muscular no golpe. A musculatura da coxa, lombar, abdominal e dorsal são utilizadas contra basicamente a musculatura do bíceps do oponente. É finalização certa.
Este é só um exemplo dos vários golpes, imobilizações, raspagens e finalizações que empregam este princípio no jiu-jitsu, veja na foto abaixo o que acontece quando não se conhece o “Princípio da Alavanca” ou não a aplica corretamente.
 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...