Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Como aplicar um Arm Lock bem feito


Como aplicar um Arm Lock bem feito


Arm Lock ou Armbar, termo que na tradução do inglês significa chave de braço, é um dos golpes mais populares e mais característicos do Brazilian jiu jitsu (BJJ). O jiu jitsu é conhecido dentre outras coisas pelo Arm Lock, mas você, sabe aplicar um Arm Lock corretamente?

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Conceitos do Arm Lock


A chave de braço é um bloqueio articular simples ou duplo que hiperestende (estender em excesso), hiperflexiona (flexiona em excesso), a rotação da articulação do cotovelo e / ou articulação do ombro.

Uma chave de braço que hiperflexiona com rotação da articulação do ombro é referida como uma chave de ombro ou Shoulder Lock, e uma chave de braço que hiperestende a articulação do cotovelo é chamada de Chave de Braço, Arm Lock ou Armbar.

A obtenção de um Arm Lock requer o uso eficaz de alavancagem do corpo inteiro, a fim de iniciar e garantir um bloqueio no braço alvo evitando que o adversário escape do bloqueio. Ao utilizar todo o seu corpo para aplicar o arm lock você evita fazer força desnecessariamente e consegue um poder maior no golpe.

Como funciona o Arm Lock


O vídeo a seguir mostra através de animações 3D todo o funcionamento biomecânico deste poderoso golpe.

Dicas de treinamento do Arm Lock


O treinamento de execução de um Arm Lock com o ajuste da posição, geralmente é lento e controlado para dar tempo ao adversário de bater antes de qualquer imposição de lesão, pois quando aplicada de forma inadequada ou com força excessiva a chave de braço pode causar danos no músculo, tendões e ligamentos ou fraturas ósseas.

Já o drill (exercício), não necessariamente precisa ser lento, ele na verdade pode ser trabalhado com explosão atacando um braço e depois o outro sem parar repetidas vezes.

Dica importante: Não cruze os pés na hora do Arm Lock, principalmente o arm lock de guarda, ele tira a potência do golpe.

Fundamentos do Arm Lock bem feito


Uma chave bem dada no jiu-jitsu é praticamente certeza de vitória. As regras da boa execução são conhecidas nas primeiras aulas de Jiu Jitsu. Entretanto há muitas variações deste golpe e se tiver interessado você pode ver clicando aqui.
Mantenha o polegar do adversário para cima;
  • Não tire o peso das pernas;
  • Estique o braço usando o famoso aperto de mãos;
  • Não esqueça de dar a barrigada, fazendo a ponte para deixar o golpe mais potente;



      Lesões causadas pelo Arm Lock


Segundo o site efdeprtes.com GARCIA, 2004, afirma que o “Arm-lock” pode levar a uma diminuição da amplitude de movimento e dor, pois o movimento feito de forma violenta, ou com repetição contínua, pode causar uma cicatrização da cápsula dentro da articulação do cotovelo e lesão com cicatrização muscular na sua porção anterior.

De maneira geral as duas técnicas podem ocasionar traumas do tipo:

  • Estriamentos de primeiro a terceiro grau.
  • Entorse de primeiro a terceiro grau.
  • Subluxação articular
  • Luxação articular
  • Fraturas articulares
  • Defeitos osteocondrais (DOCS)

Um comentário:

  1. "O vídeo a seguir mostra através de animações 3D todo o funcionamento biomecânico deste poderoso golpe." Cade o video?

    ResponderExcluir