Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Como não ser raspado no jiu jitsu


Como não ser raspado no jiu jitsu


Sun Zi, conhecido no ocidente como Sun Tzu, foi um general chinês e autor do livro A Arte da Guerra, um tratado militar escrito durante o século IV a.c.


O livro aborda um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compôr um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional.

 Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Curiosidade


Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung.

Conhecendo o inimigo


Nada melhor que conhecer seu adversário, talvez não conhecer ele propriamente mais as armas que ele irá usar, por isso se não quer ser raspado, conheça também o jogo de guarda, pensando assim você se tornará um lutador completo e inteligente.

Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso. Sun Tzu

O que é raspagem no jiu jitsu?


A raspagem é uma manobra de reversão executada quando um lutador que está fazendo guarda consegue desequilibrar o oponente e terminar o movimento por cima, estabilizando por 3 segundos.

Como não ser raspado no jiu jitsu


Não existe uma fórmula ao certo para não ser raspado no jiu jitsu, pois trata-se de uma luta dinâmica onde o centro de gravidade está sempre em alteração, mais daremos algumas dicas para você se sair bem dessa situação desconfortável.

Equilíbrio


Um corpo está em equilíbrio quando ele se encontra em movimento uniforme ou quando o somatório de todas as forças que atuam sobre ele é nulo, é o posicionamento exato do centro de gravidade esteja a pessoa em movimento ou parada. Ele é controlado por vários receptores sensoriais. No homem, atuam no equilíbrio; os olhos, o sistema vestibular do ouvido interno e os proprioceptores localizados nas articulações e nos músculos.

Talvez o equilíbrio seja o principal aspecto para não ser raspado no jiu jitsu, e é apenas uma questão de educação postural, além de ser essencial na economia de esforço muscular.

O treinamento específico melhora o equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento); a eficiência dos movimentos; a postura; a propriocepção e a estabilidade da coluna vertebral.

Postura


Postura é a forma que o corpo se mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas e atuando para fornecer o equilíbrio, é uma resposta neuromecânica que chamamos de atividade postural que estabiliza o sistema musculoesquelético.

A postura é o ponto inicial para o lutador que não quer ser raspado no jiu jitsu. Com a postura certa, você pode ver e analisar que ataques o oponente está preparando com sua guarda antes que eles sejam bem executados e neutralizar as forças feitas por ele.

Isso vai te proteger de muitas situações ao mesmo tempo que protege a coluna vertebral contra traumas.

Dicas para não ser raspado


  • Não seja previsível, ter um leque de ataques e não ficar apenas se defendendo é crucial.
  • Ponha o adversário sempre numa posição desconfortável, para evitar que ele trabalhe calmamente a raspagem.
  • Tente sempre estourar as pegadas do oponente.
  • Comande o jogo.
  • Esteja sempre um passo à frente, com o domínio da pegada.

Ataque com finalizações


Tenha sempre opções de finalizações para usar no ato da tentativa de raspagem, pois você assim desarma o ataque e isso pode acabar com a concentração do guardeiro, e logo vai abrir mais caminho para marcar os pontos e quem sabe conquistar a passagem de guarda. 

Nenhum comentário