Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

OS 7 PRINCÍPIOS DO BUSHIDÔ - O CODIGO DE CONDUTA E HONRA DOS SAMURAIS




OS 7 PRINCÍPIOS DO BUSHIDÔ - O CODIGO DE CONDUTA E HONRA DOS SAMURAIS



    Pra quem não conhece eu vou contar um pouco as história dos samurais.

    Estes guerreiros integravam a ordem guerreira do Japão feudal, e isso durou por quase oito séculos, mais precisamente entre 1100 e 1867. A princípio, os samurais tinham apenas a função de recolher os impostos para o Império. Era preciso que fossem fortes, robustos e determinados, para que case fosse necessário, enfrentassem os camponeses que oferecessem resistência, porém com o passar do tempo, eles assumiram funções militares, foi justamente nesse época que se oficializou o nome Samurai.

    Estes guerreiros mantinham uma intensa disciplina e também é claro bastante habilidade para utilizar a Katana/ Kataná, espada longa dos japoneses que estamos acostumados a ver. E para ser um verdadeiro Samurai, eles eram preparados desde a sua infância para seguirem finalmente o Bushidô, que traduzindo significa ‘o caminho do guerreiro’.




    A grande fama dos Samurais, não se deve apenas pela apresentação de força e pela grande disciplina, o código de honra e de conduta chamado Bushidô, é seguido por muitos até hoje, e tem grande força entre aqueles que querem seguir o estilo de vida de um verdadeiro guerreiro.

Nosso vídeo sobre os 7 princípios do Bushidô - O Código de Honra dos samurais





O Bushidô, tem 7 princípios fundamentais, e eu vou falar deles agora:


1 - 義 Gi – Justiça, Retidão e Honestidade


    Este princípio quer dizer que você tem que ser honesto em todas as suas relações. Que você deve acreditar na Justiça, mas não a justiça que é dada pelos outros, você deve acreditar na sua própria Justiça.

    Para um Samurai não existe tons de cinza, ou é branco ou é preto, ou seja, não existe meio termo, ou uma coisa é certa, ou ela é errada.

    E pra ser realmente justo, é necessário que o samurai saiba fazer o julgamento correto em relação à tudo em sua vida.


2 - 勇 Yuu – Coragem, Bravura heroica


    Um samurai deve ser corajoso, e ter coragem heroica. Samurai sabe que Viver é arriscado e perigoso e esconder-se perante uma situação de perigo, não é a maneira mais adequada de viver.

    O Samurai deve aprender a viver a vida ao máximo, intensamente.

    O Samurai deve substituir o medo pelo respeito e cautela.

    Ter coragem heroica, não é ser um idiota, é sempre ter cautela e respeito, mas sempre agir com inteligência e força.


3 - 仁 Jin – Compaixão, Benevolência


    Em função do treinamento um samurai, se torna muito rápido e muito forte, e essas habilidades servem para fazer o bem para as pessoas. E ele tem compaixão por elas. Sentimentos como amor, amizade, e atos de solidariedade e nobreza, são considerados pelos samurais ao maiores atributos da sua alma. Um Samurai ajuda seus colegas, e toda as oportunidades que houverem.





4 - 礼 Rei – Respeito, Polidez e Cortesia


    Um Samurai, sabe que não tem razão alguma para ser cruel, sabe que não tem necessidade de mostrar e provar a sua força. Um verdadeiro Samurai, é cortes e gentil, até mesmo com seus inimigos. Ele sabe que se ele não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um samurai n~]ao é apenas respeitado pela sua força e pela sua coragem, é respeitado também, pela forma com que ele trata as outras pessoas.


5 - 诚 Makoto – Honestidade, sinceridade absoluta


    Para um Verdadeiro Samurai, o ato de mentir é covarde e desonroso, portanto quando um samurai vai dizer que vai fazer alguma coisa, você pode considerar que como se isso já tivesse sido feito, por que nada no mundo conseguira impedi-lo de fazer o que ele disse. Um Samurai, não precisa prometer e nem dar a sua palavra para nada, quando um Samurai fala, você pode ter certeza que ele vai agir. sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.


6 - 名誉 Meiyo – Honra, Glória


    Um verdadeiro Samurai, considerar que a sua honra, tem apenas um juiz, e esse Juiz é ele mesmo.

    Aquilo que você escolhe, e a forma com que trabalha para obter o que quer é reflexo do que você realmente é. Você não consegue se esconder, ou esconder algo que tenha feito de si mesmo, nos somos o melhor juiz que pode existir.

    Muitas vezes nós dizemos o que os outros querem que digamos, nós vemos o que os outros querem que vejamos, e ouvimos o que os outros quem que ouçamos. O valor da nossa dignidade está compreendido na palavra honra. “ “Desonra, é como uma cicatriz em uma arvore, o tempo em vez de curar, só ajudou a aumentar”




7 - 忠 Chuu – Dever e Lealdade


    Um Samurai, é extremamente leal a todos aqueles que estão sob seus cuidados, por aqueles que ele é responsável, ele permanece fiel. As palavras e ações de um samurai pertencem a ele, juntamente com todas as consequências surgem a partir deles.

    A palavras de um home deve ser como a sua impressão digital,: você deve leva-la aonde quer que vá.

    E para terminar, devemos entender que seguir o Bushidô, significa dar ênfase a lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra, e acima de tudo, viver e morar com dignidade. Quando os 7 princípios do Bushidô são aplicados em nossa vida, nos conseguimos nos tornar ser humanos melhores.

    Miyamoto Musashi, um famoso samurai, que viveu entre os séculos século XVI e XVII, nos deixou uma bela frase, que é a seguinte:

    “A vida de alguém é limitada, porém a honra e o respeito duram para sempre”.

    Um forte abraço, fiquem com Deus, Muito Mais Ação Jiu Jitsu, Muito Mais Jiu Jitsu pra você. OSSS

Nenhum comentário