sexta-feira, abril 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

COMO ESCOLHER O KIMONO DE JIU JITSU?

COMO ESCOLHER O KIMONO DE JIU JITSU?

 

Você esta começando no Jiu jitsu, ou já treina a algum tempo, e esta com dificuldade em escolher o kimono ideal pra você? Não sabe quais kimonos são permitidos para treinar, ou para competir, qual a diferença entre os tipos de kimono, qual o tamanho que você deve usar? Fica comigo nesse vídeo até o final que eu te conto tudo que você precisa saber sobre kimono de Jiu jitsu.

E ai Guerreiros, tudo certo? Eu sou o Jaime do Muito Mais Ação Jiu Jitsu, e sim, eu já passei por isso.. ir em uma loja de escolher um kimono, seja uma loja física, ou uma loja virtual… e gente fica perdido em saber qual o kimono que deve comprar.

 
Lembro que quando eu comecei a treinar, eu tinha 1, 84 de altura e 69 quilos.. era praticamente uma vara, um cabo de vassoura… e ai eu cheguei na loja, e a vendedora, com base na minha altura e no meu peso, me recomendou um kimono A3… na época eu não provei, e acabei levando pra casa… até por que eu não sabia, como um kimono realmente deveria ficar em mim, então eu treinei praticamente 1 ano com o mesmo kimono. E hoje quando eu lembro, me da um vergonha alheia… estava muito feio… sobrava muito pano, e modelagem do kimono (você vai saber o que é modelagem nesse vídeo), era horrível.
 
Ah.. e antes de um continuar, acho que a umas das dicas principais, é a seguinte, nada de usar kimono de Caratê, tae-kwon-do no seu treino de Jiu Jitsu, ok?

VIDEO SOBRE COMO ESCOLHER UM KIMONO DE JIU JITSU

Em nosso canal no youtube, criamos um vídeo falando e mostrando as diferenças e explicando o que deve ser levando em consideração para escolher um kimono de jiu jitsu, confere no vídeo abaixo:

 

 
 

 

QUAIS AS REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO KIMONO?

Eu acredito que você pode até não querer competir, mas entende que a confederação que rege o nosso esporte, é uma ótima base para entendermos as regras e como funciona o nosso esporte.
E a IBJJF Internacional Brazilian Jiu Jitsu Federation, diz o seguinte em relação ao uniforme do Lutador:
 
Primeiro: Os kimonos devem ser confeccionados em algodão, e nas categorias Juvenil, Adulto e Master, é obrigatório o uso de kimono trançado.
O kimono trançado, e esse trançado é apenas na parte de cima, no casado, no paletó, gandola, ou seja lá como eles chamem. Você vai entender, o que é esse traçado, ele forma tipo uns quadriculadinhos.. e isso deixa o kimono muito mais resistente, e kimono de Jiu Jitsu, precisa ser resistente.
A calça geralmente você pode encontrar de dois materiais, o primeiro é o rip stop, que é um material mais leve, o toque é mais geladinho digamos assim, tem um aspecto parecendo ser mais frágil, mas não se engane, é muito resistente, e para competir eu prefiro esse material, por que ele como eu mencionei anteriormente é mais leve… ou seja não joga tanto contra assim, quando você tem que bater peso.
O outro material, é um material mais clássico, que é a sarja, e muitos conhecem como brim, material também muito resistente também, mas que pesa um pouco mais… é claro que eu não to falando aqui de um peso absurdo a mais.. acredito que a diferença seja uns 100 gramas mais ou menos, o que é bastante quando estamos falando de competição, visto que isso pode ser crucial para a sua participação ou não na competição.
 
eu como lutador de arte marcial, entendo que você sempre tem que se apresentar da melhor forma, ou seja se apresentar com aquilo que você tem de melhor. Quando eu competia, eu usava calça rip stop, por causa do peso, e para treinar no dia a dia, eu uso calça de sarja.

QUAIS AS CORES QUE SÃO PERMITIDAS PARA KIMONO DE JIU JITSU?

As cores de kimono, que são permitidas pela IBJJF são as seguintes:
 
BRANCO, AZUL ROYAL E PRETO!
 
Muitas academias, permitem que os alunos treinem usando kimonos de cores diferentes, mas a grande maioria não permite, muitas academias estipulam um dress code digamos assim, um código de roupa, de vestimenta, e muitas até uniformizam os alunos com o próprio kimono da academia ou da equipe, então se você ainda não treina, da uma sondada como funciona na equipe que você pretende treinar.
 
Ah, Jaime, então se eu tiver um kimono, branco, com a calça azul e as mangas pretas , eu posso por que estão dentro das cores da confederação
 
E eu te respondo que não meu caro gafanhoto, a confederação, é bem clara nisso, somente são permitidos, kimonos com cores uniformes, ou seja, branco, todo branco, azul todo azul, e preto, todo preto. Kimonos coloridos, camuflados, de personagens são proibidos.
 
É claro, em competição, se o seu professor permitir na academia, o problema é dele… mas eu sinceramente, acho que o investimento em kimono é alto, não gastaria o meu dinheiro, com esses kimonos, e não estou falando das marcas, mas sim, dos modelos de kimono, sinceramente acho que não vale a pena. Mas se você estiver afim, tiver grana, e seu professor permitir, você faz o que você quiser.

Uma coisa muito importante, de você saber é em relação a colocação de patches, geralmente o pessoal coloca os patches, se de patrocinador, seja parceiro, seja da academia, sei lá.. alguns divulgam o próprio instagram , porém não pode colocar onde quiser… também existe uma tabela, da própria IBJJF que diz onde os patches podem ser ser colocados.

 

QUAIS AS MEDIDAS DE UM KIMONO DE JIU JITSU?

 
Em relação as medidas, a IBJFF também faz algumas exigências, e as principais são as seguintes,
O comprimento do paletó, tem que ir até as coxas, paletó curto não pode usar.
 
O comprimento da manga tem que no mínimo, 5 cm de distancia do osso da articulação do punho do atleta com os braços esticados, ou seja, você veste o kimono, e estende os braços pra frente, e ai mede.
 
E tem que existir uma folga de do mínimo 7 cm em toda a extensão da manga até a axila, ou seja essas exigências tem a intenção de proporcionar pegadas para o adversário, antigamente tinha gente que mandava ajustar o kimono, pra ficar justinho e não deixar o adversário fazer pegada.

Outra exigência é em relação a calça, ela tem que ter no mínimo 5 cm de distancia do osso do tornozelo, como vocês podem ver na imagem.

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

COMO ENCONTRAR O KIMONO DE JIU JITSU IDEAL?

 
Ta Jaime, entendi, mas como eu acho um kimono que me atenda a tudo isso?
 
E este meus amigos, é um dos principais problemas encontrados pelos praticantes.

As Empresas de kimono, trabalham com uma tabela de tamanhos, estas tabelas você pode encontrar diretamente no site das empresas, aqui no Muito Mais Ação Jiu Jitsu, a gente tem como parceiro a marca Stormstrong, todos os meus kimonos são dessa marca, e na tabela utilizada por eles é a seguinte:

Quais os tamanhos do kimono de jiu jitsu?

 
A0 P/ Adulto 1,45m a 1,65m |até 65 kg
A1 P/ Adulto 1,65m a 1,75m |até 75 kg
A2 P/ Adulto 1,75m a 1,85m |até 85kg
A3 P/ Adulto 1,85m a 1,90m |até 100 kg
A4 P/ Adulto 1,90m a 2,00m |até 110 kg
*tabela válida apenas como referência.
 
Esta tabela pode variar de empresas para empresa, então você tem que ter muito cuidado!, principalmente por que várias empresas, que não é o caso da Stormstrong, utilizam tecido sem nenhum tratamento, o que isso quer dizer, você vai comprar um kimono baseado na tabela apresentada no site, vestiu pela primeira vez e ficou ok!, mas depois da primeira lavagem, ele encolheu demais, e alguns casos chegam até a mudar de tamanho. Isso já aconteceu comigo, e com marcas famosas, e me arrependi muito da compra.

Na Stormstrong, os kimons já são pré-encolhidos, ou seja a variação é praticamente nula em relação a encolhimento, desde que você respeite as recomendações de lavagem!

 
No meu caso, como eu disse, eu tenho 1,84 de altura, e nos últimos anos eu sempre variei de 82 a 87 quilos, ou seja, segundo a tabela, eu era um tamanho A2 até ai, tudo certo.
 
E se você me acompanha aqui no canal, deve saber que eu tive um problema sério de saúde, e este problema de saúde, os medicamentos, e tudo mais, fez com que meu peso chegasse a 103 quilos. Ou seja, pelo peso, eu seria um A3, mas pela altura, eu continuava sendo um A2, até por que o problema de saúde não fez com que eu crescesse em altura.
 
O que eu senti, foi que meu kimono ficou mais justo, tanto para os braços, quando para as pernas, se eu fosse competir, eu teria que competir com um kimono A3, para respeitar as regras, mas como não competi, e a minha intenção é baixar o peso e não continuar desse jeito, eu continuei usando o kimono A2.
Ah, mas Jaime eu sou baixinho 1,65, e peso 90 kg, meu kimono fica com as mangas grandes, o que eu faço. Nesse caso, por exemplo, você tem que comprar um kimono A3 e mandar ajustar as mangas, e a calça para que fique bom pra você…nada de usar kimono sobrando manga e sobrando calça.

O ideal sempre, é você poder provar o kimono, principalmente em função da modelagem, que é a forma, o corte, da peça, você já teve ter passado por isso, vai em uma loja, pega uma camiseta G, M seja lá qual for o seu tamanho, e fica super ok, e vai em outra loja, e o mesmo tamanho, fica uma porcaria…e isso é a modelagem, que pode varia de empresa para empresa.

 
A dica aqui é provar o kimono, sempre que possível, peça para provar o kimono de um amigo que tenha a marca que você quer comprar, ou quando a marca disponibiliza um canal de comunicação, fale diretamente com a própria marca, a Stormstrong por exemplo tem o whatssapp, que você pode falar diretamente com o pessoal, que são especialistas e vão te ajudar a fazer a melhor escolha.
E se você se interessar pela Stormstrong, você pode usar o cupom de desconto MUITOMAISACAOJJ, que você vai ganhar um desconto especial!
  

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...