sábado, abril 20, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

KIMURA QUEBROU O BRAÇO DO HELIO GRACIE? – História COMPLETA da maior luta que já aconteceu

Helio Gracie x Kimura

História COMPLETA da luta entre HELIO GRACIE X MASAHIKO KIMURA

No dia 23 de outubro de 1951 aconteceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no estádio do Maracanã a luta entre Hélio Gracie contra Masahiko Kimura. Hélio Gracie um dos criadores do Jiu Jitsu Brasileiro enfrentou o maior lutador de Jiu Jitsu de todos os tempos Masahiko Kimura, em uma luta sem tempo, e sem pontos, somente valia a finalização.

 

QUEM FOI MASAHIKO KIMURA

 

Kimura nasceu em 10 de setembro de 1917, na cidade Kumamoto no Japão. Ele começou a treinar judô muito novo com 9 anos de idade, e como era muito talentoso e muito dedicado aos treinamentos, quando chegou aos 18 anos de idade, ele foi o mais jovem a receber o 5 dan na faixa preta de judô. Apenas com 18 anos de idade.

E com 18 anos Kimura foi campeão japonês de judô no nível colegial, seu primeiro grande título na época, e com isso, com esse título, ele conseguiu ser o primeiro estudante a participar do campeonato profissional de judô no Japão, e meus amigos, ele foi lá e venceu logo na sua primeira participação.

Porém, ele ficou um pouco preocupado, pois nesse campeonato, ele acabou tomando um wazari, que é uma pontuação algo, e muito próxima ao ippon no judô, tomou um ippon acaba a luta na hora.

Isso fez com ele voltasse para academia, e traçasse um plano de treinamento, para continuar vencendo este campeonato pelos próximos 10 anos.

Além dos treinos de judô, Kimura fazia um insano treino físico, que consistia em diversos movimentos com centenas de repetições, entre eles estavam, ficar se equilibrando na própria cabeça contra uma parede, centenas de agachamentos completos com um parceiro nas suas costas, e mais uma centena de flexões. Isso todo dia!

Uma das histórias famosas é que Kimura treinava incessantemente o golpe osoto gari contra uma arvore, com várias e várias repetições… E em um dia em um treino lá na kodokan, ele acabou aplicando o golpe em seus parceiros de treino, alguns se machucaram e alguns ficaram até inconscientes, visto a velocidade e a violência com que ele fazia o golpe. Fato esse que fez com que seus parceiros de treino, pedissem para o Kimura não aplicar mais este golpe enquanto treinava.

Seu treino era ministrado pelo seu sensei tatsukuma ushijima, o treino era tão duro e difícil, que acabou elevando o judô do Kimura a um nível tão alto, que ele perdeu apenas 4 lutas em toda a sua vida.

O bicho era realmente brabo!!

Kimura venceu o campeonato japonês por 13 anos consecutivos, se tornando um dos maiores, senão o maior, judoca de toda a história.

Quando completou 30 anos de idade Kimura recebeu o seu 7 dan no judô, e começou a praticar outros esportes, treinou pro Wrestling, e Karatê.

Para Kimura treinar outras artes marciais, era obviamente além aprender uma nova arte, também encontrar formas de melhorar o seu próprio judô, no caratê por exemplo, Kimura tinha como finalidade fortalecer as suas mãos, e como não fazia nada meia boca, ele treinou caratê por dois anos e até se tornou assistente do seu próprio professor.

 

CHEGADA DE KIMURA NO BRASIL

 

Em novembro de 1950, um emissário japonês aqui no brasil, sabendo da fama da família Gracie, perguntou a hélio Gracie se ele teria interesse e se toparia enfrentar um campeão do seu país, algo que foi prontamente aceito por Hélio Gracie.

E depois de 7 meses, em 1951 desembarcou no rio de janeiro, Masahiko Kimura, considerado o maior judoca do mundo. Acompanhando Kimura, estavam os faixas pretas yamaguchi e yukio Kato, que vieram também com a finalidade de divulgar o esporte.

Sabendo da presença dos campeões japoneses em solo brasileiro, Hélio Gracie partiu em direção onde eles estavam, e desafiou Kimura para uma luta que valesse apenas a finalização.

Durante a conversa ficou definido que antes de enfrentar o Kimura que era 5 vezes campeão japonês, Hélio Gracie deveria enfrentar Kato, se vencesse Kato, ele enfrentaria o Kimura.

 Vale lembrar aqui que a luta não era uma luta de judô, era uma luta nas regras dos brasileiros, e ela terminaria apenas por desistência, ou finalização, ou seja, não existia pontos

 

A LUTA ENTRE HELIO GRACIE X YUKIO KATO

 

E a luta entre Hélio Gracie x yukio Kato aconteceu. Duas vezes.

A primeira luta no maracanã, e depois de depois de 30 minutos de combate ela foi definida como empate.

Não satisfeito com o resultado, o japonês decidiu pedir mais uma luta e está aconteceu em São Paulo, 23 dias depois da primeira, e depois de um combate equilibrado, com o japonês aplicando muitas quedas em Hélio Gracie, mas no final os resultados meus amigos, foi Hélio Gracie apagando o japonês yukio Kato com um estrangulamento da guarda.

Conforme haviam combinado, se Hélio vencesse Kato, ele enfrentaria o Kimura, e meus amigos, foi exatamente isso que aconteceu.

 

A LUTA ENTRE HELIO GRACIE X MASAHIKO KIMURA

 

No dia 23 de outubro de 1951, o rio de janeiro parou, para assistir em pleno gramado do maracanã, a luta entre Hélio Gracie vs Masahiko Kimura.

Segundo alguns registros, mais de 20.000 pessoas compareceram ao estádio para assistir a luta, inclusive contou com a presença do vice-presidente do brasil na época o café filho.

Em declarações previas antes da luta, Kimura disse que venceria Hélio rapidamente, e que se demorasse mais de 3 minutos, Hélio Gracie poderia ser declarado como vencedor.

E Hélio Gracie com 38 anos, disse que esta seria a sua última luta, e que se encerraria a sua carreira, independente de qual fosse o resultado.

O dia da luta chegou Kimura se apresentou para a luta sob uma chuva de vaias de toda a torcida brasileira. Depois de 10 minutos Hélio Gracie se apresentou, para o delírio de todos que estavam no estádio.

Não vou entrar aqui no mérito de dizer qual seria a diferença de peso entre eles, por que isso a gente não tem como afirmar de fato, alguns dizem que a diferença era de apenas 10 kg, outros 20kg, e o que é grandemente difundido é que a diferença beirava os 30 kg a favor de Kimura.

O que a gente pode afirmar de fato, vendo as imagens das lutas, e fotos da época é a altura dos dois, era praticamente a mesma, e até com uma leve diferença a favor de Hélio Gracie. Porém o que aparenta, é que realmente Kimura, parecia bem maior, e mais forte fisicamente do que Hélio Gracie.

Não existe registro completo da essa, pelo menos não divulgada, existem apenas alguns fragmentos espalhados aí pela internet aí desse combate.

E o que podemos ver é o Kimura arremessando o Hélio Gracie de maneira bem violenta com um osoto gari, caindo por cima dele, imobilizando com um honkesagatame, e fazendo algumas movimentações, por cima, o material disponível não passa de dois ou três minutos de imagens, o que é uma pena.

O que temos de relatos, é que a luta não demorou apenas 3 minutos conforme Kimura previa, mas demorou 13 minutos, e depois de quedar Hélio por diversas vezes, com osoto gari, uchi mata, no solo Hélio Gracie conseguia usar a sua guarda, para se esquivar dos ataques de Kimura, porém mesmo assim, o japonês, conseguiu algumas vezes, passar a guarda e dominar a lateral.

Kimura relatou na sua biografia, que dominou Hélio por 2 ou 3 minutos, e tentou sufoca-lo com barriga, nesse momento Hélio esticou o braço esquerdo para tirar Kimura de cima, foi quando Kimura pegou em seu punho e aplicou uma chave que no judô é conhecida como udegarami.

Neste momento, Kimura forçou, mas nada de Hélio Gracie bater, o estádio estava em silencio, e Kimura continuou forçando até que se ouviu o estalo de um osso quebrando, mesmo assim, segundo as regras combinadas da luta, o combate não terminaria, Kimura se viu obrigado a não largar o golpe e forçou mais uma vez, e novamente o som de outro osso quebrando foi ouvido. E neste instante, uma toalha branca foi jogada no ringue. Era Carlos Gracie, irmão mais velho de Hélio terminando o combate.

Eu acredito que mesmo com a derrota, esta tenha a sido a luta mais emblemática de toda a carreira do grande mestre Hélio Gracie, que foi um verdadeiro guerreiro ao enfrentar o maior judoca de toda a história. Masahiko Kimura por outro lado, além de ter sido um exímio campeão, ter feito história dentro do judô, e ter levado a sua arte marcial por todo o mundo, também tem seu nome marcado dentro da história do nosso Jiu jitsu.

O golpe que ele aplicou no grande mestre Hélio Gracie, o udegarami, dentro do Jiu jitsu mudou de nome e é conhecido como chave Kimura, e função dessa luta.

 

VIDEO DA LUTA ENTRE HELIO GRACIE X MASAHIKO KIMURA

 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...