sexta-feira, março 29, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

GUILHERME E RAFAEL MENDES – HISTORIA DE CAMPEÕES

GUILHERME E RAFAEL MENDES – HISTORIA DE CAMPEÕES

 
Este é o vídeo história de campeões do Jiu Jitsu, onde contei a história de Rafael Mendes e Guilherme Mendes.
 
 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE RAFAEL MENDES E GUILHERME MENDES

 
E hoje, é dia de contar a história de dois irmãos, que sem duvida estão no hall dos mais talentosos e vitoriosos atletas que já competiram no Jiu jitsu, e eu estou falando de Rafael Mendes e Guilherme Mendes.
 

A ORIGEM DOS IRMÃOS MENDES

 
Rafael mendes, Guilherme mendes, conhecidos como irmãos mendes, ou fora do país como mendes bros, nasceram em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, Guilherme mendes Nasceu dia 14/02/1988 e  Rafael Mendes nasceu no dia 21/06/1989 em, então o Guilherme mendes é 1 ano e 4 meses mais velho que o Rafael.
 
GUILERME MENDES JIU JITSU CRIANÇA
RAFAEL MENDES JIU JITSU CRIANÇA
 
 
Muito ligados a família, ele tinham bastante contato com seu primo chamado Thiago mendes.
Thiago, que era faixa roxa na época, treinava Jiu Jitsu em uma pequena academia em Rio Claro, e sempre que encontrava os primos, tentava mostrar posições, técnicas, e falar sobre Jiu jitsu para Guilherme e Rafael. Em um determinado dia, rolou uma competição interna na academia onde Thiago treinava, e Thiago convidou o Guilherme e o Rafael para eles irem até lá conhecer. Na época, Guilherme tinha 12 anos de idade e Rafael tinha 11. E nesta competição, que por sinal foi até vencida pelo primo Thiago, foi o primeiro contato que os irmãos mendes, tiveram com uma academia e uma competição de Jiu Jitsu.
 

O INICIO NO JIU JITSU DOS IRMÃOS MENDES

 
Algum tempo passou, Thiago que dava aulas em um projeto social na cidade em um Clube, e resolveu convidar o Guilherme e o Rafael, pra treinar, afinal eles tinham gostado do que tinham visto, quando viram a competição. E eles foram treinar com o primo Thiago.
Thiago treinava com Leonardo Santos (aquele da nova união, que lutou no UFC e tudo), e depois de um tempo treinando com os garotos, Thiago percebeu que eles levaram jeito pra coisa, , e tomou a decisão de leva-los para treinar na matriz da academia, onde o Leo Santos da aula, acreditando que sob a supervisão de um faixa preta, eles evoluiriam muito mais rápido.
RAFAEL MENDES E GUILHERME MENDES FAIXA BRANCA DE JIU JITSU
A Academia era liderada por Leo Santos, mas na cidade também tinha uma academia que quem dava aulas de Jiu Jitsu era Ramon Lemos, que mais tarde se tornaria líder da equipe Atos junto com André Galvão.
Mas, por um curto período de tempo Ramon e Leo Santos deram aulas juntos, foi onde os irmãos mendes conheceram o Ramon Lemos.
 

O VÍNCULO COM RAMON LEMOS

 
Nesta época, quando eles tinham aproximadamente 13 anos de idade, aconteceu um fato extra tatame, que mudou a vida dos garotos, os pais de Guilherme e Rafael Mendes, se separaram.
Sem a figura paterna, morando na casa dos avós e com a mãe trabalhando em dois empregos, para dar conta de sustentar a casa, e viram no Jiu Jitsu principalmente na figura do Ramon Lemos uma referencia masculina na qual eles pudessem seguir e se orientar, eles viram no Ramon a figura de um pai.
E isso foi recíproco, Ramon tinha chego na cidade a pouco tempo, e viu naquelas duas crianças, que estavam precisando de um auxilio de uma orientação, uma maneira de ajuda-las e de mostrar o seu trabalho.
RAMON LEMOS E IRMÃOS MENDES
 

COMO NASCEU A PAIXÃO PELO JIU JITSU

 
Guilherme conta em várias entrevistas, que no inicio não rolou aquela paixão imediata pelo Jiu Jitsu, como a gente é acostumado a ver…. eles gostavam sim do Jiu jitsu, mas gostavam mais do ambiente, gostavam das pessoas, eles gostavam do local, eram bem tratados, e com o passar do tempo, dos treinos, e também pelo fato de ter um irmão treinando junto, e principalmente por criar aquela rivalidade sadia entre irmãos, eles começaram a sentir gosto pela coisa, e um acabou sendo puxado pelo outro.
 
Se um fazia um treino a mais… o outro que não queria ficar pra trás tinha que compensar.
Guilherme até conta, que o Rafael sempre desde o inicio no Jiu jitsu, sempre foi muito talentoso, com movimentações diferenciadas, e um Jiu jitsu de alto nível desde pequeno. E desde criança já chamava a atenção de todos quando estava treinando, e o Guilherme olhava aquilo, e ficava com medo das pessoas olharem pra ele e pensarem, tá bom, seu irmão é bom.. mas você é horrível, e esse receio fez ele se dedicar muito e se tornar um dos melhores atletas do mundo.
 

O INÍCIO DA CARREIRA VITORIOSA NO JIU JITSU

 

E ai meus amigos, a junção de dois garotos e atletas extremamente talentosos, com um coach um treinador, que além de referencia dentro e fora do tatame pra eles, conseguia entrar na mente deles, e fazer eles acreditarem que ninguém os venceria, não poderia resultar em outra coisa.

Nas faixas coloridas Rafael e Guilherme venceram o campeonato mundial de Jiu Jitsu da faixa azul a faixa Marrom em anos consecutivos, eles lutavam no mesmo peso, e acabavam fechando a categoria.

Até 2006, estava tudo certo, o mundial de Jiu Jitsu acontecia no Brasil, e eles competiam sem problema nenhum, porém em 2007, eles de faixa roxa,  o mundial começou a ser realizado na california no estados unidos, e como eram de família humilde, eles não tinham dinheiro pra bancar a passagem e o visto para competir nos Estados unidos, eles tiveram que ralar bastante pra conseguir a grana, e conseguiram graças a um empresário que treinava na academia, depois de ofertar 1 ano de aulas particulares caso ele patrocinasse as passagens.

E com isso eles conseguiram viajar pela primeira vez para os estados unidos para competir o mundial, porém, mal sabiam eles, que essa viajem mudaria o seu futuro.

Enquanto estavam treinando em uma academia lá nos EUA, antes do mundial eles conheceram Pat Tenore, fundador da Marca RVCA, ele estava observando os garotos fazendo drill depois do treino, e foi lá bater um papo, ele já vinha observando os garotos ha algum tempo, e o talento e principalmente a dedicação (eles sempre eram os últimos a deixar o tatame), chamou a atenção do empresário, que ofereceu para patrocinar os dois garotos.

E além do patrocínio dessa grande marca, faz um “convite” digamos assim, se caso eles continuassem com a mesma dedicação, continuassem vencendo o mundial de Jiu jitsu nas faixas posteriores, ele gostaria de ajuda-los a abrir uma academia nos estados unidos.

 
 

UM NOVO OBJETIVO ABRIR A SUA PROPRIA ACADEMIA DE JIU JITSU 

E meu amigos, nesse momento, mudou a chave na cabeça dos irmãos mendes, antes o objetivo era ganhar medalhas e se tornar referencia no esporte, mas agora o grande objetivo era realmente mudar de vida e ter a sua própria academia em um país de primeiro mundo é uma oportunidade única, que não aparece todo dia, então eles queriam muito aproveitar…
Como eu falei pra vocês, eles venceram o mundial de Jiu jitsu da azul a marrom.
Um detalhe interessante da história é que quando Rafa tinha 17 anos de idade em 2006, ele ainda era roxa, mesmo eles nunca tendo competido sem kimono Ramon Lemos, inscreveu o Rafael na seletiva Brasileira do ADCC, tamanha era a confiança que o treinador tinha no garoto. Rafael chegou até a final, perdendo para Bruno Frazzato, que posteriormente se tornaria seu companheiro de equipe na Atos
Foi quando em OUTUBRO DE 2008, depois de terem ganho tudo que era possível nas faixas coloridas, eles receberam das mãos do professor Ramon Lemos a tão merecida faixa preta de Jiu Jitsu.
Já em 2009 no primeiro campeonato mundial de Jiu Jitsu, que eles competiram como faixa preta, Rafael Mendes ficou em terceiro lugar no peso pena, e Guilherme mendes foi campeão do peso pluma, no seu primeiro mundial como faixa preta.
O primeiro titulo mundial de Rafael mendes foi no ano seguinte, em 2010, venceu na final, aquele que viria a ser o seu grande adversário de toda a carreira Rubens Charles Cobrinha.

OS PRINCIPAIS TITULOS DOS IRMÃOS MENDES

 

Conheça os principais titulos de Rafael Mendes e Guilherme mendes

Os principais títulos de Guilherme Mendes são os seguintes:

  • Campeão Brasileiro em 2010
  • Bi Campeão europeu 2010/2011
  • Campeão do Pan em 2013
  • 4 vezes campeão mundial de Jiu Jitsu (2009/2011/2012/2014)
  •  

 

E os principais títulos de Rafael Mendes são os seguintes:

  • Campeão Brasileiro em 2010
  • Bi campeão do World Pro – 2009 e 2010
  • Bi campeão do Pan 2011/2012
  • Tri campeão Europeu – 2009/2010/2014
  • 6 vezes campeão mundial de Jiu jitsu (2010/2011/2012/2014/2015/2016)
  • Bi campeão do ADCC 2009/2011

 

E aqui mais uma curiosidade quando venceu o ADCC em 2009, Rafael tinha 19 anos de idade, se tornando o mais jovem atleta a vencer uma edição do ADCC , e quando fez 21 em 2011 e venceu o ADCC pela segunda vez, foi o mais jovem a ser bi campeão do maior evento de Grappling do Mundo.

 

A MUDANÇA PARA OS EUA E A ABERTURA DA ACADEMIA

 

Em 2012, depois deles já terem vencido duas vezes o mundial de Jiu jitsu na faixa preta, e o Rafa ter sido duas vezes campeão do ADCC, Pet Tenore, cumpriu o prometido e desde então a AOJ ARt of Jiu Jitsu, a academia dos irmãos mendes, na california, na cidade de costa mesa nos estados unidos, vem fazendo história. Eu tive o privilegio de visitar essa academia, e galera, é SENSACIONAL! De primeiro mundo, elevando o nosso Jiu jitsu a um patamar inimaginável, e digna de grandes campeões como são Rafael e Guilherme mendes.

A vida deles como competidores foi muito intensa, e muito vitóriosa, juntos se tornaram referencia de mundial de atletas bem sucedidos, dentro e fora do tatame. Eles pararam de competir oficialmente em 2016, e de la pra cá sua dedicação está divida entre a AOJ a sua academia e a sua família.

 

 

Rafael é o cara que fica responsável pela gestão da academia em sí, enquanto Guilherme é o responsável pelas aulas, treinamentos, e responsável pela equipe de competição.

E os frutos dessa dedicação já estão aparecendo, ambos construiram uma família linda, e na parte competitiva, atleta como Tainan Dalpra, Jonatha Alves, Cole abate, estão entre os melhores do mundo fazendo muito sucesso Jiu jitsu competitivo.

Você encontra os irmãos mendes nas redes sociais, mais precisamente no isntagram, em duas contas, @mendesbros e @artofjiujitsu e é claro aqui também no youtube, o canal deles é muito legal, estão fazendo conteúdo maneiro demais, tem bastante conteúdo em português, então eu sugiro muito você acessar.

 

Eu ainda não conheço os irmãos mendes pessoalmente, quando eu tive na academia deles eles não estavam, baita azar eu sei.. fazer o que né?, mas espero que em breve eu tenha o prazer de conhece-los.

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...