sábado, abril 20, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

FECHAMENTO DE CATEGORIA NO JIU JITSU

 

FECHAMENTO DE CATEGORIA NO JIU JITSU

 

No últimopan de jiu jitsu, tivemos uma situação que incomodou muita gente, e estou falando dos fechamentos de categoria em campeonato de Jiu Jitsu. Esta é uma análise bem profunda em relação a este tema, e é FUNDAMENTAL você ler até o final , para entender qual o posicionamento da IBJJF em relação ao fechamento de categoria.

 

O PROBLEMA DO FECHAMENTO DE CATEGORIA.

 

E ai vai rolar aquele campeonato irado, gigante, os melhores do mundo estão lá, você faz um baita esforço guarda uma grana, investe comprando o ppv, que na grande maioria das vezes é muito caro, e até fora da realidade do brasileiro, mas como o campeonato são alguns dias inteiros, vc não consegue acompanhar tudo, você escolhe ver só as finais, afinal, as finais são o suprasumo daquele campeonato, os dois caras, que foram os melhores de cada categoria, vão estar lá lutando. 

E vc tem a noticia, que a final não vai acontecer, por que os lutadores optaram por fazer o fechamento da categoria, triste né? Mas infelizmente isso acontece no direto no jiu jitsu.

 

O QUE É FECHAMENTO DE CATEGORIA

 

Se você está começando a pouco tempo no jiu jitsu, e não sabe o que é fechamento da categoria em um campeonato no jiu jitsu, é quando na maioria das vezes dois lutadores de jiu jitsu, que são da mesma equipe de jiu jitsu, que treinam junto todo dia, chegam na final de um campeonato. E ao invés de se enfrentarem, eles decidem não lutar, e resolvem fazer o fechamento da categoria, ou seja, para a sumula, para o histórico da ibjjf existe sim um campeão, mas não houve luta na final propriamente dita.

 

POR QUE EXISTE O FECHAMENTO DE CATEGORIA.

 

Eu tava assistindo a live do mestrãoFabio Gurgel, onde ele falou sobre o assunto, e ele comentou sobre a origem dessa pratica.

Antigamente essa era uma pratica muito comum, e por vezes até incentivada por alguns professores de jiu jitsu, e se formos puxar um pouco mais na história, isso começou lá com a familia gracie, que quando os irmãos, primos, e tal chegavam na final de um campeonato de jiu jitsu, acabavam não lutando, acabavam fechando a categoria, por serem irmãos e parentes.

Com o passar do tempo a figura da familia, começou a ser a sua equipe de jiu jitsu, afinal aminhaequipe é a minha familia, por que eu vou lutar com alguem da minha familia, e quando chegavam na final dois atletas da mesma equipe, como em tese, eles já teriam feito a sua parte para a equipe, os pontos da equipe já estavam garantidos, já estavam somado, na cabeça deles não fazia sentido, uma luta, optavam por fazer o fechamento da categoria.

O panamericano de jiu jitsu 2022, pra mim foi marcante negativamente, das 10 finais masculinas, tivemos apenas 6 lutas, e as outras 4 finais não aconteceram por que houve o fechamento da categoria.

E pra mim, como expectador, criador de conteudo, empresario, mas acima de tudo como fã de jiu jitsu, foi extremamente decepcionante.

Deixando muito claro aqui, que essa não é uma critica aos atletas, muitos aprenderam assim, e se a organização do evento permite, nós não podemos julga-los.

 

UM PROBLEMA PEQUENO, QUE VIROU UM PROBLEMA GRANDE.

 

Mas tambem, ainda não é uma critica direta a ibjjf, ou qualquer outra entidade que faça um evento de jiu jitsu. E eu vou dizer o que ainda não é uma critica direta a eles.

O jiu jitsu é um esporte em franca e constante evolução, somos um esporte relativamente jovem, e a cada dia que passa a gente aprende algo novo, algo diferente, e a gente começa a perceber movimentos e situações dentro do Jiu Jitsu como um todo podem ser e devem ser melhorados.

E embora os fechamentos, seja algo que já acontece a algum tempo, sinceramente eu não lembro de um campeonato grande como foi esse pan, com tantos fechamentos de categoria na faixa preta.

Ou seja, era um problema vamos dizer assim, relativamente pequeno, que não merecia tanta atenção assim, mas que agora tomou uma proporção, muito maior.

E o pior, aquilo que era só de companheiros da mesma equipe e da mesma academia, o fechamento começou a ser feito por amigos, que mesmo de equipes diferentes, optam por não lutar, e fazer o fechamento da categoria, e isso sinceramente ta saindo do controle.

Pensa só, você como empresário, dono de uma marca de kimono, ou melhor diretor de marketing da red bull, está patrocinando um atleta, ou então quer patrocinar o evento, dar uma força pro esporte por que você ve potencial, o cara chega na final do mundial, o momento em que a sua marca poderia ficar sei lá, por 10 minutos em exposição, para uma cacetada de gente, o seu atleta vai lá e não luta!, não acontece essa exposição.  

Eu trabalhei muito tempo em na vida corporativa, e vai ser muito difícil explicar para um cara desses, que o momento mais foda da competição. Não vai acontecer por que houve o fechamento da categoria.

 

O MELHOR MOMENTO DO JIU JITSU

 

A gente tem que entender que a gente ta vivendo agora, o momento mais foda do jiu jitsu, o momento em que o jiu jitsu está saindo de esporte amador, embora a gente tenha atleta realmente profissionais, o esporte em si ainda é amador… , para um esporte realmente profissional…, com grandes premiações em dinheiro, com grandes eventos, com publico, com ppv, com grandes empresas flertando colocar dinheiro no jiu jitsu… A gente não pode cair no marasmo de achar que está tudo certo, afinal sempre foi assim…. O jiu jitsu precisa evoluir… E dentro todos os vários, problemas que podemos elencar no Jiu Jitsu, que eu sei e você sabemos que tem, eu acredito sim, que um dos principais, problemas que precisa ser resolvido pelas confederações, é o caso dos fechamentos.

A ibjjf precisa sim, tomar uma iniciativa, e acredito que tomará, para que não tenhamos mais os fechamentos de categoria.

 

QUAL FOI A DECISÃO DA IBJJF EM RELAÇÃO AOS FECHAMENTOS DE CATEGORIA.

 

A IBJJF, o maior orgão regulador do Jiu Jitsu, tomou a decisão de colocar em sua regra, punições para os atletas que quiserem fechar a categoria, e publicou em seu instagram, vc pode acessaraqui, mas são elas:

  • Não haverá premiação em dinheiro para o atleta que escolher não lutar com o adversário e fechar o combate da final de qualquer divisão.
  •  
  • os atletas que fecharem a divisão sem luta também perderão os pontos do ranking a serem conquistados no evento
Lembrando que na regra do Jiu Jitsu existe uma penalidade disciplinar com desclassificação imediata para o ato de simulação de um combate.

 

VIDEO: Fechamento de Categoria no Jiu Jitsu – IBJJF TOMOU ATITUDE?

 
 
 

A MELHOR LOJA DE CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...