sexta-feira, março 29, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

O JIU JITSU MUDOU DE UM JEITO QUE VOCÊ NEM PERCEBEU!

 

 

O JIU JITSU MUDOU DE UM JEITO QUE VOCÊ NEM PERCEBEU!

 

A gente tem uma percepção que o Jiu Jitsu tá em plena evolução, e embora a gente não tenha nenhuma fonte de informação, confiável e atualizada constantemente que da qual a gente pode acompanhar, este é o sentimento, por que cada dia que passa, parece que mais e mais pessoas praticam Jiu Jitsu…

Tem um estudo realizado pelo ministério dos esportes, e este estudo é de 2013, que fala sobre quais são os esportes mais praticados pelo brasileiro, e nesse estudo (você pode acessaraqui) , diz que o Jiu Jitsu é praticado por 1,3% da população Brasileira, esta é a mesma quantidade de praticamente que o Surf por exemplo, e quase o dobro do Judô, que aparece com 0,8% da população.

Em 2013, a população Brasileira, era em torno de mais ou menos 200milhões de habitantes, e 1,3% desse total, representa em torno de 2,600.000 mil praticantes de Jiu Jitsu no Brasil.

Mas eu estou falando de um estudo de 2013, de la pra cá a população brasileira, cresceu, e hoje somos mais de 214 milhões de habitantes, e se considerarmos esse sentimento de que o Jiu Jitsu é o esporte que cresce muito, e tal…e que ao invés de 1,3% da população, nos já sejamos 1,4% da população, 1,4% de 214 milhões, estamos falando de que em 2022, nós somos mais de 3 milhões de praticantes de Jiu Jitsu no Brasil. E enquanto a gente não tem uma informação oficial do ministério do esporte, acredito que esses números possam embasar bem a nossa conversa.

E o por que eu fiz essa conta, por que eu fiz questão de mostrar esses números… primeiro muita gente já me perguntou, se eu tinha noção e de quantos praticantes fazem Jiu Jitsu, no brasil, mas principalmente.. para dizer que a gente não ta falando de pouca gente… estamos falando de um mercado de 3.000.000 de pessoas, e isso para vocês terem uma ideia, é maior que a população total da Jamaica (2,9 milhões), do Catar (2,8 milhões), de Porto Rico (2,8 milhões). É quase a população do URUguai (3,4 milhões), e mais da metade da população de países grandes como Noruega (5,4 milhões), Costa Rica (5,0 milhões), Irlanda (4,9 milhões), Nova Zelandia (4,8 milhões).

E este vídeo aqui não é pra falar de economia, mas sim, de projeção de futuro, e como as coisas mudaram nos últimos em relação ao Jiu jitsu, e mudaram bem na frente dos nossos olhos, e muitos de nós não percebemos isso.

Eu não posso falar que vivi a época em que o Jiu Jitsu foi discriminado, onde foi literalmente massacrado pela grande mídia, principalmente Jornais e TV, que dominavam toda a narrativa de comunicação no pais, mas eu vi de fora, eu vi como pessoa comum, uma arte marcial, sendo considerada coisa de marginal, e isso com toda a certeza segurou o crescimento do Jiu Jitsu no Brasil e no mundo, e fez ele demorasse para decolar e pegar velocidade de cruzeiro, e seguisse seu caminho que a gente ve hoje.

 

PRINCIPAL RESPONSAVEL PELA EVOLUÇÃO DO JIU JITSU

E as tentativas de profissionalização do esporte, foram fundamentais, para que o Jiu Jitsu saísse de ser considerado esporte de marginal, para ser considerado realmente um esporte, uma arte marcial em que você tem a segurança de colocar o seu filho para praticar.

E com toda a certeza, sem medo de nenhum de errar, uma grande responsável por isso foi a IBJJF, cbjj essas duas entidades foram fundamentais para que o Jiu Jitsu saísse daquilo, para se tornar o que é hoje.

O ar profissional dos eventos, a forma com que tratavem os atletas, a uniformização dos árbitros e das áreas de lutas, aquilo tudo dava um charme todo especial aos eventos, da confederação, que com toda a certeza ajudaram e muito o Jiu Jitsu.

Vencer um evento da IBJJF, era um sonho que poucos conseguiam realizar, e em se tratando de vencer um Mundial de Jiu Jitsu então nem se fala, é algo realmente difícil e digno de se comemorar..

Porém, como tudo na vida existe um porém, as coisas mudam, evoluem crescem…, e o que funcionava bem no passado não necessariamente vai funcionar agora…. e a revolução que tivemos nos últimos 5 ou 6 anos em tudo que a gente vive, principalmente no que se trata de informação, foi algo fora de comum. Um exemplo, Eu moro a 5 anos no meu apartamento, e a gente não tem TV aberta, a gente nunca teve a necessidade de ver globo, sbt, esse tipo de coisa…. aqui em casa é Netflix, youtube, e a gente se informa praticamente apenas pela internet.

E a internet as redes sociais, eu já me convenci disso, são capazes de mudar o mundo. TANTO PARA O BEM QUANDO PARA O MAL… E em si tratando de Jiu Jitsu, ela cria ídolos, ela da voz e vez a atletas que até então eram desconhecidos, e para que serem notados a um tempo atrás, precisariam vencer o mundial da IBJJF, pra torcer sair na capa da GracieMag ou da tatame, pra ver se conseguiria com isso conseguiriam barganhar algum tipo de patrocínio. Não é mais assim!

 

EXEMPLO DE ATLETAS DE JIU JITSU QUE ERAM PROFISSIONAIS ANTES DE VENCER GRANDES EVENTOS

               Hoje, atletas que nunca venceram um grande evento da IBJJF são seguidos por milhares de pessoas, e nas redes sociais são infinitamente maiores que campeões mundiais consagrados.

               As PROVA DISSO.. , Micael Galvão tem status de ídolo mundial do esporte, cada postagem do garoto com kimono bate frouxo mais de 10 mil curtidas, e tem campeão mundial que não tem nem 10 mil seguidores, e até então o garoto não tinha vencido nada da IBJJF, a não ser quando era faixa azul juvenil.

O mesmo vale para Fabricio Andrey, tem uma legião de garotinhos que imitam a batida do pé que ele faz antes da luta…. que já tinha milhares de seguidores e já conseguia viver do esporte antes mesmo de vencer o mundial da IBJJF O mesmo vale para o Diogo Reis, para a Brenda Larissa, para a Duda aqui da minha cidade, pro Mey, Meyhan maquiné… atletas que não precisaram necessariamente vencer grandes eventos da IBJJF para construir fama, e consequentemente viver bem do esporte. Isso sem falar dos gringos… Keenan Corneluis, Gordon Ryan…que são milionários…. e que não estão nem ai para os eventos da ibjjf.

E do lado.. acompanhando esse crescimento… temos outros eventos ganhando corpo, eventos de luta casadas como o BJJStars são prova disso, os eventos da confederação árabe, os próprios eventos feitos pelas empresas nos estados unidos, flograppling, polaris, o próprio ADCC que vai rolar esse ano e promete ser o maior de todos os tempos…. o ONE Championship já catando diversos atletas pra eles, e todos eles pagando uma bela grana para os atletas… o ONE Championship, chega a pagar 50 mil dólares como bônus de performance da noite… os atletas estão a cada dia com mais oportunidades de ganhar dinheiro com o Jiu Jitsu do que tinham a 5 ou 6 anos atrás, quisá.. 10, 15 ou 20 anos… … e isso, pode escrever o que eu vou dizer.. é apenas o começo! Estamos vivendo uma era de mudanças muito importantes no Jiu Jitsu.

 

AINDA EXISTE AMADORISMO NO JIU JITSU

 

Talvez a IBJJF que é a maior entidade do esporte… não tenha se tocado disso…, o que antes era digamos assim… um monopólio da empresa, hoje não é mais… E se não estiver preparado e antenado para surfar essa nova onda, seja você atleta, professor, equipe… ou seja a própria IBJJF, você vai ficar pra trás, esse mercado daqui a algum tempo vai ser 3,5 milhões 4 milhões de pessoas só aqui no Brasil, e não vai admitir mais amadorismo…

Daqui a pouco não vai mais ter espaço para amadorismo… O que nos vimos no Brasileiro de Jiu Jitsu da CBJJ não pode mais acontecer…., onde a transmissão era feita por uns aparelhos de celular colocados em um tripé, torto… que não dava pra ver toda a área de luta, que o áudio era uma porcaria.. e muitas vezes na final… nem aparecia o placar…isso é inadmissível na era que estamos… e mesmo assim chegava a ter 11 mil pessoas ao vivo assistindo as finais…

Mais ai pode vir aquela galera que fala assim… ah Jaime, deixa assim que pelo menos é de graça.. daqui a pouco eles começam a cobrar… cara.. e qual é o problema em cobrar?, se fizer um serviço decente…. a IBJJF não é uma ONG, não é subsidiada por dinheiro publico (pelo menos eu não sei)… ela é uma empresa e como tal qual, tem que dar luco…..

Como a gente como espectador quer que o Jiu Jitsu cresça, se a gente não coloca dinheiro no Jiu jitsu? Se a gente não compra os produtos dos patrocinadores, e a a gente mesmo não sabe quais são os patrocinadores… se a própria empresa não divulga… tem 11 mil pessoas assistindo ao vivo o evento, e não tem um teaser de um patrocinado sequer… como que quer que o esporte cresça dessa maneira….

É claro que eu achei irado demais cara eles terem transmitido de graça, e Deus ajude que continue assim, mas só esperar a ajuda de Deus não adianta… sinceramente eu pagaria um valor justo para ter uma decente transmissão com alguém comentando, com alguém narrando, apresentando os atletas, para que o placar aparecesse, isso chama-se profissionalismo….

E é claro que isso vai de encontro a outro ponto, extremamente discutível… mas que eu acredito que seja mais estratégico da organização… que é a remuneração aos atletas, evoluímos demais quando a IBJJF começou a pagar para o grand Slam Mundial, Europeu, Pan e Brasileiro…Mas eu acredito ainda que a IBJJF tem muita margem para crescer neste sentido. E o por que eu disse que ele é mais estratégico da organização…com tanta concorrência que está aparecendo.. e que vai aparecer… vai ficar cada dia mais difícil conseguir ter os atletas para participar dos eventos…o próprio Melqui Galvão falou isso… Kaynan Duarte já falou sobre isso, Jonatha Alves também já falou nesse assunto… Estamos entrando em uma era em que os atletas não precisaram mais da IBJJF para ganhar dinheiro com o Jiu Jitsu.

Eu não to aqui agorando, muito menos dizendo que a IBJJF vai acabar, ou que não é relevante… muito pelo contrário… eu gosto tanto da ibjjf a ponto de me importar e ver que a estratégia que funcionou até agora muito provável não vai funcionar daqui pra frente.. eu trabalhei 18 anos em vida corporativa, e eu era responsável por planejamento… e acredito realmente que dada a conjuntura… o planejamento, o planejamento estratégico precisa ser revisto, com uma certa urgência.

Aquela ideia de que apenas ser campeão mundial já bastava para te dar grana, e que com o prestigio iriam abrir várias portas… daqui pra frente a cada ano que passa, vai ficando mais obsoleta…

 E você meu amigo, já tinha se tocado dessas mudanças no Jiu Jitsu? Escreve ai nos comentários

 

 

VIDEO SOBRE AS MUDANÇAS NO JIU JITSU

 
 

A MELHOR LOJA DE CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU

 

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

 

 

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RENZO GRACIE – Uma Vida Heroica: https://amzn.to/3KxEzRa

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

 

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

 

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...