Google+ Guia Definitivo: Sistema de Graduação e Ordem de Faixas no Jiu Jitsu | MMA Jiu-Jitsu - Dicas, Técnicas, Golpes, Vídeos sobre Jiu Jitsu!

Guia Definitivo: Sistema de Graduação e Ordem de Faixas no Jiu Jitsu

Nesta matéria, sobre as Faixas do Jiu Jitsu, iremos mostrar tudo que você precisa saber para entender o por que foi criado o sistema de graduação, qual é a sequência das Faixas do jiu jitsu e quais os tempos mínimos de permanência em cada faixa. Preparamos um excelente material, espero que gostem! =) 


Confira nosso vídeo





Sistema de Graduação (faixas)


  O sistema atual de graduação do Jiu-Jitsu, foi criado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), e foi atualizado em 2012, ano que passou por diversas modificações.
  O intuito de criar um sistema de graduação próprio do Jiu Jitsu, foi para que houvesse uma uniformização e uma facilitação no ensino e na prática do Jiu Jitsu, bem como padronizar os modelos de campeonatos no Brasil e no mundo! Desta forma a IBJJF apresenta o Sistema Geral de Graduação, que busca tornar simples o entendimento da evolução do praticante desde a Faixa branca (inicio de tudo), até a Faixa vermelha (nível mais alto de graduação do Jiu Jitsu), Conheça um pouco mais desta faixa no link Faixa Vermelha de Jiu Jitsu.

Sequência de Faixas do Jiu Jitsu


  Toda o praticante que inicia no Jiu Jitsu, inicia pela Faixa Branca (leia neste link, O que acontece quando alguém começa a praticar Jiu Jitsu), as demais faixas dependem necessariamente da idade do praticante:

  Quando o praticante de Jiu Jitsu é uma criança, a sequência de faixas até os 15 anos é:


faixas coloridas infantis jiu jitsu



  Quando o praticante atinge 16 anos ele deve ser graduado da seguinte forma:

faixas adulto jiu jitsu


  Todas as faixas de Jiu-Jitsu devem ter em uma das pontas uma “tarja”, esta "tarja" é o local destinado para a colocação dos Graus. Até a Faixa Marrom temos 5 níveis, a faixa lisa, e mais 4 graus, sendo de responsabilidade de cada professor, avaliar o aluno e graduado.

faixa marrom 4 graus


  A Faixa preta é dividida em faixa lisa e mais 6 graus;
  A Faixa Vermelha e Preta representa o 7º grau da Faixa Preta;
  A Faixa Vermelha e Branca representa o 8º grau da Faixa Preta;
  A Faixa Vermelha representa o 9º e o 10º grau da Faixa Preta.

  E como mencionado anteriormente, até a Faixa Marrom os graus são dados conforme critério do professor, a partir da Faixa Preta, é obrigatória a utilização do sistema e dos critérios da CBJJ (IBJJF).

  A IBJJF disponibiliza outros sistemas de graduação (graus) para os praticantes até 16 anos, mas sinceramente eu achei meio confuso e complicado de explicar, mas que tiver interesse em saber, pode procurar dentro do site www.cbjj.com.br

A Idade e a Graduação - Jiu Jitsu


  A idade para iniciar no Jiu Jitsu nós todos sabemos que não importa, eu por exemplo, comecei aos 23 anos e hoje com 30 sou Faixa Marrom, mas a IBJJF recomenda que uma criança inicie no Jiu Jitsu a partir dos 4 anos de idade.
  Aos mais "agoniados" por graduação, entenda a partir de qual idade a graduação pode ser concedida:

  Abaixo de 16 anos:


  -Todos que iniciam no Jiu Jitsu Iniciam com a Faixa Branca;
  - Praticantes podem se graduar faixa cinza (3 tipos) dos 4 aos 15 anos
  - Praticantes podem se graduar faixa amarela (3 tipos) dos 7 aos 15 anos
  - Praticantes podem se graduar faixa verde (3 tipos) dos 13 aos 15 anos
  

  Quando chegarem aos 16 anos:




  - Faixas brancas, são mantidos na faixa branca;
  - Faixas Cinza, Amarela, Laranja, tornam-se faixa azul;
  - Faixa Verde, torna-se faixa azul ou Roxa de acordo com o critério do professor.



  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Azul e Roxa a partir dos 16 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Marrom a partir dos 18 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Preta a partir dos 19 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha e Preta a partir dos 50 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha e Branca a partir dos 57 anos;
  - Os Praticantes podem se graduar Faixa Vermelha a partir dos 67 anos;

Tempo mínimo de permanência em cada faixa:


  A graduação para o praticante de Jiu Jitsu deve vir por mérito, por reconhecimento pela evolução dentro do tatame, e como uma forma de incentivar a busca continua pela evolução. Cada faixa tem um tempo de permanência mínimo, estabelecido pela IBJJF, conforme segue abaixo:

  Praticantes de 04 a 15 anos, 

não há período mínimo de permanência em cada faixa;

  Praticantes de 16 e 17 anos:




  Branca: não há tempo mínimo exigido;
  Azul: não há tempo mínimo exigido;
  Roxa: 2 (dois) anos

  Praticantes a partir de 18 anos da Faixa Branca a Marrom:




  Branca: não há tempo mínimo (geralmente se utilizada 1 ano, mas vai de professor para professor)
  Azul: 2 (dois) anos
  Roxa: 1 (um) ano e meio
  Marrom: 1 (um) ano

Praticantes a partir da faixa preta:


Neste ponto, os períodos não são de permanência mínima, os períodos são fixos, e devem determinar o tempo de permanência do praticante em cada faixa:



Preta: 31 (trinta e um) anos
Vermelha e Preta: 7 (sete) anos
Vermelha e Branca: 10 (dez) anos
Vermelha: indefinido




E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!






Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!






Esperamos que tenham gostado!



O Jiu Jitsu é uma arte marcial em plena evolução, por tanto, continue ligado em nosso site www.muitomaisacaojiujitsu.com.br e em nossa FanPage www.facebook.com/muitomaisacaojiujitsu , desta forma você poderá aproveitar todo o nosso conteúdo, e ficar por dentro do que tola no mundo do Jiu Jitsu!



Grande Abraço! Oss!


Compartilhe no Google Plus

Sobre o autor: MMA Muito Mais Ação

Jaime C. da luz Jr, treina Jiu Jitsu diariamente a 8 anos, atualmente faixa marrom, criou o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu inicialmente para se divertir, mas percebeu que era excelente forma de estudar e evoluir o seu conhecimento da arte suave.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

21 comentários:

  1. tenho 50 anos e nunca pratiquei artes maciais agora to querendo fazer jiu jitsu e levar a serio como funciona a graduaçao neste caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?

      A gradução no Jiu Jitsu funciona exatamente da forma com que está descrito nesta postagem, independente da idade do praticante.

      Abraço!

      Excluir
  2. Minha filha tem 7 anos estava na faixa branca e no exame foi pra faixa azul, vc pode me explicar oq isso significa

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 7 anos estava na faixa branca e no exame foi pra faixa azul, vc pode me explicar oq isso significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que ela faz Jiu Jitsu mesmo? Com 7 anos não pode ser concedida a faixa azul. Faixa azul só a partir de 16 anos.

      Não seria Judô o que ela faz? No Judô ela poderia receber a azul com essa idade. O sistema no Judô é branca-cinza-azul-amarela-laranja-verde-roxa-marrom-preta...

      Excluir
  4. quem é o autor desse site? preciso saber pra fazer um trabalho

    ResponderExcluir
  5. Eu passei para a faixa azul pelo meu ex professor, faz mais de 8 anos, e fiquei parado todo esse tempo. Na época era algo de colégio, então nunca recebi certificado, passei 2 anos na Branca até passar para azul. Queria muito voltar a treinar, mas a minha dúvida é se eu permaneço na azul ou volto para a faixa branca. Obrigado! Oss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. independente do tempo q ficou parado vc retorna na faixa q vc graduou no caso azul , nada tira sua graduaçao dada pelo seu professor.

      Excluir
  6. Tenho 46 anos e comecei a fazer jiu jitsu aqui na Argentina aonde moro atualmente é estou adorando. Fiz capoeira 18 anos e sempre que fazer e por muito incentivo dos meus amigos estou fazendo. Nunca é tarde para começar a fazer algo.

    ResponderExcluir
  7. Prezados, existem conceitos filosóficos muito lúdicos e interessantes que levam a paixão da Arte Suave. Os verdadeiros sentidos das cores, quais cores, pontas, tarjas, comendas e segredos que só deveriam ser revelados nas faixas a partir de 7º grau. Histórias que podem esclarecer muitas questões que somente seguimos sem se quer ter a noção. Estou tentando passar a frente esses conceitos filosóficos que com o tempo estão ficando perdidos, principalmente por me reunir com Mestres e Grandes Mestres e os mesmos declararem a extinção de liturgias e performances tradicionais tão bonitas. Sou Membro da Familia Fadda de Jiu-Jitsu e um grande apaixonado pela Arte Suave desde 4 anos quando dei meus primeiros passos com meu kimoninho feito de saco de farinha de trigo da padaria. kkkkk!!!! Certo de encontrar bons ouvintes (instr.paiva@gmail.com) Prof. Alexandre Paiva, faixa preta 6º grau FJJRio / FJJDRio coordenador de cursos de capacitação profissional de Jiu-Jitsu.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Gostaria de saber sobre as qualificações necessárias para graduar outra pessoa. Na academia onde treino. Temos monitores (roxa), instrutores (marrom) e professores (preta). Por aqui aprendemos que os roxas só podem graduar até a azul, os marrom até a roxa. Porém minha dúvida é sobre os pretas lisa. Eles podem graduar outros pretas? Se não quantos graus na faixa preta são exigidos pela confederação para tornar o faixa preto apto à graduar um faixa preta lisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente um faixa preta 3 graus poderá gradaur um aluno a faixa preta .

      Excluir
  9. Apenas uma observação!
    Os atletas não se auto-graduam. Portanto, o termo correto seria:
    - Os Praticantes podem ser graduados...!
    E não:
    - Os Praticantes podem se graduar...!!!
    No mais, este sítio está ótimo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Bacana, galera.

    Tava ha 30 anos sem vestir um kimono, e descobri que nunca deveria ter tirado.

    ResponderExcluir
  11. Estou parado a 10 anos na época eu parei na faixa roxa estou querendo voltar aos treinos mais devo voltar com a faixa branca ou permaneço com minha faixa roxa ainda tenho certificado de graduação...
    Oss

    ResponderExcluir
  12. Lembro de ter enviado uma mensagem para você à exato 1 ano atrás sobre este tema.

    Passado este lapso temporal, confesso que não consigo manter a frequência em 100% dos treinos, devido à faculdade.

    Acontece que, apesar de (já desconsiderando as pausas) praticar a aproximadamente 3 anos, nunca ganhei nenhum grau na faixa branca - e meus amigos que iniciaram e treinam comigo já ganhando a preta.

    ResponderExcluir

Google+