Google+ Golpes de Jiu Jitsu - Nomes, Descrições e Exemplos | MMA Jiu-Jitsu - Dicas, Técnicas, Golpes, Vídeos sobre Jiu Jitsu!

Golpes de Jiu Jitsu - Nomes, Descrições e Exemplos

golpes-jiu-jitsu-pegada-pelas-costas


Os Golpes de Jiu Jitsu evoluíram muito nos últimos anos, as posições ficaram cada vez mais elaboradas e complexas, deixando um pouco difícil o entendimento de quem está começando no Jiu Jitsu.

Esta matéria tem o intuito de apresentar os Nomes e as Descrições de cada golpe, bem como mostrar Exemplos de como ele podem ser utilizadados

Por tanto, conheça quais são os principais golpes e posições do Jiu Jitsu, e conheça também algumas das técnicas aplicadas em cada posição.

Projeção ou Queda

Negligenciada por muitos lutadores de Jiu Jitsu, as Projeções, também chamadas de Quedas, , são de extrema importância para formar um lutador completo.
As quedas são golpes utilizados para projetar o adversário ao chão, seja de lado ou de costas.
O Jiu Jitsu competitivo a luta começa em pé, e o lutador que conseguir, a partir de uma técnica, projetar o adversário ao solo, e depois mantê-lo nesta posição por 3 segundos, ganha 2 pontos.
As Quedas utilizadas no Jiu Jitsu são em sua maioria as mesmas utilizadas no Judo. 
Segue alguns exemplos:


Ippon Seoi Nage


O Ippon Seoi Nage (Ippon = Único, Seoi = ombro ,Nage = arremessar), é uma técnica de projeção, onde quem executa faz pegada no kimono do adversário, provoca o desequilíbrio, prepara o golpe fazendo a movimentação do corpo e executa projetando o adversário sobre o seu próprio ombro.

Veja neste vídeo a forma de execução, e algumas variações


Morote Gari / Baiana / Double Leg


Embora sejam 3 técnicas de quedas com nomes distintos, possuem o mesmo princípio, que é o domínio sobre as duas pernas do adversário, projetando ao chão.
Veja este vídeo, onde Ramon lemos, líder da equipe Atos deJiu Jitsu, ensina como executar com perfeição o Double Leg.


Uchi Mata


Desenvolvido por Jigoro Kano, o Uchi Mata é uma técnica de projeção do Judo, muito bem adaptada ao Jiu Jitsu. Neste golpe a intenção é desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas ou na gola com uma mão, e no braço com a outra. Com as pegadas feitas de forma firme, o lutador faz o giro do corpo, encaixando uma das pernas entre as pernas do adversário, levantando-a e puxando o oponente com os braços sobre o seu próprio quadril. É considerado um dos golpes mais plásticos e eficientes tanto do Jiu Jitsu, quanto do judô.

Assista o vídeo onde demonstra a aplicação desta técnica


Veja o Uchi Mata sendo aplicado em competições de Judo



Guarda


Fazer guarda é algo básico de qualquer arte marcial e que todo lutador tem que aprender a fazer, seja ele lutador de boxe, karatê, Muay thai, Jiu Jitsu. 

Fazer guarda, por princípio é fazer uma defesa, da mesma forma que os "Guardas e as Tropas" protegem um castelo de algum ataque inimigo, você tem que se proteger dos ataques do seu oponente, fazendo guarda. 

Cada arte marcial, possui uma maneira diferente de fazer guarda, no Jiu Jitsu a guarda é feita por que está por baixo, utilizando as pernas, e fazendo pegadas.
No Jiu Jitsu temos diversas formas de fazer guarda, das mais simples às mais complexas, e para conhecer profundamente quais são estes tipos, sugerimos que leia nossa matéria Dossiê Completo Sobre a Guarda do Jiu Jitsu.


Raspagem

A raspagem acontece quando o atleta que está fazendo guarda (guarda fechada ou aberta), desequilibra o atleta que está por cima, derrubando-o e invertendo a posição. Se o atleta que está por baixo não estiver prendendo o adversário com as pernas, e mesmo assim o atleta conseguir inverter a posição, esta não é considerada raspagem. 
Para o atleta que conseguir a raspagem no Jiu Jitsu competitivo, são atribuídos 2 pontos.
Em nosso site, você pode acessar a sessão de Raspagens e conhecer diversas formas de executar este golpe, ou então você pode acessar o Guia Completo sobre raspagem no Jiu Jitsu e se aprofundar ainda mais neste tema.


Passagem de guarda

Passagem de guarda no Jiu Jitsu, ocorre quando o adversário que está por cima, consegue transpor as pernas do atleta que está por baixo, se colocando ao seu lado, e sustentando a posição por no mínimo 3 segundos. No Jiu Jitsu competitivo, o atleta que conseguir executar este movimento com perfeição recebe 3 pontos.

Para passar a guarda de um oponente, você tem que estar preparado e conhecer os mais diversos tipos de guarda, que foram apresentadas no Dossiê Completo Sobre a Guarda do Jiu Jitsu. Nosso site tem um espaço reservado para apresentarmos dicas, vídeos e instruções para as Passagens de Guarda, e você pode acessar clicando aqui. 



Pegada pelas costas

Pegar as costas é o que eu procuro fazer sempre que inicio uma luta. É uma posição onde você tem amplo domínio sobre seu adversário, corre o mínimo de perigo de levar pontos ou ser finalizado, está muito próximo da finalização e ainda por cima ganha 4 pontos. 
A pegada de costas ocorre quando um dos atletas, se coloca nas costas do adversário, dominando, e apoiando os calcanhares nas coxas do adversário. Para ganhar os 4 pontos da pegada pelas costas, é obrigatório estar com os dois calcanhares (nesta posição chamados de ganhos), pressionando a parte interna das coxas do adversário, conforme foto abaixo:


pegada-pelas-costas-jiu-jitsu
Foto CBJJ


Existem algumas particularidades nesta posição que não valem pontos no Jiu Jitsu competitivo, por exemplo:
- Cruzar os dois pés;
- As pernas estarem por cima dos dois braços.

Joelho na barriga

O Joelho na barriga, acontece quando o atleta que está por cima, coloca o joelho na barriga do atleta que está por baixo, mantendo o outro pé no chão, dominando completamente o adversário. O joelho na barriga no Jiu Jitsu competitivo, demonstra superioridade na posição e é contemplado com 2 pontos.



Montada

helio-gracie-montada-jiu-jitsu
A montada é uma posição clássica do Jiu Jitsu, e acontece quando um dos atletas literalmente monta sobre o adversário, deixando os joelhos e os pés no chão, podendo o adversário estar de frente, de lado ou de costas. No Jiu Jitsu competitivo, a montada pode acontecer sobre até um dos braços do adversário, mas não irá valer para pontuação se a montada estiver por cima dos dois braços. Esta posição, tal qual a pegada pelas costas, é de extremo domínio, e quem consegue chegar até ela, e sustentar por 3 segundos, recebe 4 pontos.

Finalização


O Jiu Jitsu por essência, é uma arte marcial de defesa pessoal, e em se tratando de defesa pessoal, você não vai querer fazer pontos em quem estiver querendo te agredir. Por tanto, o objetivo principal do Jiu Jitsu, é a finalização.
A finalização acontece quando um dos atletas força o adversário a desistir do combate, aplicando uma técnica de finalização.
As técnicas do finalização são divididas em dois grandes grupos, as CHAVES, que são posições que forçam as articulações do corpo, e os ESTRANGULAMENTOS que são técnicas aplicadas no pescoço que visam obstruir a passagem do sangue ou do ar, fazendo com que o adversário seja obrigado a desistir do combate.
As posições de finalização são inúmeras e podem acontecer de diversas maneiras no Jiu Jitsu, iremos apresentar algumas abaixo, mas para conhecer outras, você pode acessar nossa área exclusiva sobre Finalizações


Mata-leão


O Mata-leão é um estrangulamento muito utilizado no Jiu Jitsu e também utilizado no Judo onde seu nome original é Hadaka Jime. Trata-se de um estrangulamento pelas costas, onde se passa um dos braços por baixo do queixo do oponente segurando no bíceps do outro braço. Veja foto para ilustrar:



Chave de Braço / Armlock


O Armlock na minha opinião trata-se da finalização mais clássica do Jiu Jitsu. No Armlock, é necessário colocar o braço do oponente entre as duas duas pernas, segurar no pulso e levantar o quadril, de modo que exerça pressão sobre o cotovelo do oponente


Triângulo


O Triângulo é uma posição extremamente eficiente, e trata-se de estrangular o oponente utilizando as pernas, com o auxilio de um dos braços do adversário, ou seja, entre as pernas devem ficar o pescoço e um dos braços, o pé da perna que está envolvendo o pescoço deve ser colocado atrás do joelho da outra perna, exercendo pressão.




Kimura


A Kimura é uma chave que quando aplicada faz pressão sobre o ombro do adversário. Ela pode ser aplicada da guarda fechada, da meia guarda e principalmente quando se esta de guarda passada na posição de 100 quilos. A Kimura é um golpe extremamente perigoso, e na maioria das vezes é "pego" com um bote rápido, não dando muitas opções de defesa.




E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Confira nossas áreas exclusivas:


Jiu Jitsu - Artigos Vídeos Curiosidades

Dicas e Conselhos

Finalizações Guarda Aberta / Guarda Fechada / Meia Guarda / Costas / Montada / 100 quilos

Passagens de Guarda

Raspagens

Defesas

Quedas


Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE

Compartilhe no Google Plus

Sobre o autor: Jaime C. da luz Jr

Jaime C. da luz Jr, treina Jiu Jitsu diariamente a 8 anos, atualmente faixa marrom, criou o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu inicialmente para se divertir, mas percebeu que era excelente forma de estudar e evoluir o seu conhecimento da arte suave.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Google+