quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

O que esperar de um faixa roxa de Jiu Jitsu

BJJPix

Vídeo o que esperar de um faixa Roxa parte 1

Vídeo o que esperar de um faixa Roxa parte 2

A faixa roxa de Jiu Jitsu, na minha opinião é a faixa mais difícil e complicada dentro da trajetória do Jiu Jitsu, afinal, você não é mais nenhum iniciante, mas também não é nenhum mestre da arte suave. E por isso é a faixa onde o atleta mais aprende e mais se desenvolve.
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu
Ser faixa roxa de Jiu Jitsu, significa que você já tem familiaridade com praticamente todas as posições e situações dentro do Jiu Jitsu. Sabe fazer guarda fechada, aberta, aranha, de la riva, meia guarda. Sabe passar a guarda, embora as vezes mais na força bruta do que na técnica, porém os seus objetivos na maioria da vezes são alcançados.
Um atleta recém promovido a faixa roxa, invariavelmente vira alvo daqueles que estão na faixa azul, afinal eles precisam “mostrar serviço” ao mestre para que se tornem aptos a pleitear uma troca de faixa.
 
E pra colaborar com os faixas roxas, os faixas marrom e preta adoram um recém graduado, pois pensam que é a hora de mostrar que (como diriam os mais antigos) “em terreiro que tem Galo, Pintinho não acorda ninguém!”. Enfim, a faixa roxa é uma faixa desafiadora!
 
 
 
Nesta postagem, iremos apresentar o que um faixa roxa de Jiu Jitsu deve saber, quais os golpes que ele deve saber aplicar, daremos algumas dicas, e mostraremos um erro bastante comum dos faixas roxa. 
Esperamos que gostem, boa leitura!

O que um faixa roxa de Jiu Jitsu deve saber?

 
Separamos alguns tópicos que julgamos muito importantes e que todo faixa roxa (ou pretendente a faixa roxa deve saber), confira:

Movimentação

 
A faixa roxa de Jiu Jitsu, é a faixa da movimentação. O atleta faixa roxa, tem que saber se movimentar em praticamente todas as posições. Tem que saber fazer uma movimentação em pé para que não seja quedado facilmente, precisa saber movimentar braços e pernas quando estiver fazendo guarda, precisa saber se movimentar para passar a guarda, seja pra cima do oponente, seja invertendo o lado da passagem para confundir o guardeiro. O faixa roxa precisa saber se movimentar.

Aprender a se defender ainda mais

 
Quando escrevemos o post “O que esperar de um faixa azul de Jiu Jitsu”, um dos temas que um faixa azul deveria saber era exatamente Aprender a se Defender, e isto continua para a faixa roxa. A defesa é um dos principais fundamentos que devem ser trabalhados no Jiu Jitsu.
O atleta faixa roxa, em função de já possuir uma certa facilidade para executar os ataques, pode acabar se descuidando de treinar as defesas.
Na faixa roxa de Jiu Jitsu, você vai descobrir que a melhor defesa para um golpe, é não deixar encaixar, é se antecipar ao se adversário (utilizando a movimentação citada a cima) para frustrar as tentativas de ataque do oponente.
Quer aprimorar as suas defesas no Jiu Jitsu? temos uma sessão em nosso Site especial pra você! É só clicar aqui DEFESAS

Ataques Combinados

 
Na faixa roxa de Jiu Jitsu, o atleta deve ser “arisco”, deve levar perigo ao oponente seja na posição que estiver. Uma das maneiras de manter o oponente preocupado em se defender, é utilizando ataques combinados!
Ataques combinados são aqueles onde o oponente acabou de defender uma posição, e você já está aplicando outra. Exemplo: Você atacou de Armlock da guarda, o oponente defendeu tirando o braço, você já aplicou a omoplata, ele defendeu, e você voltou de triangulo (clássica!). Esta sequência de ataques é básica para qualquer atleta graduado de Jiu Jitsu, por tanto você deve desenvolver os seus proprios ataques combinados.
Fizemos uma postagem a um tempo atrás onde o professor Roy Dean (Roy Dean Academy), mostra vários ataques combinados, vale a pena conferir:

Regras do Jiu Jitsu Competitivo

 
Seja você um competidor ou apenas uma pessoa que pratica por Hooby, é extremamente importante saber as regras do Jiu Jitsu. Embora, a regra em alguns pontos seja interpretativa, um atleta faixa roxa de Jiu Jitsu tem que saber os tempos de cada luta para cada faixa, tem que saber identificar uma passagem de guarda, uma raspagem, saber quantos pontos vale cada posição, e principalmente saber quais são os golpes permitidos e proibidos em cada faixa. Afinal, não queremos ver nenhum faixa roxa aplicando Leg Lock em faixa azul, não é mesmo?
Tem dúvida sobre alguma regra do Jiu Jitsu? Você pode acessar o Site da CBJJ, ou então dá uma lida neste post especial que atualizamos sempre que ocorre alguma alteração na regra! Regras do Jiu Jitsu Competitivo

Quais os golpes que um faixa roxa de Jiu Jitsu deve saber?

 
Como já comentado no acima, o faixa roxa de Jiu Jitsu está familiarizado com quase todas as posições do Jiu Jitsu, ele deve saber os conceitos básicos de Passagem de Guarda, Raspagem, finalizações e etc… Mas para que o seu jogo não fique limitado e seu Jiu Jitsu possa ser um dia completo, é extremamente importante você ter um equilíbrio entre todas as posições que conhece, Abaixo listamos algumas posições que julgamos importantes para um faixa roxa de Jiu Jitsu.
A lista abaixo não é de nenhum academia, mas são golpes básicos que todo faixa roxa deve saber:
  

Quedas

  • 5 quedas (Ex: Double Leg, Ippon Seio Nage, Osoto Gari, Uchi Mata, O-goshi)
  • 2 Contra Queda (Ex: Oponente entra de Single Leg, contra ataque de Sumi Gaeshi, e O oponente entra de Osoto Gari você contra-ataca de Osoto Gari)

Guarda Fechada

  • 2 ArmLock da Guarda Fechada
  • 2 Triângulo da Guarda Fechada
  • 2 Omoplata da Guarda Fechada
  • 3 Estrangulamentos da Guarda Fechada
  • 4 Raspagens da guarda Fechada
  • Mão de Vaca da guarda Fechada
  • Ida para as costas da guarda fechada

Meia Guarda

  • 4 Raspagens da Meia Guarda
  • 4 Passagens da Meia Guarda
  • 4 Finalizações da Meia Guarda por cima
  • 2 Finalização da Meia Guarda por baixo

Guarda de Gancho ou Borboleta

  • Saber raspar utilizando os ganchos e partindo da guarda borboleta
  • Saber passar a Guarda Borboleta

100 quilos

  • Colocar Joelho na barriga
  • Finalizar partindo do Joelho na barriga
  • Montar partindo do Joelho na barriga
  • Saber inverter o lado, partindo do joelho na barriga
  • Saber montar partindo 100 kg
  • 4 chaves de braço do 100 Kg
  • 3 estrangulamentos

Guarda Aranha

  • 4 Passagens
  • 4 Raspagens
  • 5 Finalizações

Pegada de Costas

  • 6 Estrangulamentos
  • 2 chaves de braço
  • 2 Saídas da pegada de costas

 

Montada

  • 5 Estrangulamentos da Montada 
  • 3 Chaves de Braço da montada
  • Triângulo partindo da montada

Regras

  • Pontuações básicas (quanto vale cada posição)
  • Tempos de luta
  • Golpes ilegais e proibidos em cada faixa
  • Saber identificar vantagens e punições
Acredito que sabendo os itens acima, você será um bom faixa roxa de Jiu Jitsu

Dica importante para um faixa roxa de Jiu Jitsu

Uma dica muito importante que eu poderia dar a um faixa roxa de Jiu Jitsu, é a seguinte:
“Nunca esqueça, ou deixa de treinar as defesas”
Roger Gracie, um dos melhores atletas da história do Jiu Jitsu, disse o seguinte Eu
“Construí todo meu jogo em cima de uma defesa sólida”
De nada adianta você ser um “monstro” por cima passando a guarda, se quando está por baixo tomando pressão, sempre é finalizado. De nada adianta saber inúmeros ataques, se quando o adversário pega as suas costas, você não sabe o que fazer. Todo ataque do seu adversário é uma possibilidade de você contra-atacar! Basta saber fazer a defesa certa!
Outras dicas acesse Dicas e Conselhos

Erros mais comuns de um Faixa Roxa de Jiu Jitsu

Achar que sabe tudo é ter certeza de que não sabe de nada. Pensando nisso, e lembrando um pouco dos faixas roxas que conheci durante meus anos de treinamento, (muitos hoje são faixas marrom, e outros tanto já são faixas preta), um dos erros mais comuns não trata-se de um erro técnico, trata-se da postura com que encara o treinamento.
 
Como já mencionado no inicio da postagem, um faixa roxa já esta familiarizado com as mais diversas posições do Jiu Jitsu, e por este motivo, muitas vezes deixa a soberba falar mais alto, e acaba deixando de lado fundamentos e posições básicas. Falo daquele cara que quando o mestre está mostrando uma posição que ele já conhece, ele olha para o lado, puxa papo com o companheiro etc…
 
Uma das coisas que aprendi, é que por mais simples que seja a posição, ela sempre tem um detalhe que pode ser melhorado.
“Nada é tão ruim que não possa ser aproveitado, e nada é tão bom que não possa ser melhorado”
Um amigo de tatame, Frederico Soares “Fredy”, faixa roxa sinistro, me contou uma historia que é mais ou menos assim:
Em uma academia que ele treinou, conheceu um cara faixa roxa que era o melhor da academia, pegava todo mundo os faixas azuis, os roxas, os marrons e até alguns pretas, ninguém que parava o cara! Mas, era aquele cara que quando o mestre ensinada uma posição que ele já conhecia, ele não dava bola, debochava e fazia brincadeiras inoportunas.
Um dia, ele achando que estava preparado, chegou para o seu mestre e perguntou:
– “Quando irei ganhar minha faixa marrom?”
O mestre respondeu:
– “Ainda falta muito para isso acontecer”
Com esta resposta o cara ficou indignado, saiu falando pra todo mundo que era o melhor da academia, e que iria provar que estava preparado para a graduação.
Um tempo depois disputou o campeonato Brasileiro onde foi campeão, e alguns meses depois disputou o campeonato mundial onde também foi campeão.
Logo depois que desceu do pódio do mundial e ainda com a medalha de ouro no peito, olhou para seu mestre e novamente perguntou:
– “E agora que eu provei que sou o melhor do mundo na minha faixa, o que está faltando para faixa marrom?”
O mestre respondeu:
– “Agora só falta humildade.”
Não generalizando, mas acredito que um dos erros mais comuns mais comuns de um faixa roxa, é a falta de humildade, em aprender novas posições, em reestudar as posições “antigas”, em repassar aos menos graduados, etc…

Entenda como funciona a graduação no Jiu Jitsu e a troca de faixas

Neste vídeo, eu explico como funciona a graduação no Jiu Jitsu, a sequencia de faixas, e qual o tempo necessário para a graduação.

Postagens que você pode gostar!

   AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU
Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKdKIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxokiDIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nHCARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30QgcgkHAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAKKIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4dHARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...