terça-feira, março 19, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

Guia Completo sobre os tipos de Guarda no Jiu Jitsu

Guia Completo sobre os tipos de Guarda no Jiu Jitsu

Este material vai apresentar tudo o que você precisa saber sobre a guarda do Jiu Jitsu, quais os tipos, seus pontos fortes e seus pontos fracos, esperamos que aproveite!

Vídeo 16 tipos de guarda no jiu jitsu

O que é guarda?

Fazer guarda é algo básico de qualquer arte marcial e que todo lutador tem que aprender a fazer, seja ele lutador de boxe, karatê, Muay thai, Jiu Jitsu.

Fazer guarda, por princípio é fazer uma defesa, da mesma forma que os “Guardas e as Tropas” protegem um castelo de algum ataque inimigo, você tem que se proteger dos ataques do seu oponente, fazendo guarda.

Cada arte marcial, possui uma maneira diferente de fazer guarda, no Boxe, a guarda é feita utilizando os braços e os punhos, no Muay Thai a guarda é feita utilizando os braços, os punhos e as pernas, sendo assim, no Jiu Jitsu a guarda é feita, basicamente, utilizando as pernas e os braços.

Continue lendo que você vai conhecer quais são os principais tipos de guarda no Jiu Jitsu, e como são utilizados.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Quais os tipos de guarda no Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu é uma arte marcial completa, e por ser completa, dependendo da circunstância da luta e da forma com que o adversário estiver atacando, você pode utilizar um dos diferentes tipos de guarda que iremos ver a seguir.

Guarda Fechada

Guarda fechada é quando um dos lutadores envolve as pernas pela cintura do oponente, cruzando os dois pés ” fechando a guarda”.

A guarda fechada é um dos primeiros movimentos que o faixa branca de Jiu Jitsu aprende, é uma posição onde se mantém um certo controle sobre sobre o corpo do adversário, ficando com os braços livres para trabalhar ataques como estrangulamentos e chaves de braço. Assim sendo, por ser uma guarda que utiliza as duas pernas presas, dificulta as fugas de quadril para efetuar raspagens e ataques mais elaborados.

guarda-fechada-jiu-jitsu

Guarda Aberta

Guarda aberta por conceito é toda a guarda que não é fechada 😉 Podendo ser guarda laço, guarda aranha, De la Riva entre outras. Além disso, quem está fazendo guarda busca ter domínio do adversário, sem prende-lo entre suas pernas e sem cruzar os dois pés.

Meia Guarda

A meia guarda sempre existiu no Jiu Jitsu, porém, era uma posição em que o guardeiro utilizada como transição para poder fazer a guarda fechada. Até que Roberto Gordo da Gracie Barra, começou a atacar finalizações e raspagens desta guarda, assim sendo, ela evoluiu e se tornou uma das posições com mais variações do Jiu Jitsu.
A Meia guarda, é a posição onde o Guardeiro domina uma das pernas do Passador utilizando suas duas pernas. Além disso, é uma posição com um leque infinito de possibilidades tanto para o Guardeiro quanto para o Passador.

meia-guarda-jiu-jitsu

Meia Guarda Profunda (Deep)

A Meia Guarda Profunda (deep), é uma variação da meia guarda normal, onde o Guardeiro além de dominar uma das pernas, ele “se aprofunda” e trás o passador para cima , mantendo dominada a outra perna ou a lapela do passador. A partir disso, a Meia Guarda Profunda, é uma posição muito utilizada para pegar as costas, onde o guardeiro, gira por dentro das pernas do passador, fazendo pegada e indo para as costas, e também utilizada para transição para colocar a Guarda X.

Guarda Aranha

A Guarda Aranha, consiste em dominar ambas as mangas do adversário, colocar os pés na altura do bíceps do Passador, estendendo uma das pernas e flexionando a outra. Além disso, para manter o domínio do Adversário, a extensão e a flexão de pernas deve ser alternada. Esta guarda possui diversas possibilidades de ataque, sendo muito trabalhadas raspagens e ataques como omoplata, triângulo.

Guarda Meia Aranha

É uma posição criada no Jiu Jitsu moderno, que possui princípios de Meia Guarda e de Guarda Aranha. Consiste em basicamente em dominar uma das pernas do Passador com a sua perna de dentro, e com a perna de fora, colocar o pé no bíceps do adversário.

Guarda Laço / Lasso Guard

A guarda laço ou Lasso Guard como é conhecida fora do país, trata-se de uma guarda onde são dominados os dois braços do oponente, uma das pernas gira por fora do braço e é colocado o pé em forma de ganho por trás do tríceps/axila do adversário, enquanto o outro pé fica no quadril. Existem muitas raspagens feitas desta posição, e ela também é muito utilizada para a finalização omoplata.

guarda-laço

Guarda De La Riva

Criada em meados dos anos 80, a guarda De La Riva, leva esse nome para homenagear o seu criador, o mestre Ricardo De la Riva. A guarda De la Riva, foi uma revolução para o Jiu Jitsu na época, pois a maioria dos lutadores, jogava justo diminuindo a distancia. E De la Riva para manter a distancia e não ser amassado pelos adversários, começou a controlados a distancia, utilizando um ganho em uma das pernas, e controlando o adversário com a outra perna. No inicio esta guarda era chamada de “guarda pudim”, pois os adversários ficavam desequilibrados e balançando igual a um pudim quando esta guarda era utilizada. Mas foi quando Ricardo De la Riva utilizando sua guarda venceu, o até então invicto Royler Gracie, que a imprensa começou a chamar de Guarda De La Riva.

Guarda X

A guarda X é uma guarda exclusiva para raspagens, as opções de ataques para finalizar o adversário são remotas. Para fazer a guarda X, você deve abraçar uma das pernas do adversário e traze-la próximo ao seu pescoço, com a mão que abraçou a perna, você deve fazer pegada na sua lapela. Além disso, Com as duas pernas você deve cruza-las em forma de X na outra perna do adversário, com a mão que estiver solta você deve trabalhar pegadas nas mangas, na faixa ou na lapela. Neste momento seu adversário estará totalmente desequilibrado, momento ideal para efetuar a raspagem.

Guarda Borboleta

A guarda borboleta é uma Guarda aberta, porém sentada, onde o guardeiro não coloca as costas no chão. Consistem colocar os dois pés juntos (sola do pé com sola do pé), e ficar na posição parecida com a do alongamento Borboleta.

As mãos e os braços devem trabalhar da seguinte forma, com uma das mãos deve-se dominar um dos braços do oponente, e com a outra mão esgrimar o outro braço e fazer pegada na faixa ou nas costas. Esta posição é limitada em termos de finalização, porém guilhotinas, leg-locks e mão de vaca podem funcionar.

guarda-borboleta-jiu-jitsu

Guarda Tartaruga

Com um falso aspecto de “estou me defendendo”, quem faz a guarda tartaruga pode optar por fazer diversos ataques, inclusive capotar um adversário mais pesado, seja abraçar uma das pernas e quedar, além disso, até mesmo rodar e atacar um abraço. Este posição é onde o guardeiro fica de 4 apoios, e se fecha totalmente, evitando estrangulamentos e a pegada pelas costas.

guarda-tartaruga-jiu-jitsu

Guarda Emborcada

A guarda emborcada era uma posição muito utilizada por campeão mundial Roberto “Roleta”, e atribuem a ele a criação desta guarda. Trata-se de uma guarda que exige extrema flexibilidade, pois trata-se de uma posição feita depois que o passador tem domínio da faixa ou do fundilho da calça, erguendo o guardeiro, fazendo com que suas pernas fiquem próximas aos seus ombros. O guardeiro, não deixa executar o movimento completo de capotagem, mantendo-se com a guarda.

guarda-emborcada-jiu-jitsu

Guarda 50/50

A guarda 50/50 (fifith / fifith), é interessante pois os dois atletas estão fazendo guarda. E é conhecida por este nome por fornecer a ambos as mesmas possibilidades de ataques e defesas. Sendo assim, ela acontece quando os dois atletas cruzam as pernas entre si, de dentro para fora. Por ser uma posição difícil de atacar e difícil de sair, muitos competidores repudiam a utilização desta guarda, por acharem uma posição de amarração e a consideram como anti-jogo.

guarda-50-50-jiu-jitsu

Guarda Tornado

Posição que exige flexibilidade de cervical e força na lombar, a guarda tornado, é a posição predileta de Roberto Cyborg Campeão do ADCC 2013. Sendo assim, é capaz de arremessar pra longe até os mais pesados passadores. Ela consiste em deixar uma perna entre as pernas do adversário, rodar com o quadril para o lado oposto. Assim sendo, segurar um dos braços e pendular com a outra perna até conseguir raspar. Posição difícil de se fazer, pois exige um misto de força e flexibilidade.

guarda-tornado-jiu-jitsu

Worm Guard / Guarda com lapela

A Worm Guard (A tradução literal é algo como “Guarda Verme” ou “Guarda Minhoca”), que eu prefiro chamar de guarda com lapela, é a guarda do momento. Keenan Cornelius criou, e utilizou no Pan Americano 2014 e no Campeonato Mundial 2014, sendo assim, surpreendeu vários atletas, inclusive alguns de renome internacional.
Trata-se de uma guarda complexa, que é feita a partir de um misto de guarda laço e guarda De la Riva. Além disso, para executa-la, é necessário dominar uma das lapelas, fazer a guarda laço na lapela dominada. A partir disso, passar a lapela debaixo da perna oposta do oponente, fazer pegada nesta lapela com a mão do mesmo lado que fez a guarda laço. E com a outra perna vai trabalhando a guarda De La Riva e outros ganchos.
Em breve, faremos um post especial sobre esta guarda.

guarda-com-lapela-jiu-jitsu-worm-guard

Rubber Guard (Guarda Borracha)

A Rubber Guard ou Guarda borracha, é uma guarda com a origem desconhecida mas que foi utilizada pela primeira vez por Nino Schembri nos anos 90. Nino usava esta guarda para fazer uma das suas finalizações favoritas a Gogoplata. Trata de uma variação da guarda aberta, onde utiliza-se uma das pernas e o braço oposto a perna escolhida. Ex: Se for utilizar a perna esquerda, utiliza-se o braço direito. Sendo assim, Cruza-se a perna pelas costas do adversário segurando com o braço, a palma da mão deve ficar virada pra cima, e o antebraço deve ficar na lateral do pescoco. Logo, esta guarda ajuda a manter o adversário dominado e com a postura “quebrada”. Royce Gracie, também foi um dos grandes utilizadores deste tipo de guarda.

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RENZO GRACIE – Uma Vida Heroica: https://amzn.to/3KxEzRa

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...