Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

A importância da abertura de guarda no jiu jitsu



A importância da abertura de guarda no jiu jitsu


Abrir a guarda no jiu jitsu é como invadir território do exército inimigo,é preciso fazê-lo com segurança pois o terreno é inimigo, caso contrário ele parte para dentro e cruza sua linha de defesa praticamente sem resistência, porém se feito com êxito abre as portas para um território fácil de ser conquistado.

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu

Existem duas maneiras básicas de abrir a guarda no jiu jitsu:

Abrir a guarda em pé


A abertura de guarda em pé é muito utilizada em campeonatos, seja por opção tática (na preferencia de abrir a guarda em pé) ou quando o oponente é aquele cara que fica te puxando e não te deixa posturar para abrir a guarda.

Abrir a guarda no solo


A abertura de guarda no solo é um jogo de postura e equilíbrio muito estudado por passadores e guardeiros muitas vezes deixado de ser utilizado pois gasta muita energia e geralmente se faz muita força neste movimento.

É importantíssimo que se faça isso com precisão e muito equilíbrio para que o oponente não consiga reverter a situação.

Veja os vídeos dos tipos de abertura de guarda no jiu jitsu ao final do post.

Como treinar a abertura de Guarda no jiu jitsu


A abertura de guarda deve ser treinada e aperfeiçoada constantemente, principalmente por atletas que gostam de participar de competições. 

A guarda fechada é muito perigosa, e muitos atletas sabem como usar essa técnica para surpreender, com raspagens e finalizações. Então procure sempre estar atento aos movimentos, mantendo o hábito de trabalhar a abertura de guarda corretamente, para que assim consiga chegar em uma posição de passagem de guarda sem correr muitos riscos.

Dicas para abrir a guarda do oponente


Para realizar uma abertura de guarda corretamente, é necessário manter um bom equilíbrio do corpo, sempre mantendo a postura com os ombros erguidos e a base firme no tatame.

Outro fator importante para realizar a abertura de guarda, é manter o cotovelo sempre fechado, colocando-o sempre junto ao corpo. Evite deixar o braço exposto, pois assim você ficará vulnerável aos ataques do oponente, seja para uma reposição de guarda, ou seja para uma finalização.

Procure sempre que possível treinar esses fundamentos básicos do jiu jitsu, aprimorando ainda mais a sua técnica, para que não seja surpreendido pelos seus adversários.

Erros na abertura de guarda no jiu jitsu


Entre algumas coisas de não se deve fazer na abertura de guarda no jiu jitsu podemos destacar algumas, entre elas:

Postura


O segredo maior do jiu jitsu é a postura, algo que o faixa-branca precisa prestar atenção desde cedo. Aprenda a manter suas costas eretas quando estiver abrindo ou dentro da guarda de alguém. Uma boa postura vai salvar você de ser desequilibrado, raspado e finalizado.

Excesso de força


Esse é um grande mal do jiu jitsu, entenda estamos falando do excesso de força, é claro que a força é necessária, mais se usada na dose certa e ao fazer força demais você deixa de executar alguns movimentos por estar “travado” fazendo uma força desnecessária.

Lembre-se: Se defender é completamente diferente de fazer força, assim como o ataque a defesa é um sistema complexo, uma verdadeira “Arte“.

Abrir os cotovelos 


Se você posturou, ao invés de fazer força usou uma técnica para tentar abrir a guarda do oponente e abriu os cotovelos, aí está o erro e é onde seu oponente vai começar a atacar, comumente se os cotovelos na parte interna da coxa do adversário evitando assim o triângulo e o omoplata.

Nenhum comentário