Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

História de Alexandre Ribeiro Jiu Jitsu


Alexandre Ribeiro Jiu Jitsu


    Alexandre Ribeiro, normalmente chamado de Xande Ribeiro é um lutador 6x Campeão do Mundo de Jiu-Jitsu (5x na faixa preta) da lendária Academia Gracie Humaitá. Tendo sido treinado por alguns dos melhores professores como Royler Gracie e Vini Aieta e também pelos seu próprio irmão o lendário Saulo Ribeiro. Alexandre Ribeiro teve também uma curta passagem pelo MMA em 2008, competindo na promoção japonêsa Sengoku. 

Nome Completo: Alexandre Couceiro Ribeiro 
Apelido: Xande, o diminutivo comum para Alexandre. O apelido apareceu primeiro quando Alexandre treinava na academia dos irmãos Monteiro, seus primeiros instrutores que o apelidaram.

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL www.lojammajiujitsu.com.br

História de Alexandre “Xande” Ribeiro 



    Alexandre Ribeiro nasceu no dia 20 de Janeiro de 1981 em Manaus – Brasil. Começou a sua aprendizagem no Jiu-Jitsu na academia dos Irmãos Monteiro, (que por sua vez foram instruidos na arte suave por Royler e Rickson Gracie da famosa Academia Gracie Humaitá) quando tinha 10 anos de idade. Se destacou no Jiu-Jitsu desde o começo tal com o seu irmão, outra figura do Jiu-Jitsu, de seu nome Saulo Ribeiro. Se diz que durante os primeiros 7 anos de treinamento, ele só perdeu 2 vezes em competição. Quando fez 18 anos Alexandre se mudou para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas nunca parou de treinar nem de competir. Se juntou à Gracie Humaitá matriz sob a liderança de Royler Gracie e onde o seu irmão era já uma das estrelas da companhia. Xande venceu dois Campeonatos Mundiais e dois Pan-Americanos durante os seus primeiros dois anos na Cidade Maravilhosa. 

    Em Março de 2001 foi graduado para a Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelas mãos do 6x Campeão Mundial (e seu orgulhoso irmão) Saulo Ribeiro. A sua carreira de Jiu-Jitsu foi marcada pelas lesões (especialmente nos primeiros dois anos após receber a faixa preta) apesar de ter conseguir vencer o Pan-Americano na categoria absoluto. Se recuperou e voltou em grande força conseguindo o ouro na categoria (Pesado) no Mundial de 2004 e o bronze no absoluto. Em 2005 conseguiu alcançar o ouro de novo no Pan-Americano e no Mundial na categoria absoluta e a prata no peso. Teve também uma boa prestação no ADCC (o maior torneio do mundo) terminando no 3º lugar. 

    2006 trouxe mais do mesmo para Xande que ganhou o Pan-Americano e o Mundial, vencendo em ambas as competições no peso e no absoluto. No ano seguinte veio a maior honra para um lutador ao ser coroado vencedor do ADCC, o Campeonato do Abu Dhabi Combat Club, a maior campeonato de submission do mundo. 2008 e novamente Xande acerta no centro do alvo, levando de novo para casa as duas medalhas de ouro no Mundial, conquistando peso e absoluto. 

    Tendo vencido tudo o que havia para vencer no Jiu Jitsu, Xande Ribeiro virou sua atenção para o mundo do MMA (Mixed Martial Arts) buscando novos desafios e bolsas mais condignas de um atleta de seu talento. Com duas lutas e duas vitorias for KO Tecnico, no Japão, Xande acabou voltando para o Jiu Jitsu apos dois anos de ausencia, se mudando para San Diego, California nos Estados Unidos juntamente com o seu irmão Saulo Ribeiro. Os dois, unidos, abriram uma academia chamada “University of Jiu Jitsu” (Universidade do Jiu-Jitsu) onde têm recebido e ensinado muitos competidores ilustres, nomeadamente o antigo lutador do UFC Diego Sanchezl Rafael Lovato Junior e muitos outros.

As informações utilizadas que serviram como base desse publicação foram extraídas do site : bjjheroes.com, do próprio site das academias e/ou dos atletas, e de publicações de revistas como Graciemag, tatame, entre outras.

Nenhum comentário