quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

História de Helio Gracie Jiu Jitsu

helio gracie jiu jitsu

Helio Gracie Jiu Jitsu

Hélio Gracie é indiscutivelmente uma das figuras mais importantes do Jiu-Jitsu Brasileiro. Um dos primeiros representantes do Jiu-Jitsu nas decadas de 1930 e 1940, Hélio Gracie foi também o pai e mestre de muitos dos lutadores que trouxeram a Arte Suave aos principais palcos das Artes Marciais no começo da década de 1990, competidores como Royler, Rickson e Royce Gracie. A sua linhagem e legado são dos mais fortes no Jiu-Jitsu e ele é considerado como um dos pais do Jiu-Jitsu Brasileiro.

História de Hélio Gracie

    Nascido no dia 1 de Outubro de 1913, Hélio foi o filho mais novo de Gastão Gracie, um escocês de terceira geração. Eram 9 irmãos e irmãs, e Hélio sobressaiu desde cedo devido ao seu biótipo; alto e magro, era surpreendentemente o oposto dos seus irmãos, que eram baixos e mais encorpados.

A Descoberta do Jiu-Jitsu e a Mudança para o Rio de Janeiro

    A infância de Hélio foi complicada, com a sua família entrando numa crise financeira quando ele era muito jovem. Como consequência, em 1921 os Gracie tiveram de se mudar de Belém do Pará (sua cidade natal) para uma cidade maior, o Rio de Janeiro. Todas essas mudanças, que ocorreram cedo na sua vida, tiveram consequências e ele começou a sofrer de tonturas crônicas e outros problemas. Segundo os médicos, isso se devia, principalmente, à sua instabilidade psicológica.

    Nos últimos anos que os Gracie ficaram em Belém do Pará, o seu irmão mais velho, Carlos Gracie, conheceu Mitsuyo Esai Maeda (apelidado de Conde Coma), que era um grande lutador de Jiu-Jitsu da escola Kodokan (que posteriormente se chamaria de e Judô), Maeda tinha vindo para o Brasil com o objetivo de divulgar as Artes Marciais Japonesas. Carlos Gracie começou treinando com Maeda e rapidamente se tornou um dos seus melhores alunos.

Hélio Gracie: Da Observação à Prática

Tudo o que Carlos aprendia nas aulas de Jiu-Jitsu ele tentava depois passar para os seus irmãos. Eles se testavam, lutando entre eles com regularidade, mas Hélio, por ser demasiado frágil fisicamente, não tinha permissão para o fazer. Em vez disso ele ficava do lado e tentava compreender a mecânica do Jiu-Jitsu. Alguns anos após os Gracie se mudarem para o Rio de Janeiro, em 1925, Carlos Gracie – o mais velho conseguiu realizar o seu sonho de criar a sua primeira Academia de Jiu-Jitsu. Para o ajudar nesse novo desafio ele convidou seus irmãos Oswaldo, Gastão, Hélio e George para se juntarem a ele.

    Hélio começou a rolar com seus irmãos, escondendo esse fato de Carlos, que era muito protetor do seu irmão mais novo e temia pela sua saúde. Quando ele descobriu, Hélio já dominava técnicas avançadas e se tornara um bom treino para seus irmãos. Isso fez com que Carlos, surpreendentemente, permitisse que ele continuasse treinando e o aceitasse em suas aulas regulares.

A Ascensão da história de Hélio Gracie no Vale Tudo

    George Gracie (o primeiro verdadeiro campeão da família) era um excelente lutador, mas tinha um estilo de vida boêmio e Hélio rapidamente se tornaria a “estrela da companhia” de Carlos, o seu aluno prodígio. Tanto até que em 1932 Carlos lhe permitiu lutar no seu primeiro combate de Vale Tudo (naquela época com muito poucas regras). O combate foi contra um lutador de boxe chamado António Portugal. O combate durou menos de um minuto, com Hélio finalizando com um estrangulamento que apagou seu oponente.

    Hélio lutou por diversas vezes nos 6 anos que se seguiram, tentando promover a Academia Gracie junto com seus irmãos. Com o crescer do vale tudo e da popularidade da familia Gracie, George acabou se separando dos irmãos ficando até rival da academia Gracie. A rebelião de George culminou em um desafio a Hélio, com o objetivo de provar quem era o melhor lutador do Rio de Janeiro, mas Carlos fortemente se opôs e a luta nunca ocorreu.

Conflitos Familiares e Pausa na Carreira

    Em 1938, a carreira de Hélio sofreu uma pausa, quando ele abandonou os ringues e tatames para se mudar para outra cidade por motivos pessoais. No entanto, ele retornou à ativa 12 anos depois, aos 38 anos de idade, após ser desafiado. O seu oponente era Landufo Caribé, o campeão de Jiu-Jitsu da Bahia, que vinha de uma linhagem diferente da dos Gracie e queria provar o seu estilo. Helio protegeu mais uma vez o nome guerreiro da família provando a sua superioridade e finalizando Caribé rapidamente.

O Retorno de Hélio e o Desafio de Kimura

    Um ano mais tarde chegou a oportunidade de lutar contra o poderoso Masahiko Kimura, o campeão de Judô de Jigaro Kano no Japão. A oportunidade veio depois de Helio desafiar Kimura durante meses a fio, sem resposta, após algum tempo Kimura respondeu, que não achava Hélio digno de lutar com ele. Foi então acordado que Hélio lutasse contra Kato (o número 2 do Japão) para provar ser merecedor de enfrentar Kimura. Hélio lutou e derrotou Kato com um estrangulamento cruzado de dentro da guarda. Só aí Kimura aceitou o desafio.

    No livro de Reila Gracie sobre a família Gracie, é dito que Kimura tinha 35 kilos a mais do que Hélio, mas é impossível confirmar essa informação a 100%. Kimura estava tão convencido da sua superioridade que afirmou na imprensa que, se a luta durasse mais de 3 minutos, ele a consideraria uma derrota. Entretanto, Masahiko Kimura derrotou Hélio Gracie ao aplicar a Chave de Kimura (o golpe recebeu o nome de Masahiko após o combate) em 13 minutos, superando o objetivo inicial de 3 minutos, o que impressionou Kimura. Ao final da luta, Kimura felicitou Hélio por sua resistência. Esse evento foi um duro golpe para os Gracie e para o Jiu-Jitsu, que tinha ganho uma boa dose de relevância no Rio de Janeiro. Com essa diminuição de popularidade, havia menos lutas e, por consequência, Hélio voltou a focar no ensino da arte suave.

    Carlos Gracie deixou a academia no Rio de Janeiro e mudou-se para Fortaleza para administrar seus negócios. Enquanto isso, seu tio Hélio ficou responsável pelo treinamento de seus filhos, Carlson Gracie, Rolls e Carlos Júnior (Carlinhos).

A luta contra um ex aluno Waldemar Santana

    Hélio Gracie voltou aos tatames cinco anos depois, posteriormente sendo desafiado por um antigo aluno chamado Waldemar Santana. A luta ficaria registrada nos livros de recordes como o combate de vale tudo mais longo de todos os tempos, com uma duração de 3 horas e 42 minutos.Waldemar e Helio teriam cortado relações após vários anos de convívio na academia Gracie onde Santana trabalhava e treinava. A luta era um pouco desigual fisicamente sendo que Waldemar Santana era bem mais corpulento e se encontrava no auge de sua pujança física. Mas, a maior experiência de Helio levou a luta bem mais a frente do que seria de esperar. Hélio acabou perdendo a luta e os sentidos apos tomar um chute na cabeça.

O Legado de Hélio Gracie

    Depois disso Helio Gracie dedicou o seu tempo a ensinar seus filhos e os de Carlos Gracie. Lendas do Jiu-Jitsu como Rickson, Royce, Carlson, Rolls, Carlinhos, Relson, Rorion entre muitos outros. Se dedicou ao legado dos Gracie, o Jiu-Jitsu. Ao longo dos anos muitos vieram a público falar contra ele e contra as suas ideias fixas sobre Jiu-Jitsu, alguns eram até familiares próximos como Carlson Gracie.

Mas mesmo com todo esse tumulto, não há dúvidas de que sem ele, o Jiu-Jitsu teria tomado um rumo diferente. E as pessoas sempre lembrarão dele como o Grande Mestre Hélio Gracie, 10º grau de Jiu-Jitsu e o fundador dessa fabulosa arte marcial, que tantas pessoas no mundo praticam e amam.

O Adeus ao Grande Mestre

    O Grande Mestre Hélio Gracie faleceu no dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos de idade. Sua partida deixou um legado duradouro no mundo das artes marciais, sendo lembrado como um dos principais pilares do Jiu-Jitsu. A influência se estende além de sua própria família, alcançando praticantes e entusiastas em todo o mundo. A dedicação ao ensino e sua contribuição para a evolução do Jiu-Jitsu continuam a inspirar e moldar gerações de lutadores. A marca deixada por Hélio Gracie é imortal, e seu nome permanecerá como uma referência de excelência e maestria no universo das artes marciais. Sua partida foi uma perda significativa, mas seu legado e sua influência perdurarão para sempre.

As informações utilizadas como base desta publicação foram extraídas do site bjjheroes.com, dos próprios sites das academias e/ou dos atletas, e de revistas como Graciemag, Tatame, entre outras.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...