Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

História de Robson Moura "Robinho" Jiu Jitsu




Robson Moura "Robinho" Jiu-Jitsu 


    Robson Moura, também conhecido como ‘Robinho’, é um dos maiores competidores de sempre da categoria pluma do Jiu-Jitsu, uma categoria que ele dominou durante largos anos, conquistando 6 títulos mundiais. Após terminar a sua carreira competitiva, Robson Moura passou a se dedicar a ao ensino da arte suave, se tornando num dos melhores professores de Jiu Jitsu nos Estados Unidos, tendo desenvolvido a sua própria associação, a RMNU (Robson Moura-Nova União), que se tornou uma das academias mais respeitadas no hemisfério norte. 

Nome Completo: Robson Moura 
Apelido: “Robinho”, diminutivo de Robson, o seu nome. 

CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL www.lojammajiujitsu.com.br

História de Robson Moura 



    Robson Moura nasceu no dia 23 de Março de 1978, no Brasil. Começou a treinar Jiu-Jitsu muito cedo, com apenas 10 anos de idade. O seu primeiro professor foi Aílson Brites, o famoso ‘Jucão’ na sua cidade natal de Teresópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Robson queria seguir as pisadas dos seus ídolos do Jiu-Jitsu, e começou a treinar 2 ou 3 vezes por dia competindo pela primeira vez num campeonato local com 13 anos de idade. 

    Circunstâncias imprevistas levaram Jucão a se mudar de Teresópolis, deixando Robinho sem professor. Porém, isso não desviou Moura do seu caminho de se tornar faixa preta de Jiu-Jitsu. Com o bichinho da arte suave já bem presente, procurou a Nova União, liderada por André Pederneiras e Wendell Alexander. Essa nova parceria deu frutos, com Robson a vencer diversos campeonatos, culimando esse grande período com uma fantástica vitória no Mundial de 1996, na faixa roxa. 

    Indo contra as recomendações de tempo mínimas aprovadas pela IBJJF, os seus professores decidiram graduar Robson Moura para a faixa preta no ano seguinte, para que pudesse competir no mais alto nível do Jiu Jitsu, o Mundial na faixa preta. Moura não desapontou, vencendo o campeonato de forma impressionante, se tornando o atleta mais jovem de sempre a ganhar a competição na faixa preta (tinha 19 anos). 

    Nos anos que se seguiram, o prodígio da Nova União teve vitórias sucessivas no Mundial e em muitos outros campeonatos, como a Copa do Mundo da CBJJO. Parou de competir por alguns anos, tentando lançar a associação RMNU (Robson Moura – Nova União) nos Estados Unidos. Robson já tinha algumas academias afiliadas no Brasil, sendo a sua academia de Ribeirão Preto a mais famosa, mas decidiu que o futuro do esporte estava na América e embarcou no projeto de construir uma academia de sucesso por lá. 

    Depois de alcançado esse objetivo, Robson decidiu competir de novo no Mundial, buscando a medalha de ouro. Haviam passado 5 anos desde a sua última tentativa e a sua fantástica técnica veio ao de cima, conquistando o ouro em 2007. Além de ter sido um competidor de top, Robson se tornou também um professor de sucesso, sendo Augusto Cruz e Ricardo Abreu dois de seus mais reconhecidos alunos.

As informações utilizadas que serviram como base desse publicação foram extraídas do site : bjjheroes.com, do próprio site das academias e/ou dos atletas, e de publicações de revistas como Graciemag, tatame, entre outras.

Nenhum comentário