quinta-feira, abril 25, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

ENTENDA A REGRA DO ADCC – GUIA DEFINITIVO

regra do adcc

A SURPREENDENTE REGRA DO ADCC

Adcc chegando, o maior evento de luta agarrada do mundo, com lutas épicas, e é claro o nosso jiu jitsu sempre sendo muito bem representado, e se você quiser saber como funcionam as regras de grande evento e quais são as grandes diferenças para as regras do nosso jiu jitsu, este post é pra você!
 

HÍSTORIA DO ADCC

 

E ai guerreiros, tudo certo? Eu sou o Jaime do Muito Mais Ação Jiu Jitsu, e hoje, vamos falar sobre o ADCC.

Se você ainda não sabe o que é o ADCC, caiu de paraquedas aqui, corre nesse post aqui, que eu conto o que é o ADCC e a origem do ADCC!! Eu sugiro muito você dar uma olhada, porque é um tema que você vai ouvir falar muito esse ano.

Mas, se você já é escolado, já está ligado no que é o ADCC, mas está afim de entender as regras desse evento, esse post é o seu lugar.

 

REGRAS DO ADCC

 

Eu tive acesso ao livro de regras diretamente da organização do evento, e eu vou explicar aqui pra vocês quais são e como funcionam as regras do ADCC, quais os critérios para vitória, quais os tempos de luta, quais as técnicas permitidas, quais as técnicas ilegais, qual a pontuação e quais as punições.

 

COMO FUNCIONA O ADCC?

 

O ADCC esse evento gigantesco, a gente pode dividir em duas grandes etapas

A primeira delas, que é dívida em várias mini etapas, são os trials, são as seletivas, o ADCC organiza seletivas ao redor do mundo, e quem vence a seletiva, se classifica para o evento principal

A segunda grande etapa, é o evento principal do ADCC, que é o World Championship, o mundial do ADCC. Este acontece a cada 2 anos, e também acontece em algum lugar do mundo. Já aconteceu no brasil, na china, na Finlândia, na Espanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos, e é claro nos emirados árabes.

 

COMO LUTAR O ADCC?

 

Esta pergunta muitos já me fizeram, e eu respondo! É simples, mas atente-se que eu disse simples, não falei que é fácil!

Para lutar as seletivas, basta você se inscrever, siga o ADCC nas redes sociais, e fique ligado, na seletiva mais próxima de você, se inscreva e lute, simples assim.

Ah Jaime, e como eu faço para lutar o evento principal? O mundial do ADCC?

Existe basicamente duas maneiras de você lutar o mundial do ADCC, a primeira delas, e vencendo uma seletiva, se você for homem, em tese é mais fácil, por que basta vencer qualquer seletiva que você estará classificado, mas se você for menina, nem todas as seletivas classificam diretamente para o evento principal, então tem que ficar ligada.

Vencendo uma seletiva que dá a vaga para o evento, você terá o direito de vaga + passagem + hospedagem.

A segunda maneira de se você lutar o evento principal do ADCC, é ser convidado pela organização do evento. Os critérios usados pela organização do evento, não são divulgados abertamente é obvio, mas boas apresentações em seletivas mesmo sem vencer, engajamento com o público, bons resultados em eventos de jiu jitsu com e sem kimono de Wrestling, de judô e até de MMA, com toda a certeza são bem avaliados.

Então, mesmo que você lute uma seletiva e perca, se você fez uma boa campanha, foi pra cima e saiu na porrada, você ainda tem chances de ser convidado pelo evento.

 

VISÃO GERAL DAS REGRAS DO EVENTO

 

  • Kimono e sapatilha de luta-livre são opcionais.
  • Não são permitidas substâncias escorregadias no corpo ou na roupa.
  • A área de luta é de 10 m2, não há grade ou cerca.

– Se os lutadores saírem desta área, o árbitro irá reiniciar o combate no centro da área de luta, na mesma posição que eles estavam anteriormente, quando saíram do tatame. Exatamente quando o árbitro mandou parar a luta sob o comando: “parou!”, se os lutadores estavam de pé sem nenhuma posição encaixada, eles irão recomeçar um de frente para o outro no centro da área de luta. Se um competidor tiver qualquer pegada estabelecida antes do árbitro dizer para parar, os atletas irão retornar na mesma posição.

 

CRITÉRIOS DE VITÓRIA

 

Para alguém vencer uma luta no ADCC, existem 3 maneiras:

  •         Finalização
  •         Pontos
  •         Decisão dos juízes

 

É considerada finalização ou desistência:

Quando o competidor bater com a palma das mãos duas vezes no chão, em si próprio, ou no corpo do adversário, ou ao bater com os pés no chão, caso tiver com os braços presos.

Ou então quando o competidor anunciar verbalmente sua desistência, pedindo a interrupção da luta. (ao dizer “deu” ou “parou”) importante: gritar ou gemer por razão de algum golpe encaixado, não levará ao término da luta.

O arbitro também pode interpretar que se existir alguma situação em que o competidor não tem capacidade de se defender, ou que sua vida está em perigo, o árbitro tem a obrigação de intervir e declarar um vencedor.

 

TEMPOS DE LUTA NO ADCC

 

Aqui a gente tem que dividir em duas: 

 

SELETIVA (TRIALS)

 

Nos rounds classificatórios são 6 min. Se necessário + 3 min prorrogação.

Nos primeiros 3 minutos não há pontos, outros 3 minutos do tempo normal há pontos.

Pontos positivos e negativos são válidos somente na segunda metade do tempo normal de luta e no prorrogação.

 

Nas finais são 8 min. | se necessário + 4 min de prorrogação.

Nos primeiros 4 minutos não há pontos.

Outros 4 minutos do tempo normal (metade da luta), passam a ter pontos.

Aqui tem uma diferença. Os pontos negativos na final, se iniciam no começo da luta, mesmo quando não há pontos positivos.

 

EVENTO PRINCIPAL MUNDIAL DO ADCC

 

Nos rounds classificatórios serão 10 min. Se necessário + 5 min de prorrogação

Nos primeiros 5 minutos não há pontos. Outros 5 minutos e na prorrogação há pontos, tanto positivos quanto negativos.

 

nas finais, na final do absoluto, e na superluta o tempo é de 20 min. Se necessário pode haver mais duas prorrogações de 10 min cada uma. Ou seja, os caras podem lutar 40 minutos.

Primeiros 10 minutos não há pontos positivos (há pontos negativos). Outros 10 minutos do tempo normal (metade da luta) há pontos positivos e negativos. Ou seja, os pontos negativos se iniciam no começo da luta, mesmo quando não há pontos positivos.

 

TÉCNICAS PERMITIDAS

 

  • Qualquer tipo de estrangulamento (exceto usar as mãos para apertar e fechar a traqueia).
  • Qualquer tipo de chave de braço, de ombro (omoplata, kimura, americana etc.) E de pulso (mão-de-vaca etc.).
  • Qualquer tipo de chave de perna, calcanhar ou de tornozelo.
  • Puxar o pescoço na guarda fechada. Quem está dentro da guarda fechada, puxa pra baixo o pescoço do oponente que está fazendo guarda. Direcionando o queixo ao peito.

 

 

TÉCNICAS ILEGAIS NÃO PERMITIDAS

 

Bate-estaca só é permitido se você estiver dentro de uma finalização encaixada. Se o seu oponente soltar a finalização quando você estiver indo aplicar um bate-estaca, você deve soltar abandonar o bate-estaca, visto que o golpe não está mais encaixado.

  • Não é permitido chaves de cervical que travem ambos os ombros e coloque pressão para baixo no pescoço;
  • Não é permitido arremessar o oponente de ponta cabeça enquanto estiver aplicando uma queda;
  • Não são permitidos golpes traumáticos (socos, chutes, joelhadas, cotoveladas etc.);
  • Não é permitido dedo nos olhos ou dentro da boca;
  • Não é permitido agarrar as orelhas;
  • Não é permitido puxar os cabelos;
  • Não é permitido segurar menos que 4 dedos da mão ou 5 dedos do pé;
  • Não é permitido usar o dedo polegar para pressionar os olhos, face, boca, ou para manipular a vestimenta do adversário;
  • não são permitidos arranhões ou beliscões;
  • Não é permitido morder;
  • Não é permitido apertar ou pôr pressão na região da virilha;
  • Não é permitido colocar as mãos, cotovelos ou joelhos no rosto do oponente;
  • Não é permitido aplicar guilhotina torcendo o queixo;
  • Não é permitido agarrar a camiseta, camisa de compressão ou bermuda.

 

PONTUAÇÃO DO ADCC  – PONTOS POSITIVOS

 

A passagem de guarda vale 3 pontos, assim como no jiu jitsu. E para poder ganhar os pontos, os juízes olharão pelo controle. Como regra geral, 75% das costas de quem estiver por baixo defendendo a passagem deve estar tocando o chão. Assim, contabilizam-se os pontos.

O joelho na barriga vale 2 pontos, também igual o jiu jitsu. Porém a diferença é que no ADCC tanto o joelho de fora, como o de dentro, no caso de quem estiver colocando o joelho na barriga, pode marcar os pontos. O joelho tem de estar no centro da barriga, não nos lados ou no peito. O oponente não pode estar de lado. Se você pontuar com joelho na barriga e tirar o joelho da barriga por 3 segundos, e aplicar novamente, você pontuará de novo. A posição da outra perna é irrelevante. Você também pode estar controlando a cabeça e o braço do seu oponente.

 

A montada ou a montada invertida, aqui tem bastante diferença do jiu jitsu. No ADCC ela vale 2 pontos. Ambos os joelhos devem estar tocando o chão. Se o atleta que estiver embaixo, sofrendo a montada, esgrimar as pernas enquanto o atleta de cima estiver montado, ainda há pontuação. As costas de quem embaixo deve estar no chão. Ambos os joelhos devem estar abaixo da linha dos ombros. Montada de costas sem os ganchos não pontua.

 

Quando houver passagem de guarda diretamente para o joelho na barriga ou montada, só haverá pontos para a passagem de guarda. Os pontos do joelho na barriga e da montada não serão contabilizados.

  

A pegada de costas com ganchos, aqui também tem bastante diferença com o jiu jitsu. A pegada de costas no ADCC vale 3 pontos. Tanto o uso dos ganchos quanto fechar o triângulo nas costas contabilizam pontos. Se atleta que estiver controlando as costas tirar um dos ganchos e ou soltar o triângulo por 3 segundos e colocar o gancho ou fechar o triângulo novamente por 3 segundos, ele pontuará novamente.

 

Nas quedas a gente tem que dividir em duas situações, a primeira delas, é quando eu quedo meu adversário e caio na guarda ou na meia guarda, esse tipo de queda, vale 2 pontos.

 

Ambos os quadris/glúteos de quem tomar a queda devem estar tocando o chão por 3 segundos. Se o atleta que estiver tomando a queda encaixar uma finalização enquanto a queda é aplicada, os pontos só serão válidos quando quem estiver quedando escapar da finalização e estabilizar o adversário no chão por 3 segundos.

 

O outro tipo de queda é aquele onde eu quedo o meu adversário e cai de guarda passada, ou nos 100 kg, que é chamada de queda limpa, esse tipo de queda no ADCC vale 4 pontos. O atleta que estiver aplicando a queda não pode estar sob ataque de alguma finalização e 75% das costas do oponente devem estar tocando o chão. O atleta que aplicar a queda deve estabilizar a posição por no mínimo 3 segundos

 

A raspagem e aqui meus amigos, tem uma diferença bem grande com o jiu jitsu. Se você raspa e cai na guarda, ou na meia guarda vale 2 pontos. É considerado raspagem quando dois atletas estão de frente um para o outro, e há uma inversão de quem está por baixo para ficar por cima e estabilizar a posição por 3 segundos, no mínimo. Quem aplicar a raspagem não pode estar sob risco de alguma finalização encaixada.

 

Aqui temos a figura da raspagem limpa (caindo com a guarda passada ou 100 kilos), esta meus amigos, valem 4 pontos.

 

E outra diferença grande com o jiu jitsu, é que a reversão, é considerada raspagem.ou seja,  se um dos atletas estiver por baixo, com a guarda passada ou com o oponente montado, e reverter a posição, saindo debaixo e acabando por cima, há pontos. Ou seja, se você sair da montada, ou sair do 100 kilos, e reverter a posição, há pontos. -se você reverter e cair na guarda contabilizarão 2 pontos, e se você reverter e cair no 100 kilos, contabilizarão 4 pontos.

 

PONTUAÇÃO DO ADCC – PONTOS NEGATIVOS – AS PUNIÇÕES E FALTAS

 

Quando um dos atletas puxar para a guarda ou estiver de pé e sentar-se por qualquer razão, e se manter no chão por 3 segundos ou mais, ele será punido com um ponto negativo (-1). Ou seja, no ADCC não pode puxar pra guarda.

 

Quando um dos atletas se separar e evitar contato, andando para trás ou não procurar engajar na luta, ele será punido com um ponto negativo.

 

Um lutador com falta de combatividade será advertido pelo arbitro duas vezes e em seguida será punido com um ponto negativo. Depois da primeira punição, não haverá mais advertências, e os pontos negativos serão dados imediatamente, caso o atleta não tiver combatividade.

 

Se um dos lutadores estiver sendo muito inativo e sem combatividade durante a primeira metade da luta quando não há pontos, o árbitro irá dar advertências, por falta de combate e irá puni-lo com um ponto negativo (-1) quando a segunda metade da luta se iniciar.

 

Quando houver os pontos negativos, o árbitro irá pausar a para informar o atleta e o seu treinador da punição.

 

Se dois atletas e colegas de equipe fizeram uma luta armada, ambos serão desclassificados do torneio.

 

OUTRAS REGRAS E RECOMENDAÇÕES

Se um dos atletas iniciar uma finalização estando por cima,  e a posição acaber se invertendo e ele cair por baixo, o atleta que estava embaixo não irá receber os pontos, visto que quem estava por cima iniciou o ataque.

 

Se um dos atletas iniciar uma queda, e ficar na posição de quatro apoios ao tentar fortemente finalizar a queda por mais de 3 segundos e então puxar para a guarda, o atleta não será punido com um ponto negativo.

 

Neste ponto aqui, tem uma recomendação muito interessante do ADCC:

Se durante a luta, durante aquele embolo, você sair da área de luta em meio ao combate, NÃO PARE. Apenas o árbitro pode parar a luta e ele irá retornar a luta no centro do tatame. Ou seja, tão saindo na porrada, saíram da área de luta, estão na outra área de luta, se o arbitro não falou nada… Continua a pancadaria… Só para se o arbitro mandar

 

É importante lembrar que o ADCC não é jiu jitsu, tem lutadores de várias modalidades, e a regra foi feita visando não privilegiar ninguém e nenhuma modalidade.

VIDEO SOBRE A REGRA DO ADCC

Neste vídeo é explicada toda a regra do ADCC de maneira facil e descomplicada. 

 

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7OiRESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...