sexta-feira, abril 26, 2024

Sobre

História do Jiu Jitsu

Regras do Jiu Jitsu

Parcerios

Contato

Domine o Jiu Jitsu

spot_img

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JIU JITSU X JUDO?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JIU JITSU E JUDÔ?

Se você ta começando agora no mundo nas artes marciais, e está querendo saber qual é a diferença, ou melhor quais são as diferenças entre Jiu Jitsu e Judô, leia até o final que eu te explico!

 

VIDEO COM AS DIFERENÇAS ENTRE JIU JITSU E JUDÔ

 

Este é o vídeo em que explicamos qual a diferença entre o Jiu Jitsu e o Judô:

 

E ai guerreiros tudo certo? Eu sou o Jaime do Muito Mais Ação Jiu Jitsu e esta é uma pergunta que muita gente que está começando nas artes marciais acaba se fazendo, qual é a diferença entre isso e aquilo, qual a diferença entre esse e aquele outros, e esse vídeo aqui vai te esclarecer qual a diferença entre Jiu Jitsu e Judô, duas artes marciais muito praticadas em todo o mundo. Porém, quem está começando, acaba tendo bastante duvidas.

 

POR QUE AS PESSOAS CONFUNDEM JIU JITSU E JUDÔ?

Para uma pessoa leiga, confundir Jiu Jitsu com Judô é aceitável, afinal, ambos são esportes de combate, ambos em teoria não tem soco nem chute, o kimono que é a roupa utilizada para a pratica dessas duas artes marciais é muito parecido um com o outro, e até o nome de ambos remete a uma pegada oriental. E estas semelhanças se dão basicamente, por que realmente o Judô e o Jiu Jitsu, são intimamente ligados, são artes irmãs.

Para que eu possa explicar a diferença entre Jiu Jitsu e Judô, eu vou separar em três grandes grupos, e vou explicar cada um deles, então é muito importante que você fique até o final, desse vídeo, pra não perder nada.

 

DIFERENÇA NA ORIGEM

O primeiro grande grupo, que explica a diferença entre Jiu Jitsu e Judô, é a origem e a história de cada arte marcial. O intuito desse vídeo, não é fazer um resgate histórico sobre a origem do Judô e do Jiu Jitsu, afinal eu não sou historiador, ok? E não tenho nem pretensão disso.

Então eu vou falar de maneira breve a história para que todo mundo entenda. O Judô e o Jiu Jitsu, nasceram da mesma arte marcial, o JU JUTSU é uma arte marcial muito antiga. Jigoro Kano, que todo mundo conhece por ser o pai do Judô, treinava e dava aula de Ju Jutsu, e um dos seus alunos, chamado Mitsuo Maeda, que também é conhecido como Conde Koma, veio para o Brasil e ensinou Ju Jutsu para os brasileiros, entre eles a Família Gracie, ele não ensinou apenas para a Família Gracie, como muita gente acredita, isso é importante se dizer.

Que aconteceu é que a família Gracie nas figuras de Carlos Gracie e Hélio Gracie, desenvolveram e aprimoraram o Ju Jutsu que aprenderam e por este motivo hoje temos o chamado Jiu Jitsu Brasileiro.

Então quando a gente fala de origem, embora as duas artes tenham vindo do mesmo lugar, o Judô foi desenvolvido pelo Jigoro Kano lá no Japão, e o Jiu Jitsu como a gente conhece hoje, o Jiu Jitsu Brasileiro, obviamente foi desenvolvido no Brasil, principalmente pela família Gracie.

É claro que essa história tem muitos outros detalhes, mas isso fica para outro vídeo ok?

DIFERENÇA NAS VESTIMENTAS E NOS COSTUMES (KIMONOS, FAIXAS GRADUAÇÃO, RESPEITO ETC..)

Um outro grande grupo de diferenças entre o Jiu Jitsu e o Judô, eu vou chamar de Vestimenta e Costumes.

A principo quando uma pessoa leiga olha um kimono, ela não consegue diferenciar um kimono de Jiu Jitsu para um kimono de Judô, mas tem diferenças sim, e diferenças importantes.

Vou colocar aqui na tela duas imagens uma de um lado um lutador de Jiu Jitsu e do outro lado um lutador de Judô.

Embora a vestimenta seja composta praticamente pelos mesmos itens, parte de cima, calça e faixa, como o material para a fabricação é o mesmo, a diferença entre os dois, fica mais na modelagem, no corte de cada kimono.

Olhem só a manga, no caso do kimono de Judô, ela é bem mais larga mais folgada, e no caso do Jiu jitsu, a manga é mais ajustada, tem menos pano para fazer pegada.

E o mesmo, vale para a calça, no caso do Judô, a calça é um pouco mais larga também, e a do Jiu Jitsu, quando comparada com a do Judô, é mais justa.

Quando falamos das faixas, o material como eu disse é basicamente o mesmo, porém a faixas de graduação não são. No judô a graduação para adultos começa na:

Judô: branca, Azul, Amarela, Laranja, Verde, Roxa, Marrom, Preta, Coral, Vermelha

Jiu Jitsu: Branca, Azul, Roxa, Marrom, Preta, Coral branca e vermelha, Coral, branca e preta, Vermelha

E no Jiu Jitsu, temos a figura dos graus, e tal, se você quiser saber mais como funciona a graduação no Jiu Jitsu, eu tenho um vídeo exclusivo sobre isso, e está aqui no CARD aqui em cima, recomendo muito você assistir.

E é claro, um fator extremamente importante nesse quesito aqui.. é a questão de costumes.

Lembra que comentei que o judô e o Jiu Jitsu são artes irmãs?

Então imagine que o judô é aquela irmã, mais certinha, sempre arrumadinha, cabelinho penteado, maquiagenzinha discreta, respeita todo mundo, quando ta sentada no ônibus levanta para dar lugar para o senhorzinho de idade, e sempre tira 10 no colégio, sabe aquela tipo de amigo, que os seus pais sempre queriam que você tivesse? então esse é o judô

E o Jiu Jitsu é aquela irmã, mais despojada, não ta se importando muito com a aparência ou com o que os outros vão falar dela, mas que faz amizade fácil, desde a pessoa com pouca grana até o cara que tem muita grana, trata todo mundo exatamente igual. Jiu Jitsu é aquela arte que quem não conhece não gosta, mas quem conhece é apaixonado. Resumindo, Jiu Jitsu é aquela amizade que seus pais disseram para você não ter, por que eles não conheciam, mas que você conheceu e agora não vive sem!

O judô, é uma arte de muita disciplina, e vai desde a forma que você entra no tatame, a forma com que você cumprimenta os parceiros de treino, a sua postura dentro da aula. Tudo é rigososo, e segue uma rígida norma de conduta digamos assim. E isso obviamente se deve ao fato do judô ter sido desenvolvido, prioritariamente no Japão, que é um pais que tem uma cultura bem mais rígido, e é um povo bem mais disciplinado.

Em contra partida, o Jiu Jitsu Brasileiro, é digamos assim é mais flexível, tem as suas particularidades, tem o seu código de conduta também, mas muitas academias preferem deixar a coisa bem mais solta, principalmente quando a gente compara com o judô.

Um exemplo disso são os kimonos, no judô só são permitidas duas cores BRANCO E AZUL, nem para treinar a galera usa outra cor.

No Jiu Jitsu no entrando em competições, são permitidas, as cores BRANCO, AZUL E PRETO, e pra treinar tem academia que não se importa, tem gente com kimono de tudo quanto é tipo, rosa, camuflado, vermelho, do Goku, da hellokit, enfim, tem muita coisa com para um gosto digamos assim, peculiar.Se você chegou até aqui, antes da gente entrar no ultimo tema, a gente precisa conversar sério sobre um assunto.

Se você tivesse um local que tivesse todo tipo de informação sobre Jiu Jitsu, dicas, entretenimento, e que te ajudasse sempre com temas relevantes e atuais, você iria curtir né? E seu dissese que esse lugar existe, e melhor ainda que é tudo de graça! Não tem como perder né? Esse local é omuito mais ação JiuJitsu, esse canal aqui que você está vendo aqui no youtube, dois vídeos novos por semana, sempre com conteúdo diferenciado, e de extrema qualidade. E a única coisa que você tem que fazer pra não perder mais nada, é seinscrever no canal, não vacila, clica no botãozinho vermelho aqui embaixo e ativa o sininho pra não perder mais nenhum vídeo, fechado?

DIFERENÇA NOS GOLPES E TECNICAS

O ultimo grande grupo, são os Golpes as Técnicas de cada uma, que particularmente na minha opinião é o que mais difere um do outro.

O judô é uma arte que privilegia muito mais as quedas, as projeções, a luta em pé do que o Jiu Jitsu, e o Jiu Jitsu, é uma arte que privilegia muito mais a parte de luta no solo do que no judô.

– Ah, Jaime então que dizer que no judô não tem chão não tem luta de solo? É isso? É essa a diferença?, Pois então meu amigo… não não é essa a diferença..

No judô tem sim luta de solo, no judô tem digamos assim, uma disciplina chamada Newaza, que trata-se basicamente sobre a luta de solo no judô.

– Ah, Jaime então saquei, a diferença não é então que o judô não tem chão, a verdade é que o Jiu Jitsu não tem quedas, é isso então?

Pois é.. também não é isso…o Jiu Jitsu também tem quedas.

A diferença em grosso modo, está na quantidade de tempo que cada praticamente passa, treinando um aspecto da luta. Essa informação não está em nenhum lugar, mas acredito que se a gente fosse fazer um paralelo, o praticante de Jiu Jitsu deve passar em torno de 90% do seu treinamento treinando solo, enquanto o praticamente de judô passa 90% do seu treinamento treinando a luta em pé.

Com isso, obviamente, é natural que o Judô tenha desenvolvido muito mais técnicas de luta em pé do que o Jiu Jitsu, e é natural que o Jiu jitsu tenha desenvolvido muito mais técnicas de luta de solo que o Judô.

Se você está na duvida, de qual arte praticar, se é Jiu jitsu ou se é judô, fique tranquilo, escolhendo uma boa academia, você estará muito bem servido. Mas, se eu puder influenciar um pouco na sua decisão, apesar de gostar muito de judô, eu vou te sugerir treinar Jiu Jitsu, assim dessa forma, eu aqui no Muito Mais Ação Jiu Jitsu vou poder de ajudar ainda mais.

Beleza? Um forte abraço, muito mais ação Jiu jitsu, muito mais Jiu jitsu pra você OSSS!

AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossaloja virtual Harai, para conhecer nossas iradascamisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!
 

Links úteis para você melhorar o seu Jiu Jitsu

CAMISETAS DE JIU JITSU: https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:

HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossas Redes Sociais

110,000FansLike
119,000FollowersFollow
37,000FollowersFollow
3,701FollowersFollow
327,000SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Mais Lidos

O ARMLOCK MAIS SINISTRO QUE VOCÊ VAI VER HOJE!

aí, guerreiros, tudo certo? Aqui é o Jaime, do canal Muito Mais Ação Jiu Jitsu. Hoje, eu quero compartilhar com vocês uma técnica que...

Como Saber se Você é Bom no Jiu Jitsu

IntroduçãoOlá, guerreiros! Eu sou Jaime, do canal "Muito Mais Ação Jiu Jitsu", e hoje vamos mergulhar em um tema que intriga muitos praticantes de...

10 Dicas Avançadas para Transformar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um entusiasta do Jiu-Jitsu, sabe que a jornada para a excelência é longa e cheia de desafios. Mas o que separa...

8 Estratégias Essenciais para Elevar Seu Jiu-Jitsu

IntroduçãoSe você é um praticante de Jiu-Jitsu e está em busca de estratégias essenciais para aprimorar seu treinamento e se tornar um expert na...

Equipamentos e Vestuários no Jiu Jitsu: O Que Você Precisa Saber

IntroduçãoSe você está começando sua jornada no Jiu Jitsu ou já é um praticante experiente, sabe que os equipamentos certos pode fazer toda a...