Video Of Day

NOVIDADES-MOLETOM-DE-JIU-JITSU

Breaking News

Lesões no Joelho - Jiu Jitsu

lesão-joelho-jiu-jitsu


Antes de mais nada, se você está lesionado, procure um médico, não fique procurando soluções caseiras, ou algum tipo de ajudar sem saber exatamente o que você tem!. Só um médico pode diagnosticar e te indicar o melhor tratamento decorrente da lesão que você apresenta. Disto isto, podemos começar o post! =)


Vamos falar basicamente das lesões mais comum dos praticante de Jiu Jitsu que são as lesões no Joelho. 

Ebook - A Origem do Jiu Jitsu




Estive lendo um artigo publicado na revista Revista Brasileira de Medicina do Esporte, onde constata que 97,5% dos praticantes de Jiu Jitsu, apresentam algum tipo de lesão. Este estudo inspirou esta postagem e você pode acessar ele completo aqui


Lesões nos Joelhos no Jiu Jitsu




No artigo citado acima, observou-se que a maior incidência de lesões nos praticantes de Jiu Jitsu são lesões ligadas ao Joelho em torno de 16,5%. Quem tem acima de 25 anos, quando falamos em lesão de Joelho, logo lembra da cena do Ronaldo Fenômeno quando jogava pela Internazionale de Milão em 2000, pra quem não lembra ou não viu assista a cena:



























Graças a Deus, este tipo de lesão (Rompimento total do tendão patelar) não é comum no Jiu Jitsu, aparecendo mais frequentemente em jogadores de Futebol.
Já uma das lesões de Joelho mais comuns no Jiu Jitsu é a lesão do menisco. Os meniscos nada mais são que cartilagens situadas no meio do joelho, que tem a função de amortecer os impactos. Cada joelho possui dois meniscos, um chamado de medial (e outro chamado de lateral.  Se não tivéssemos os meniscos, os impactos atingiriam diretamente a cartilagem dos ossos, levando a um desgaste do osso, provocando diversos outros problemas.
Outro tipo muito comum de lesão de Joelho em lutadores de Jiu Jitsu, são as lesões ligamentares, ou lesões de ligamento. Em função da constante pressão, da necessidade de fazermos movimentos que exigem alta elasticidade, ou até mesmo de golpes aplicados (leg lock por exemplo), as lesões de ligamento, podem aparecer e complicar a sua rotina de treinos.
A aproximadamente 4 meses atrás, estávamos fazendo um treino específico da guarda 50 x 50, quando eu fui levantar para tentar uma passagem em pé, meu companheiro de treino forçou meu joelho para baixo com o intuito de não deixar eu subir, foi quando meu joelho fez um som parecido com "POC". Na hora paramos o treino, coloquei gelo, e fui na manhã seguinte no médico. Resultado: Rompimento parcial do ligamento Colateral Lateral. Dois meses sem treino e 40 sessões de fisioterapia depois, voltei aos treinos beeeeemmm de leve, e agora estou começando a voltar o ritmo normal de treinos. Ainda bem, que não foi necessário fazer cirurgia, pois seria muito mais tempo sem treino, fora toda a incomodação de faltar ao trabalho e tal.

A lesão que eu tive foi uma lesão considerada leve, pois com repouso e fisioterapia foi possível trata-la e hoje não sinto mais nada. Mas, em compensação as lesões de ligamento não costumam ser muito leves, geralmente lesões de ligamento cruzado (anterior e posterior), são casos de cirurgia, mas como informado no inicio do post, apenas um médico especialista pode fazer o diagnostico.

Como evitar as lesões de Joelho no Jiu Jitsu


Existem dois pontos que devem ser levados em consideração quando se trata de evitar lesões. 
Primeiro, é o aquecimento antes de fazer qualquer atividade física, você deve estar aquecido, fazer movimentos parecidos com o que você vai fazer na luta, mas sem a pressão do adversário. 
Segundo, é a carga de treino. O cada um tem seu limite, e o corpo nos da sinais de que estamos chegando perto dele. Por tanto, para evitar lesões, aprenda a entender o seu limite, e não force seu corpo treinando além dele.

Como tratar uma lesão no Joelho


Se você estiver treinando e suspeitar que lesionou o Joelho, pare imediatamente de treinar, evite movimentos que forcem a lesão, e coloque gelo no local. O Gelo ajudará a evitar o inchaço e aliviará a dor. Logo em seguida procure orientação médica.

Conclusão


Com lesão não se brinca!, se você leva seu treino de Jiu Jitsu a sério, e não quer ser prejudicado correndo o o risco de ficar um bom tempo sem treinar, previna-se aquecendo bem, fazendo alongamentos, e acima de tudo respeito os limites do seu corpo!

Outras postagens imperdíveis!





E ai, curtiu esta postagem?


Se você você gostou desta matéria, temos certeza que você também vai gostar do nosso canal no Youtube. Postamos vídeos semanais exclusivamente sobre Jiu Jitsu.

Canal obrigatório para amantes da arte suave! Clique no banner abaixo!



Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!




Gostou desta matéria?


Se você gostou desta matéria, com certeza vai gostar do nosso site! matérias, exclusivas, golpes, posições, vídeo aulas, tudo que você precisa saber sobre Jiu Jitsu, irá encontrar aqui no www.muitomaisacaojiujitsu.com.br

Confira nossas áreas exclusivas:


Jiu Jitsu - Artigos Vídeos Curiosidades

Dicas e Conselhos

Finalizações Guarda Aberta / Guarda Fechada / Meia Guarda / Costas / Montada / 100 quilos

Passagens de Guarda

Raspagens

Defesas

Quedas


Curta nossa FanPage e Se inscreva no nosso canal no Youtube

Aproveita e Curte nossa FANPAGE NO FACEBOOK e assine o nosso CANAL NO YOUTUBE


3 comentários:

  1. Na última sexta-feira, no róla levei um tiro de guarda e fiquei em pé flexionado, o oponete veio tentando ir para as costas mas o joelhp direito não aguentou. Fez o mesmo barulho (póck) tive impressão de ter saído do lugar e voltado. Estou super triste por ficar sem treinar... Espero que não tenha atingido ligamentos, estou andando mancando mas não ficou vermelho nem inchado, de qualquer forma, farei uma ultrassom para tirar qualquer dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Tive a mesma experiência que a citada no post, estava brigando na 50 e quando fui levantar meu colega de treino forçou. Póc. Que dor... fui ao médico mas não tinha rompido nada. Mesmo assim, fiquei uns 2 meses parado. 6 meses depois, estava Eu na 50 de novo, bem de leve, e o maldito estourou de novo. Já fazem 2 semanas que não consigo treinar.

    ResponderExcluir