A história da Kimura no Jiu Jitsu
O que é Kimura no Jiu Jitsu
E ai Guerreiros,
Kimura para quem não sabe trata-se de uma chave de braço, onde eu utilize meus dois braços para atacar um dos braços do adversário, girando ele para trás, forçando a articulação do ombro.
É um golpe que pega, muito, pode ser aplicado de diversas posições, e um dos golpes que mais lesionam, pois o cara que está sendo atacado, as vezes tem a falsa impressão de que pode aguentar, e quando menos se espera ele arrebenta com as articulações, chegando muitas vezes a fraturar ossos. O e o nosso grande Rodrigo Minotauro sabe bem do que eu estou falando.
E esse golpe, não tinha o nome de Kimura, o nome dessa chave de braço, que tem a sua origem no Judo, é UDE GARAMI onde UDE significa BRAÇO, e GARAMI significa RESTRINGIR.
UDE GARAMI PARA KIMURA
A para entender como o UDE GARAMI se tornou a nossa famosa KIMURA, a gente tem que voltar um pouco no passado, mas precisamente para o dia 23 de outubro de 1951 uma terça feira, mais de 65 anos atrás.
Exatamente neste dia, acreditem no gramado do Maracanã, aconteceu a histórica luta entre Hélio Gracie grande mestre do Jiu Jitsu Brasileiro, contra o então campeão mundial de Judô o japonês Masahiro Kimura. Já fez a associação..kimura..
Eu não vou contar aqui o motivo da luta e tal, isso é assunto para outro vídeo.
Enquanto o japonês era o campeão mundial de Judo, e naquele momento ele era considerado por muita gente o melhor judoca de todos os tempos, Hélio Gracie, mostrava que também era bom de luta e com o seu cartel afinal o seu cartel estava invicto.
O japonês era realmente muito bom, vencia todo mundo de maneira rápida, e sem dar nenhuma chance aos adversários, e quando foi confirmada a luta com o Hélio, o Japonês estava tão confiante na vitória, que falou o seguinte:
"Se a luta demorar mais de 3 minutos, Helio Gracie pode se considerar campeão"
Mais de 40 mil pessoas, foram assistir a luta (imagina só, mobilizar em plena terça feira, 40 mil pessoas para assistir uma luta de jiu jitsu, é por que o negocio era brabo.
Quando a luta começou Kimura não quis saber, partiu pra cima, aplicou um quedão um lindo osoto gari. Que era a sua técnica favorita.
Depois disso a luta se desenrolou no solo, por um total de 13 minutos, até que Kimura, lutando por cima, pegou o braço do Helio e aplicou a finalização Ude Garami, forçando a articulação do braço de Helio Gracie. Percebendo que o irmão não iria bater, e correndo o risco do braço ser quebrado, Carlos Gracie, o irmão mais velho de Helio, jogou a toalha, e encerrando assim o combate.
E deste momento então, toda vez que o ude garami era ensinado nas escolas de jiu jitsu, fazia-se a referência da luta entre Helio e Kimura
Obrigado isso me ajudou com meu trabalho que meu sensei me passou.Oss
ResponderExcluirIsso mi ajudou muito
ResponderExcluirEu assisti a luta do Kimura com o Valdemar Santana, creio que aì por volta de 1958, e fiquei impressionado com a facilidade com que o Kimura ¨manipulava¨ o Valdemar;em suma ele era realmente um As
ResponderExcluir