Camisetas de Jiu Jitsu

CAMISETAS-DE-JIU-JITSU-HARAI

Breaking News

O que é o principio de alavanca no jiu-jitsu

O que é o principio de alavanca no jiu-jitsu?

Não ser raspado no jiu jitsu

Esse artigo foi retirado do Blog Sardinha Jiu-Jitsu e resolvemos publicar pra vocês, devido a riqueza da explicação do sistema de alavanca, se você entender o principio de alavanca, certamente tornará o seu jiu-jitsu muito mais poderoso.
Já virou um jargão do jiu-jitsu: “a luta onde o fraco pode vencer o mais forte”. Devido ao seu uso excessivo pode-se pensar que de fato é apenas uma frase de marketing, como várias artes marcias também tem. No entanto, trata-se de algo real e fundamental no jiu-jitsu. Mas como isso é possível?
O grande segredo por trás dessa façanha é o famoso “Princípio da Alavanca”. O mesmo fora descoberto pelo físico, matemático e inventor grego Arquimedes. Inclusive é dele a célebre frase: “Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”.
Ebook - A Origem do Jiu Jitsu


A artimanha empregada inicialmente pela família Gracie, especialmente por Hélio Gracie, foi utilizar esse princípio fundamental nas artes-marciais, revolucionando o jiu-jitsu, a um ponto dele ser conhecido como Jiu-Jitsu Gracie ou Jiu-Jitsu Brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu).
Intuitivamente usamos o “Princípio da Alavanca” em diversas situações. Por exemplo, já reparou como é difícil fechar uma porta empurrando ela bem perto da tramela? Como é difícil levantar uma mesa segurando ela pela margem? Ou como é difícil segurar um objeto com o braço esticado e como fica fácil quando o braço está encolhido? Um exemplo prático e carregar grandes pesos utilizando um carrinho de mão.
Isso se deve a conservação de energia. A energia gasta em um trabalho é produto da força usada vezes o espaço percorrido. Assim se usarmos uma pequena força, mas percorremos uma distância grande, estaremos gastando a mesma quantidade de energia de que se tivéssemos feito muita força e percorrêssemos uma pequena distância. Observe a figura abaixo:

A balança está em equilíbrio apesar da grande diferença de peso. Isso porque apesar de 5kg ser muito menor do que 100kg, ele está muito distante do ponto de apoio, o que torna o trabalho para locomovê-lo igual ao de locomover os 100kg, mantendo o sistema estático.
Pode-se dizer que força aplicada em uma alavanca é proporcional a distância do seu ponto de apoio. Assim se fizermos uma força em ponto, e depois em outro com uma distância duas vezes maior, estaremos duplicando nossa força real, apesar de estarmos utilizando a mesma força física. Uma maneira matematicamente correta, porém talvez menos compreensível é atraves da fórmula:
F1 x D1 = F2 x D2

Assim caso se consiga criar alavancas com o corpo do adversário, será possível aplicar-lhe uma grande força real, apesar de uma aparente pequena força aplicada. Por isso o lutador de jiu-jitsu luta sempre colado, não dando espaço para o adversário usar a sua força. Mas no momento certo se distancia, aplicando um golpe. Vejamos o caso do arm lock.

Observe o belo arm lock aplicado por Royce Gracie em uma de suas lendárias lutas no UFC. Neste caso o ponto de apoio é o cotovelo do oponente. Para  se defender, ele usará basicamente a musculatura do bíceps e antebraço, que por sua vez se encontram próximas ao ponto de apoio (no caso o cotovelo). Royce por sua vez, coloca seu quadril sobre o cotovelo e aplica sua força em dois pontos distantes deste ponto de apoio: o ombro e o punho do adversário. Isso cria uma força enorme, que se torna impossível de se contrabalancear, forçando o adversário a desistir para não sofrer uma lesão na articulação.
 Neste caso específico, além da alavanca o que ajuda o lutador de jiu-jitsu é o uso de uma grande gama muscular no golpe. A musculatura da coxa, lombar, abdominal e dorsal são utilizadas contra basicamente a musculatura do bíceps do oponente. É finalização certa.
Este é só um exemplo dos vários golpes, imobilizações, raspagens e finalizações que empregam este princípio no jiu-jitsu, veja na foto abaixo o que acontece quando não se conhece o “Princípio da Alavanca” ou não a aplica corretamente. 


AS MELHORES CAMISETAS DE JIU JITSU

Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual Harai, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!

LINKS ÚTEIS PARA VOCÊ MELHORAR O SEU JIU JITSU


CAMISETAS DE JIU JITSU:
 https://www.harai.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

MELHOR CANAL DO YOUTUBE SOBRE JIU JITSU: https://bityli.com/ZciKd

KIMONOS: https://www.stormstrong.com.br (Desconto MUITOMAISACAOJJ)

BAIXE NOSSO EBOOK A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil: https://bit.ly/2PjQysq

APRENDA DEFINITIVAMENTE A VIVER DO YOUTUBE: https://hotm.art/8LFdO9

SONHA EM VIVER DE JIU JITSU FORA DO PAÍS, CURSO PARA APRENDER INGLÊS: https://hotm.art/H19gnbo


LIVROS DE JIU JITSU QUE EU RECOMENDO:

GRACIE Jiu Jitsu (Hélio Gracie): https://amzn.to/3nqx7Oi

RESPIRE – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie): https://amzn.to/3nqxoki

DIETA GRACIE – O Segredo dos campeões: https://amzn.to/30ZT6nH

CARLOS GRACIE – O Criador de uma Dinastia: https://amzn.to/3maPEyA

 

TREINE SUA PEGADA NO JIU JITSU:


HAND GRIP COM ESPUMA: https://amzn.to/30Qgcgk

HAND GRIP AJUSTAVEL: https://amzn.to/3bblBAK

KIT DE TREINAMENTO DE PEGADA: https://amzn.to/3EkMT4d

HARAI GRIPS (Melhor de todos): https://bityli.com/WwXQ1d



Nenhum comentário