Google+ O que significa Creonte no Jiu Jitsu? | MMA Jiu-Jitsu - Dicas, Técnicas, Golpes, Vídeos sobre Jiu Jitsu!

O que significa Creonte no Jiu Jitsu?



Assista ao nosso vídeo sobre o verdadeiro Significado da palavra Creonte




Se você treina Jiu Jitsu a algum tempo, já deve ter ouvido alguém ser chamado de "Creonte", mas afinal o que significa?

Mas afinal, o que significa Creonte?

A palavra Creonte, tem origem na Mitologia Grega. Creonte era o rei da cidade de Tebas, onde nasceu o semideus Héracles, filho de Zeus.

A expressão “Creonte” no Jiu Jitsu, nasceu em meados dos anos 80 no Rio de Janeiro, em plena época de expansão do Jiu Jitsu, e da abertura de novas academias que também ensinavam Jiu Jitsu.
Nesta época, estava em exibição pela Rede Globo de televisão a novela Mandala, que tinha em seu elenco um personagem com o nome de “Creonte Silveira”, interpretado por Gracindo Junior. O Creonte da novela, era um verdadeiro mal caráter, traidor, que não perdoava nem mesmo sua própria família.

Carlson Gracie, o primeiro a usar este termo no Jiu Jitsu

Foi então, que o saudoso Carlson Gracie, começou a chamar todos aqueles que trocavam de academia de “Creonte”, fazendo uma relação com o Creonte da novela, e sempre se referindo a traição.

Carlson Gracie, entendia que treinar era coisa séria, por tanto a fidelidade com o mestre e com os companheiros de treino era algo fundamental. A ideia que plantava com seus alunos era de que eles pertenciam a uma família, e deveriam defende-la com todas as forças.
Trocar de academia de Jiu Jitsu naquela época não era algo comum, e quem o fazia recebia a taxação de Creonte

Entendendo realmente o que é Creonte no Jiu Jitsu

Para entender melhor, Creonte no Jiu Jitsu, é aquele cara que treina em uma equipe, recebe todos os ensinamentos de seu mestre e companheiros de treino, se gradua, e quando está “casca-grossa”, deixa sua academia para treinar em outro lugar, sem um bom motivo aparente.

Nos dias atuais, apesar da relação entre aluno e academia não ser mais a mesma, valores como Gratidão e Respeito sempre devem existir entre aluno e mestre.

Conclusão

Por tanto, se você está pensando em trocar de academia, pense bem! Levante os prós e contras de cada lugar, e leve em consideração o que aprendeu com seu mestre e seus companheiros de treino, mas acima de tudo tenha um bom motivo para fazer isso, caso contrário você poderá ser o próximo a ser chamado de CREONTE.


Gostou desta matéria?

Se você gostou desta matéria, acesse nossa área exclusiva sobre Curiosidades, tenho certeza que você vai curtir.

FanPage e Youtube

Aproveita e Curte nossa Fanpage no Facebook e assine o nosso canal no Youtube


Ah, não esqueçe!


Não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja virtual, para conhecer nossas iradas camisetas de Jiu Jitsu. Tenho certeza que você vai curtir!





Compartilhe no Google Plus

Sobre o autor: Jaime C. da luz Jr

Jaime C. da luz Jr, é faixa preta de Jiu Jitsu, treina a mais de 10 anos, criou o site Muito Mais Ação Jiu Jitsu inicialmente para se divertir, mas percebeu que era excelente forma de estudar e evoluir o seu conhecimento da arte suave. Aproveite conheça nosso canal no youtube: www.youtube.com/muitomaisacaojiujitsu
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. bom dia a todos. esta materia que vcs publicaram foi d muinto valor, para mim e meus colegas de equipe. pois presizamos uma vez ou outra de ensinamentos positivos sobre o fundamento do jiu jitsu. OSS

    ResponderExcluir

Google+